TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos Teórico Metodológicos Do Serviço Social I

Monografias: Fundamentos Históricos Teórico Metodológicos Do Serviço Social I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  3.268 Palavras (14 Páginas)  •  1.072 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera / Uniderp

Centro de Educação a Distância

Pólo de Ribeirão Preto /SP

Unidade: Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto

Curso: Serviço Social

Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I

Relatório Científico: Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológicos do Serviço social I

Participantes:

Tutor a Distância:

Setembro de 2013

Ribeirão Preto- SP

Introdução:

A questão social nos faz pensar sempre, sobre a forma de organização da sociedade e as diversas maneiras utilizadas para que as mazelas que atingem os menos favorecidos sejam reduzidas.

O problema social no Brasil é a consequência de seu subdesenvolvimento. Mesmo o país tendo melhorado no aspecto social nas últimas décadas ainda há muitos males que assolam a sociedade.

Filme Tempos Modernos e a Questão Social no Brasil

Comparando as cenas do filme Tempos Modernos (Charles Chaplin - 1936), com a situação da questão social no Brasil podemos afirmar que, apesar da tecnologia de ponta empregada na produção industrial, a condição socioeconômica do homem continua relegada a segundo plano.

Como podemos observar no filme pode-se entender a conjuntura daquela sociedade e o impacto da industrialização dentro desta sociedade, a quebra dos valores humanos, a miséria a qual a indústria sujeitava as massas de mão de obra barata.

Os operários eram cada vez mais explorados e pressionados a produzirem sempre mais, e devido a exercerem a mesma atividade de forma repetitiva perdiam suas identidades, transformando-se em robôs compulsivos conforme evidenciado na cena em que o operário fica desequilibrado apertando tudo o que imagina ser uma porca/parafuso. Não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados em função das condições do trabalho e do aviltamento salarial, estabelecidos pelos empresários. A importância era dada exclusivamente na produção e os proletariados eram insignificantes à classe do capital e dos meios de produção.

Em consequência dessa insatisfação da classe operária surgiram os movimentos grevistas, que tinham como pauta a reivindicação de melhorias das condições salariais e de trabalho. Esses movimentos foram reprimidos pelos patrões que por sua vez, acionavam as autoridades policias em cada movimento, e estes cuidavam de reprimir as manifestações populares, fazendo com que retornassem as suas atividades.

Charles Chaplin consegue transmitir com esse clássico uma ideia clara de como o mundo capitalista e industrial nos escravizou e escraviza até os dias de hoje, nos robotizando a exercer sempre nossas mesmas funções e viver em uma eterna ameaça de estafa com a correria diária. Demostrando uma desvalorização do trabalho humano de forma tão irreverente e impactante que se torna impossível não acionarmos o nosso senso crítico, sendo possível até mesmo, fazermos uma analogia entre a época que esse filme foi produzido e os tempos atuais, pois assim como retratado no filme, as empresas atualmente, tem visto seus funcionários como máquinas que podem a qualquer momento aumentar ou diminuir sua velocidade de trabalho, colocando em segundo plano o capital humano, cheio de sonhos, valores, sentimento e digno de reconhecimento e valorização.

Apesar dessa situação adversa, que prevalece até a presente data, o operário sonha em ter sua casa própria, constituir família. Só que na maioria das vezes esses sonhos não se tornam realidade porque a precária condição econômica e social imposta ao trabalhador não lhe permite saciar suas necessidades pessoais e primordiais, tais como: as de caráter social, financeira, habitacional, nutricionais e várias outras.

A pior parte é que esses fatos fazem parte da maioria dos trabalhadores brasileiros que são vítimas dos empresários gananciosos que predominam na iniciativa privada, e que agem em nome do capitalismo, onde prevalecem dados numéricos, estatísticos, financeiros e outros que venham satisfazer os interesses da burguesia elitista que predomina no país.

Embora o Brasil tenha avançado na área social nos últimos anos, ainda persistem muitos problemas que afetam a vida dos brasileiros. Tais como:

Desemprego

O desemprego tem aumentado ao passo que cresce o intenso processo de globalização da economia e dos meios de produção.

Apesar da oferta ter aumentado por causa do crescimento da economia brasileira ainda existem milhares de brasileiros desempregados constituídos por pessoas com baixo nível educacional e profissional.

Violência e Criminalidade

A violência está crescendo a cada dia, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Os crimes estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Nos jornais, rádios e tevês presenciamos cenas de assaltos, crimes e agressões físicas. A falta de um rigor maior no cumprimento das leis, aliada as injustiças sociais podem, em parte, explicar a intensificação destes problemas em nosso país.

Violência e criminalidade sempre farão parte da convivência humana, o que se procura é evitar que seus índices cheguem a uma situação insustentável, a ponto de impedir a garantia do Estado Democrático de Direito, conforme O clamor social pelo combate à violência e a criminalidade, passou a se intensificar a partir do momento em que começou a incomodar as classes privilegiadas desta sociedade desigual. Esta sociedade Pós-Moderna acabou por anular a força de trabalho. As pessoas acabaram buscando a informalidade que, por consequência, acabou gerando violência e aumento da criminalidade. É o ciclo do crescimento desordenado.

A saúde

É lamentável a situação da rede pública. O acesso aos cuidados médicos é bastante restrito. A situação de saúde precária na qual se encontram milhões de pessoas espalhadas pelo mundo é proveniente da falta de alimentação equilibrada, falta de médicos, de saneamento básico, de água tratada entre muitos outros motivos. Saúde precária ocasiona um elevado índice de mortalidade infantil e uma baixa expectativa de vida. 

A educação

A rede pública de ensino é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com