TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estatitisca Etapa 1

Ensaios: Atps Estatitisca Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Nesta etapa da ATPS falaremos sobre dados estáticos de uma empresa referente à formação acadêmica dos colaboradores de sua área administrativa, mostraremos como a utilização desta ferramenta nos auxilia a compreender e organizar dados importantes. A estatística nos ajuda a chegar a dados de maior confiabilidade através de estudos e informações coletadas. Sem a estatística seria impossível efetuar índice de inflação, taxa de mortalidade, índice de desenvolvimento humano, proporção de eleitores, apresentar números mensais de desemprego, medir os níveis de audiência dos programas de televisão, dentre outras.

.

CONCEITO DE ESTATÍSTICA

A Estatística teve inicio por volta do século XVIII, seus fundamentos matemáticos foram postos no século XVII com o desenvolvimento da teoria das probabilidades por Pascal e Fermat, que surgiu com o estudo dos jogos de azar.

As primeiras aplicações do pensamento estatístico estavam voltadas para as necessidades de Estado, na formulação de políticas públicas, fornecendo dados demográficos e econômicos. A abrangência da estatística aumentou no começo do século XIX para incluir a acumulação e análise de dados de maneira geral.

Hoje, a estatística é altamente aplicada nas ciências naturais, e sociais, inclusive na administração pública e privada.

A Estatística pode ser uma ferramenta bastante utilizada como apoio para as grandes tomadas de decisão, pois seus estudos geram dados de grandes proporções obtendo-se maior aceitabilidade ou errabilidade de fatos. Porem para isso é necessário se entender o conceito e a diferença de Estatística Inferencial e Estatística Descritiva.

A Estatística descritiva (dedutiva) é a que descreve dados por meio de percentagens, taxas, proporções, gráficos e tabelas.

Descrever os dados pode ser comparado como, por exemplo, ao ato de tirar uma fotografia da realidade. Caso a câmera fotográfica utilizada não seja adequada, ou esteja sem foco, o resultado, no caso a foto, pode sair distorcido. Portanto, é necessário ter alguns cuidados para certos estudos estatísticos, é importante escolher métodos e técnicas corretos para resumir os dados.

A Estatística Inferencial (indutiva) utiliza de informações incompletas para tomar decisões e tirar conclusões satisfatórias. O alicerce das técnicas de estatística inferencial está no cálculo de probabilidades.

Contudo a Estatística tem como finalidade, desenvolver métodos e técnicas para coleta, organização, análise e interpretação de dados. O objetivo maior é resumir características em um conjunto de dados, fazendo uso de tabelas, gráficos e resumos numéricos.

NIVEL DE ESCOLARIDADE DO SETOR ADMINISTRATIVO DA EMPRESA FLABEG DO BRASIL

Foi realizada uma pesquisa para uma melhor compreensão referente à escolaridade dos funcionários da área administrativa da empresa Flabeg. Uma empresa do ramo automotivo na atividade de fabricação de espelhos retrovisores externos.

Veja abaixo tabela com a diversidade na classificação escolar:

Homens Mulheres

2º Grau completo 3 5

Técnico 5 5

Graduação 13 11

Pós Graduação 5 7

Mestrado 2 1

Doutorado 2 1

Total 30 30

O gráfico nos mostra que a diversidade na classificação do nível de escolariedade, está praticamente equilibrada entre homens e mulheres, ambos estão em todas as fases de ensino.

Homens Mulheres

Formados 22 20

Não Formados 8 10

Total 30 30

Na administração da empresa analisada,ainda existem pessoas sem a qualificação do nível superior, porém a quantidade de pessoas com nível superior prevalece maior.

Com a coleta dos dados conseguimos analisar o principal motivo que auxiliam na escolha do curso superior, das pessoas que trabalham na Flabeg.Porque e para que estudam?

Homens Mulheres

Satisfação Pessoal 5 3

Mercado de Trabalho 15 14

Motivo Financeiro 11 12

Total 31 29

Infelizmente o fator financeiro e a remuneração das vagas no mercado de trabalho, continuam sendo o fator crucial na escolha da formação.Essa análise nos auxilia a entender os motivos de mais da metade dos entrevistados não estarem felizes com o seu trabalho, conforme apresentado no gráfico abaixo.

Homens Mulheres

Sim 10 12

Não 18 20

TOTAL 28 32

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com