TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estatistica Etpa 4

Exames: Atps Estatistica Etpa 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 7

Texto para ATPS

Para que usamos Estatística?

A Estatística serve para:

1) Resumir e Organizar Informações: frequentemente quando coletamos dados de uma população, obtemos uma gama muito grande de informações que precisam ser organizadas e resumidas. Neste resumo são colocados resultados que caracterizam uma população em relação a certa variável.

2) Representar Dados: após apuração e resumo, as informações devem ser transmitidas de modo simples e claro. Uma forma de representar os dados são os gráficos.

3) Conhecer como determinada variável apresenta-se distribuída na população: muitas vezes o pesquisador precisa saber se a população tem determinada característica, como por exemplo, se as pessoas que a compõem são desnutridas. A Estatística ajuda um gerente de CPD saber como o processamento está distribuído.

4) Testar Hipóteses: quando uma hipótese é levantada, ela precisa de comprovação, o que pode ser conseguido usando um recurso estatístico chamado "Teste de Hipótese".

5) Fazer Inferências: ao estudar uma população, em geral não se consegue dados dela toda, seja devido ao custo elevado, ao tempo despendido ou o tamanho da mesma. Assim a Estatística fornece meios para que, estudando apenas uma parte, se possa tirar conclusões do todo.

6) Tomar Decisão: muitas vezes para se tomar decisão sobre um determinado assunto, é necessário saber como tem sido o seu comportamento, como tem evoluído. Aí é onde entra a Estatística fornecendo subsídios para a tomada de decisão. Por exemplo: o político, candidato a um cargo eletivo muda o rumo de sua campanha conforme esta está surtindo efeito ou não; e quem vai dar esta informação é a Estatística.

7) Correlacionar variáveis. Usado para verificar o grau de associação entre variáveis e para fazer previsões baseadas em amostras (Regressão). Por exemplo: a ocorrência de osteoporose em mulheres após a menopausa tem correlação com o consumo de café. Outro exemplo: consumo de álcool versus fumo.

Fases Do Trabalho Estatístico

O trabalho estatístico consiste de 6 etapas:

1. Definição

2. Planejamento

3. Coleta de dados

4. Elaboração

5. Análise e interpretação dos dados

6. Relatório

1) Definição

i) Definir os objetivos: toda pesquisa deve ter um objetivo determinado para saber o que se vai procurar e o que se pretende alcançar. Deve partir de um objetivo limitado e claramente definido. A não definição de objetivos é como se construir um edifício sem a fundação. É comum a alguns estudantes, após um exaustivo e dispendioso trabalho de coleta de informações fazer uma pergunta típica: "o que eu faço com isto?" Isto é decorrente da falta de objetivo.

ii) Formular hipóteses: hipótese é uma proposição que se faz na tentativa de verificar a validade de resposta existente para um problema. É uma suposição que antecede a constatação dos fatos e tem como característica uma formulação provisória; deve ser testada para determinar sua validade. A clareza da definição dos termos da hipótese é condição de importância fundamental para o desenvolvimento da pesquisa.

iii) Definir a população: a pesquisa em foco deve ser delimitada, ainda que este limite seja extenso. Isto é feito em função de se saber para qual população os resultados serão válidos.

2) Planejamento

Formular um plano para coleta de dados: o próximo passo é fazer um planejamento de como os dados serão colhidos. É uma das fases mais importantes, pois se os dados coletados não forem confiáveis ou representativos, o pesquisador não ficará sabendo e o resultado será prejudicado.

O resultado final da pesquisa depende muito do planejamento no sentido de que vários cuidados devem ser tomados. Por exemplo: uma pesquisa que envolve conhecimento de particularidades das pessoas deve ser bem cuidadosa, pois os pesquisados poderão esconder ou mascarar tais dados.

Conforme mencionado anteriormente, nem sempre é possível coletar dados de toda população, assim a opção é se trabalhar com amostras. Para que o resultado da pesquisa seja válido para toda população é necessário que a amostra tomada seja representativa. Por exemplo: na impossibilidade de consultar todos os habitantes de um município sobre a atuação do prefeito, um pesquisador resolve, por conveniência, obter opiniões em apenas um bairro; pode acontecer que o bairro escolhido acabou de receber melhorias; daí o resultado da pesquisa não será representativo.

Para que estas situações não ocorram, é necessário que se use uma técnica de amostragem.

Existem várias técnicas, sendo que as mais comuns são:

i) Amostragem Aleatória Simples (AAS)

Nesta técnica, todos elementos da população têm igual probabilidade de serem selecionados para constituir a amostra. Por exemplo: para formarmos uma amostra de funcionários de uma empresa, pegamos uma listagem com o nome de todos, numeramos e em seguida sorteamos alguns usando papéis dobrados ou uma "tabela de números aleatórios".

ii) Amostragem Sistemática (AS)

Aqui os elementos da amostra são selecionados por um sistema preestabelecido. Por exemplo: uma clínica psicológica deseja saber o perfil de seus pacientes; possui um arquivo com 1400 prontuários numerados de 1 a 1400; decide-se por tomar uma amostra de 10 pacientes; daí divide-se 1400 por 10 encontrando-se 140; em seguida sorteia-se o primeiro prontuário. Se o sorteado for o número 15, a amostra será composta pelos prontuários 15, 15+140=155, 155+140=295 e assim por diante até completar os 10. Outro exemplo: selecionar um cliente que entra na loja e pular 10.

iii) Amostragem Estratificada (AE)

É usada quando a população apresenta-se dividida em estratos, ou seja, grupos distintos. Por exemplo: uma empresa de distribuição de energia elétrica tem seus clientes divididos em três estratos: o industrial, o comercial e o residencial. Para se fazer uma pesquisa por amostragem neste caso, tomamos uma AAS de cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com