TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Fundamentos Filosóficos Anhanguera

Artigo: Atps Fundamentos Filosóficos Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  2.546 Palavras (11 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

DESAFIO

As sociedades são construídas histórica e culturalmente, portanto, as instituições são reflexos desta construção. Tal contexto é frequentemente esboçado e analisado por diferentes correntes filosóficas e sociológicas. O desafio desta ATPS consiste na elaboração de um Relatório Final sobre os elementos filosóficos que permeiam a Educação Brasileira.

Objetivo do Desafio

Construção de um Relatório Final, que apresente reflexões, sobre os fundamentos filosóficos que permeiam a Educação Brasileira.

1ª Etapa

A importância da Filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação da disciplina no currículo escolar.

A Filosofia uma disciplina a priori ou que se faz pelo pensamento apenas, isso significa que não se tem resultados substanciais amplamente consensuais, características presentes nas outras disciplinas.

A filosofia está presente no estudo de problemas que se caracterizam, entre outras coisas, por não serem susceptíveis de serem estudados recorrendo a metodologias empíricas nem formais. Isso torna a Filosofia uma matéria totalmente peculiar, pois não dispõem de metodologias que são comuns em outras disciplinas, os problemas da filosofia caracterizam-se por terem um caráter iminentemente conceptual.

A filosofia se ocupa da nossa concepção da realidade e não da própria realidade. Assim, os problemas da filosofia têm um caráter fortemente conceptual no sentido em que não parecem susceptíveis de qualquer tipo de abordagem empírica ou formal. A abordagem da concepção de realidade, permite um conhecimento mais amplo e detalhado da sociedade e de tudo que envolve o conhecimento. Assim, os problemas da filosofia possuem uma identidade própria, ainda que em alguns casos vaga e transdisciplinar. Mas é possível distingui-los razoavelmente bem dos problemas não filosóficos.

Os filósofos utilizam as teorias para tentar resolver os problemas. As teorias se definem como aquilo a que por vezes se chama também de teses, ou perspectivas, ou até filosofias. As perspectivas dos filósofos são respostas a problemas filosóficos; sendo que os problemas podem ser reais ou produtos de uma ilusão, e as teorias podem ser mais ou menos plausíveis. Mas as suas perspectivas são tentativas de resolver problemas que os seus proponentes viam como reais e importantes. Isso permite mostrar a importância da Filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em que se vive, pois apesar de não possuir características comuns as outras disciplinas, ela possui características que requerem um maior grau de reflexão e de busca do conhecimento, onde essa busca pelo conhecimento é muito intensa.

A Filosofia tem com aspecto central a argumentação, o que irá sustentar toda a teoria defendida pelo filósofo, pois serão os argumentos que tornaram a teoria plausível de aceitação ou não.

Para se ensinar Filosofia é necessário vê-la como é um conjunto de problemas, teorias e argumentos. O estudante deve conhecer o historicismo da Filosofia, como também o enciclopedismo, sendo que somente a conciliação dos dois é que permitirá o aluno a filosofar. Pelo fato que a Filosofia lida com problemas que ninguém sabe resolver, isso acaba sendo um obstáculo ao seu ensino e a sua implementação no currículo escolar, estar ciente do caminho a ser traçado para desenvolver bem o ensino da Filosofia requer do docente uma grande preparação. Isto significa que para ensinar a filosofar é preciso ensinar a ler os textos filosóficos ativa e filosoficamente. O estudo da filosofia é fundamentalmente para a ocorrência de discussões de ideias e muitas instituições de ensino podem não estar preparadas para acolher tal coisa. Outro grande obstáculo do ensino da filosofia é a própria cultura em que estamos envolvidos, pois sabe-se que o fator cultural é limitante em vários pontos numa sociedade.

Definir o que será trabalhado e a forma como será trabalhado é um passo fundamental para se ensinar filosofia, mas sempre respeitando seus principais fundamentos e não limitando-se a ensinar apenas uma de suas vertentes. O docente precisa estar ciente que o objetivo final da implementação da filosofia como disciplina no currículo escolar sempre

Etapa 2

No século XXI qualquer inovação que venha do conhecimento é válido para considerar novas perspectivas para o ensino. Há uma necessidade de analisar qual a melhor forma de buscar valores e conhecimentos na sociedade procurando desumanizar a individualidade, a competitividade no contesto educação.

Os educadores após passar alguns anos da morte de Paulo Freire que dizia educar para outro mundo era educar para consciência, desalienar, desfetichizar, tornar as pessoas mais interligados na sociedade. Em uma sociedade com tantas diferenças socias onde os mais capacitados financeiramente tem mais oportunidades, levanta a questão, educar para um mundo melhor, para que haja sustentabilidade, baseando-se na ideia que para mudar o mundo é necessário mudar as pessoas.

No século que segue com tantas tecnologias inovadoras que favorece as pesquisas para um melhor desempenho educacional, com as novas escolas técnicas que coloca o aluno para especializar-se em uma área específica além de formá-los também em todas a as disciplinas que são obrigatória, o aluno tem amplos caminhos no futuro, embora as oportunidades ainda não são oferecidas para todos, muitos cursos são oferecidos através de seleção devido as poucas vagas nas instituições.

Os movimentos em várias partes do mundo em diversas áreas da sociedade tornaram visíveis o que estava sendo oprimido por século, Paulo Freire defendia um educar para um mundo melhor sem opressões, com uma pedagogia das ausências um outro mundo que ainda não foi visto, lutar para a ruptura, denunciando e participando junto a sociedade.

O neoliberalismo e contra essa visão de educar para formar cidadãos participativos , prefere que sejamos omissos , não querem serem questionados e investigados, prefere que sejamos indiferentes promovendo a utopia. Portanto lutar para uma educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com