TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Fundamentos Historicos

Exames: Atps Fundamentos Historicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.820 Palavras (8 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 8

Fundamentos Historicos e Metodologicos Serviço Social

ATPS - Fundamentos

1 - ETAPA -

1 Relatório - Estabelecer relação entre o texto e o filme.

Filme - Tempos Modernos

Noticia- Caixa suspende novos financiamentos á MRV por investigações, de trabalho escravo.

Assim como o filme a noticia escolhida, retratada a escravidão do ser humano, a desumanização, o trabalho a qualquer custo independente das condições, o que importa é "o capital”.

No filme “tempos modernos”, Charles Chaplin, faz uma importante critica ao sistema capitalista e a revolução industrial, mostrando de uma forma verdadeira a situação do trabalhador naquela época.

“O novo modo de produção exigia a concentração dos trabalhadores em um

espaço espeficifico:a fabrica, a industria, locus da concentração da produção, tendo em vista a expansão do capital. A maquina a vapor e o tear mecanico tornaram-se os verdadeiros deuses dos capitalistas e a fabrica o seu templo. Aos seus novos deuses não hesitavam em louvar continuamente, brindando -os com renovadas, oferendas mantendo-os alimentados da energia vital que roubavam dos trabalhadores, homens, mulheres, jovens, adultos e ate mesmo crianças , expropriando-os de sua força de trabalho. O tempo – a moderna industria – permanecia sempre cheio, porém não de adoradores mas operarios, cuja vida cotidianamente sacrificada em nome da acumula ção do capital e da produção da mais -valia”

Já a noticia escolhida, infelizmente não se trata de uma obra de ficção, é difícil de acreditar, mas esse tipo de noticia ainda é tema de discussão em pleno século XXI, a ultima atualização do cadastro do ministério do trabalho, de 31 de Julho, reuniu 398 nomes de empregadores, essas empresas além de terem seus nomes incluídos na lista do cadastro de trabalho escravo do Mistério do Trabalho, perde o direito a financiamentos privados e públicos, o que inclui recursos providos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Essa é uma boa iniciativa do governo para inibir esse tipo de pratica.

Mas sabemos que precisamos de muito mas que isso, sabemos que abaixa qualidade da educação é o maior obstaculo a nosso desenvolvimento, essa sim seria uma mudança significativa, para finalmente irradicar o trabalho escravo definitivamente.

Referencias de pesquisas: materia publicada estadão on line:trecho do livro Serviço Social,identidade e alienação;Maria Lucia Martinelli;

2 etapa-

Relatório-

Leitura do texto-A ilusão de servir (pag 17 / 44)

Questões do texto-O capitalismo,a falta de condições de trabalho, a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho, a criação do Serviço Social (assistencialismo, igreja,burguesia).

“Num verdadeiro fetichismo, a identidade atribuida é que é fixada como identidade da profissão, abrindo amplos espaços para a produção de um percuso alienado , alienante e alienador da pratica profissional. A ausencia de movimento de construção de identidade fragiliza a consciência de seus agentes,impedindo -os de assumir coletivamente o sentido historico da profissão.Assim, esta acaba por expressar e reproduzir a face do capitalismo, transformando-se

em um de seus instrumentos de reprodução das relações sociais capitalistas.”

O que significa mudar?

A mudança tratada no texto, significou um grande marco na profissão do Assistente Social, é a ruptura do Serviço Social, com sua próprias origens burguesas ,tornam-se assim uma profissão reconhecida.

Quais são as consequencias do desemprego enquanto questão social?

A questão do desemprego é com toda certeza uma questão social, são vários fatores que corresponde a essa situação, a falta de investimento na educação, preparando a nova geração para a versatilidade do mundo.Com o desemprego, tem o aumento da violencia, a criação de favelas.

Por que o conhecimento especializado é importante?

O conhecimento especializado é importante na profissão do Assitente Social, para que possamos fazer um melhor trabalho e diferenciar a profissião do assitencialismo.

Pois foi atraves desse conhecimento especializado que buscamos a nossa identidade profisssional.

Conhecimento é apenas um poder potencial. Você pode organiza-ló de modo a dar-lhe planos de ação definidos, dirigidos a um fim definido.

Etapa 3

Relatório – Pesquisar sobre a introdução do Seviço Social no Brasil.

Introdução do Serviço Social no Brasil

O Serviço Social foi introduzido no Brasil nos anos 30 devido a acontecimentos na sociedade Brasileira nos setores políticos, econômico, social e religioso e com o agravamento da questão social gerada com a transição do sistema agro exportador

para o capitalismo industrial gerando um grande número de operários e consequentes reinvindicações de melhores condições de vida e trabalho.

Na tentativa de resolver esses problemas surgem os primeiros grupos de mulheres designadas a serem assistentes sociais, com o objetivo de fazer o intercâmbio entre as necessidades da população e o governo. A igreja católica teve grande influência nesse acontecimento.

Através de visitas domiciliares, realizadas por mulheres voluntárias, fazia-se a doação de alimentos, roupas, calçados e outros bens materiais minimizando o sofrimento dos mais necessitados. Essas visitas tinham também o interesse do Estado e das classes dominantes de vigiar e dificultar a organização da classe trabalhadora . O Serviço Social no início possuía um caráter puramente filantrópico e nesse período era visto como atividade auxiliar no exercício do controle social, sem apresentar um perfil profissional e assim se manteve por muito tempo. Em 1936 foi criada a primeira escola de Serviço Social em São Paulo e em 1937 a segunda no Rio de Janeiro, sendo as pioneiras no Serviço Social no Brasil.

As primeiras instituições vieram no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com