TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Historia Da Educação

Exames: Atps Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  3.143 Palavras (13 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

PRISCILA SILVA -6578326353

RAFAELA MARTIN -6782364564

RAQUEL ABREU -6791358232

TÂMARA SOARES -6785399560

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “História da educação e da pedagogia”, sob orientação do professor-tutor a distância Rerison Rodrigues de Oliveira.

Valparaíso-Go

2014

Introdução

Este trabalho trata da história contemporânea do Brasil, onde nos seres humanos nos desenvolvemos através da cultura em que vivemos. Veremos que as funções da Educação é implantar uma educação democrática e de qualidade e também que o governo faz leis para melhorar a prática da educação para educadores e educados. A educação é vista por todos hoje como principal entrada para uma sociedade mais justa e igualitária; por isso ela é a principal discussão de diversos grupos sociais. A respeito disso entendemos que discutirmos a educação da atualidade devermos ir à busca sobre nossas raízes, pois o que vivemos hoje são frutos das escolhas do passado. Para que cada vez mais a educação possa evoluir, assim visualizaremos neste trabalho como era a educação dos jesuítas.

A partir de agora pretendemos explicar as mudanças na educação brasileira realizada pelo poder vigente nas diferentes épocas do nosso período histórico. Faremos uma breve reconstituição do passado, onde poderemos diferenciar os lugares e suas épocas. Buscaremos mostrar a origem da educação escolar no Brasil e como ocorreu esta evolução nos tempos históricos, com ênfase no desenvolvimento do sistema educacional brasileiro.

Somos feitos de tempo?

“A preservação da memória histórica, a reconstituição.

do passado e o relato dos acontecimentos não são

sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.”.

Sim, porque através do tempo nos conseguimos atingir nossos objetivos de cada dia (presente, passado e futuro) isso só acontece com o tempo. Muitas pessoas querem que as coisas aconteçam antes do tempo, mas com isso pode causar transtornos, se as coisas acontecerem no tempo certo, ira ocorrer prodígios. Segundo o poeta Pablo Neruda, parafraseando, para lembrar que cada manhã de nossas vidas pode fazer do sonho outro sonho.Na concepção de tempo, prevalece em nossas analises que fragmentar as dimensões presente, passado e futuro, olhar que reproduz os ritmos das maquinas ritmos etapistas, lineares comparti mentalizados pautados em relações de causa consequência? Em medida a visão de tempo em relação as nossas próprias vivencia. Data do final do século XIX a construção do conceito da historia com a disciplina, quando esta deixa de ser intimamente articulada a arte da filosofia, para adquirir conotações mais especificas isto é técnicas cientificas data ao mesmo tempo, deste final dos oitocentos, com o avanço da modernidade, capitalista e hierarquização dos saberes o prevalecimento da historia como ciência, como disciplina, em relação à memória no que diz respeito à pedagogia moderna.A preservação da memória é um tema em destaque nos últimos anos, a preocupação com a conservação de registros de memória, nos diferentes contextos e suportes, justifica a reflexão sobre o perigo de esquecer ou perder tais registros que relatam fatos históricos marcantes de uma determinada sociedade.O conceito memória enquanto um processo histórico e tradicional que observa e analisa as características culturais de um determinado povo.Nesse sentido, monteiro, Caril e Pickler (2008) afirmam que esse tipo de memória pode ser interpretado como coletiva isto é aquela que faz parte das características de um grupo de pessoas. Ao falar sobre memória histórica e relíquias Loweenthal (1989, p27) utiliza-se do conceito de memória como insumo colaborativo para a construção do conhecimento produzido intencionalmente, mas formada subjetivamente, apresentando-se como um meio de transmissão de experiências do passado pro presente.Os relatos dos acontecimentos mesmo vivenciados por varias pessoas em um momento só quando é contado o fato ocorrido sempre uma pessoa conta diferente da outra.Entende-se que a importância da preservação de informações, em qualquer tipo de suporte prove de necessidade de resguardar o passado, no intuito de entender o presente e fazer prospecções ao futuro com base no que se vivencia anteriormente.

A origem da Educação Escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica.

A História da Educação Escolar no Brasil é considerada como um processo em constante evolução. Não podemos considerar este trabalho como terminado. Mais como principio para que essa história continue sendo escrita. O presente texto intenciona apontar que a história da educação se insere percurso do que se conhece como história geral. Tendo sua colonização iniciada no sec. XVI, no âmbito da história geral e no contexto de profundas transformações na Europa que vivenciava o rompimento entre o período feudal e o inicio do que se conhece como idade moderna por meio de vários movimentos: Iluminismo, Reforma Protestante, Grandes Navegações, Descobertas de Novas terras entre outros.De acordo com José Luiz (1998) os portugueses trouxeram um padrão de educação próprio da Europa. Antes da chegada dos portugueses, os índios, habitantes das terras recém-descobertas, já tinham características próprias de aprendizado. Diante do que encontraram, os portugueses mudaram, pois não tinham as marcas repressivas do modelo educacional europeu. A Reforma Protestante foi um movimento Cristão iniciado no século XVI,na Alemanha por Martinho Lutero que protestava junto com outros cristãos contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com