TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS INDICADORES SOCIAIS 5º SEMESTRE

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.939 Palavras (12 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA

CURSO EAD - SERVIÇO SOCIAL

ATPS – INDICADORES SOCIAIS NO BRASIL.

                                 

                                                       

                                                                                                             SUMÁRIO.

 INTRODUÇÃO

  1. Síntese com definições de Políticas  Públicas
  2. Estudo de caso.
  3.  A importância das Políticas Públicas.
  4. Quadro Síntese sobre indicadores sociais.
  5. A relação entre indicadores sociais e a Políticas Públicas.
  6. Indicadores Sociais
  7. Informações sobre  Indicadores Sociais.
  8. A atuação do Serviço Social
  9. Considerações Finais.
  10.   Bibliografia

Introdução.

Esse trabalho tem como objetivo apontar o quanto é necessário se valer dos indicadores sociais como instrumentos técnicos  e operacional para melhor monitorar a realidade social. Tendo como objetivo buscar novas políticas públicas e também reformular aquelas que necessitam, trazendo nos suportes para um trabalho eficiente com planejamento, avaliativo e execução de casos.

Síntese Políticas Públicas

Políticas Públicas são políticas de ação voltada a toda população, independentemente de condições sociais. São segmentos direcionados a qualquer cidadão, não importando a sua classe social, cultura, etnia, etc. Quando uma política alcança apenas a população de que delas necessitam, essa política tem caráter social.

A política Pública não é limitada, por isso alcança o maior número de pessoas, são direcionadas aos cidadãos e seus direitos de caráter não contributivo.

“Entre os principais pilares da assistência social no Brasil estão a Constituição Federal de 1988, que dá as diretrizes para a Gestão das políticas Públicas, e a LOAS de 1993, que estabelece os objetivos, princípios e diretrizes das ações. A LOAS determina que a assistência social seja organizada em um sistema descentralizado e participativo, composto pelo poder público e pela sociedade civil. A IV conferência Nacional de Assistência Social deliberou então a implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para todos os que dela necessitam”

Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e atividades

desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente, com a participação de  públicos ou privados, que buscam garantir o direito  do cidadão num seguimento social, cultural, étnico ou econômico. As políticas públicas correspondem a direitos assegurados constitucionalmente ou que se afirmam graças ao reconhecimento por parte da sociedade e/ou pelos poderes públicos enquanto novos direitos das pessoas, comunidades, coisas ou outros bens materiais ou imateriais.

Politica e como uma vertente de vida para os governos de estados, que procuram dominar através da organização de um povo ou ate mesmo de uma nação.

Publica  e quando envolve o coletivo, o interesse pelo bem comum da cidadania, independentemente da cor, raça religião e poder econômico é, como na educação e a saúde no Brasil são direitos universais de todos os brasileiros, como também o meio ambiente é  reconhecido como um direito de todos e a ele corresponde a Política Nacional do Meio Ambiente. As políticas públicas podem ser formuladas principalmente por iniciativa dos poderes executivo, ou legislativo, separada ou conjuntamente.

Sendo assim podemos afirmar que politicas públicas envolve principalmente decisões que relacionadas a algum conflito existente na sociedade, segundo SCHITTER; politica é a resolução pacífica de conflitos.

As políticas públicas normalmente estão constituídas por instrumentos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação, encadeados de forma integrada e lógica, da seguinte forma:

1. Planos

2. Programas;

3. Ações

4. Atividades

Através disso as politicas públicas se tornam mais positivas, quando ha uma democratização que oferece programas de incentivos,  não visando somente a troca e camaradagem politica, que realmente tem a participação popular, com a criação de conselhos municipais, como prova de que a sociedade realmente faz parte do monitoramento dos programas assistenciais, com certeza e uma grande conquista para todos que acredita num sistema que seja pelo menos mais humanitário

ESTUDO DE CASOS.

A avó Ernestina Gonçalves é aposentada e têm problemas vasculares e arteriais , diabetes, cuida de dois netos um de 15 anos, e outro com seis anos, ambos estudam em escolas da rede municipal em horários opostos.

A mãe é alcóolatra, vive em situação quase que de rua, situação constrangedora de casa em casa sem paradeiros, por livre e espontânea vontade, e casada mas apanha do marido quase todos os dias o que causa grande revolta nos filhos, que gostaria de vê-la longe do pai, para eles este homem só traz dor e amargura para eles.

Os filhos são beneficiários da bolsa família, mas quem recebe é a avó materna, que resolve procurar ajuda no (creas), a assistente social se comove com a situação que se encontra dona Enestina, segundo a avó de Pedro Henrique um adolescente de apenas 14 anos, ele vem se apresentando comportamento estranho, como ficar trancado no quarto o tempo todo sem falar com ninguém, sem vontade de ir as aulas, notas baixas, brigas nas ruas, e sendo suspenso com frequência da escola.

Ao ser questionado o porquê  de tanta mudança, percebeu-se que ele não aceita o comportamento dos pais, para ele e inaceitável ver o pai bater na mãe, e a mesma se submeter a esta situação sem pedir ajuda, a avó diz já não aguentar mais esta situação, pis o pai já tentou por diversas vezes fugir com o filho mais novo de seis anos somente para atingir a família, causando mais ainda sofrimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com