TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Indicadores Sociais E Politicas Publicas

Ensaios: Atps Indicadores Sociais E Politicas Publicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É METODOLOGIA CIENTÍFICA?

É o nome dado ao conjunto de regras básicas que a Ciência (em todas as suas formas) busca desenvolver à fim de coletar evidências observáveis e empíricas de forma lógica e racional, de modo à obter, organizar, sistematizar, corrigir e produzir conhecimento. Embora procedimentos variem de uma área da ciência para outra, consegue-se determinar certos elementos que diferenciam o método científico de outros métodos. Os pesquisadores propõem hipóteses para explicar certos fenômenos e observações, e então desenvolvem experimentos que testam essas hipóteses.

Após analisar o conceito acima compreendemos que era necessário estabelecer uma correlação entre metodologia e metodologia cientifica que segundo as autoras Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos é:

(...) “Metodologia Científica, mais do que uma disciplina, significa introduzir o discente no mundo dos procedimentos sistemáticos e racionais, base da fonação tanto do estudioso quanto do profissional, pois ambos atuam, além da prática, no mundo das ideias. Podemos afirmar até: a prática nasce da concepção sobre o que deve ser realizado e qualquer tomado de decisão fundamenta-se naquilo que se afigura como o mais que se afigura como racional eficiente e eficaz.”.

Posteriormente formamos a relação entre métodos e metodologia cientifica entendemos a importância destes dois conhecimentos para a área das Ciências Humanas e Sociais.

PASSO 2 .A Ciências Humanas e Sociais é o campo que é responsável por explicar a relação de maneira criteriosa do ser humano como indivíduo e como ser social. Por ter esta responsabilidade de explicar como o individuo organiza suas relações com o mundo, com a sociedade e consigo mesmo e que a Ciências Humanas e

Sociais são imprescindíveis, e dispor da metodologia cientifica para explicar suas atividades, que por muitas vezes torna-se imperceptíveis quando comparada com as Ciências Exatas que utiliza os mesmos métodos para os mesmos fins, porém isto não acontece nas áreas humanas e sociais que se utiliza da mesma metodologia cientifica, mas obtêm-se resultados totalmente diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com