TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Libras

Artigo: Atps Libras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  9.983 Palavras (40 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 40

UNIVERSIDADE ESTADUAL

A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (Libras) PELA FAMÍLIA DO SURDO

RESUMO

O presente trabalho refere-se a um estudo, realizado em uma Escola Pública Estadual para surdos localizada na cidade de Fortaleza. Fez-se uma reflexão sobre a comunicação na família em que a surdez está inserida, enfocando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e sua influência para o fortalecimento do diálogo, principalmente entre ouvintes e surdos. Foram examinados os seguintes tópicos: o histórico da comunidade surda, a Libras e sua aquisição pela família. A metodologia empregada constituiu-se de uma pesquisa bibliográfica, seguida de pesquisa de campo. Buscou-se para fundamentar esta pesquisa, vários autores, dentre eles, Fonseca (2002), Lacerda (1996), Maldonado (1991), Bernardino (2000) e outros. Observou-se que há uma grande dificuldade na comunicação entre pais ouvintes e filhos surdos, isso ocorre porque ambos se comunicam em línguas diferentes, dificultando assim a autenticidade e sustentabilidade do diálogo no contexto familiar. Portanto, faz-se necessário uma tomada de consciência por parte dos profissionais da Educação Especial e da família em busca de soluções para superar tal distorção.

SUMÁRIO Introdução.................................................................................................................07 Capítulo I - Conhecendo a Comunidade surda e a Língua Brasileira de Sinais (Libras)......................................................................................................................09 1.1. Síntese histórica sobre a Comunidade Surda....................................................09 1.2 A Língua Brasileira de Sinais ( Libras) e a aquisição desta pela família........... 16 1.3. As Metodologias utilizadas para educar surdos................................................ 26 1.4. Da ansiedade da confirmação do diagnóstico à aceitação............................... 31 Capítulo II - Conhecendo o Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES) e a aquisição da Libras...................................................................................................38 2.1. Conhecendo a escola pesquisada.....................................................................39 2.2. A aquisição da Libras pela família do surdo.......................................................46 2.3. Analisando os resultados da aquisição da Libras pela família do surdo............48 Conclusões/Sugestões..............................................................................................50 Bibliografia Consultada ............................................................................................53 Anexos ......................................................................................................................58

7

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, teremos como objetivo estudar a aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela família do Surdo, considerada fundamental para a efetivação do diálogo entre ambos. Na sociedade dos tempos contemporâneos o diálogo na família constitui-se um desafio ao seu pleno desenvolvimento. Mesmo em se tratando de uma família considerada “padrão”, verifica-se uma crise instituída decorrente das mais diversas formas de agressões advindas do mundo exterior ao seu seio. O que se considera aqui como família padrão seria aquela composta por filhos considerados “normais” pela sociedade. O diálogo passa a ser então o alicerce fundamental para o fortalecimento da confiança e harmonia nas relações familiares. Diante disso, surge o seguinte questionamento: e a família em que a surdez está inserida entre um ou mais filhos, como se daria o desafio do diálogo? Tal problemática agora se mostra mais complexa e com mais um obstáculo: o grau de maturidade da família para lidar com esse desequilíbrio, já que se comunicam através de uma rudimentar representação simbólica ou gestual, suficiente apenas para garantir o mínimo de entendimento entre as partes. O motivo da investida nesta pesquisa será o trabalho com mães ouvintes de filhos surdos, quando será observado a dificuldade de comunicação entre eles. Muitas mães desconhecem o mínimo de diálogo necessário para interação surdofamília pois até mesmo a saudação do “bom dia” em Libras é ignorada. Esta pesquisa será realizada no Instituto Cearense de Educação de Surdos, localizado em Fortaleza, onde participarão desta experiência 31 mães ouvintes de filhos surdos. Servirão também, como fonte de pesquisa, nossas experiências profissionais e pessoal, (minha mãe, tia e avó tinham casos de surdez e eu também tenho do tipo moderada), ou seja, a convivência na escola e as conversas informais com a família, alunos e professores surdos, como também com profissionais da Educação Especial. As atividades investigadas responderão ao seguinte questionamento: como o diálogo é vivenciado na família, ouvinte ou não, em que a surdez está inserida entre um ou mais filhos? Ao lado desta questão central surgiu um outro questionamento: Quais as maiores dificuldades da família do surdo para a efetivação do diálogo entre ambos, já que falam línguas diferentes? Na busca de respostas às questões apresentadas, formulamos uma hipótese para direcionar o nosso trabalho: A família, na maioria dos casos desconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) , ou se conhece a rejeita por falta de informação ou por preconceito, dificultando assim a comunicação entre ambos.

8 No desenvolvimento da pesquisa, utilizaremos como fundamentação básica o histórico da Comunidade Surda bem como as opiniões de autores consagrados e profissionais envolvidos nesta questão. Para investigar a realidade, serão distribuídos questionários as mães ouvintes de alunos surdos, bem como serão feitas entrevistas com alunos e professores surdos. O exame das informações coletadas e a análise da realidade observada possibilitará a elaboração desta monografia, que ampliará nossos conhecimentos, possibilitando uma melhor reflexão sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais para a efetivação do diálogo entre a família e o surdo.

9

Capítulo I - Conhecendo a Comunidade Surda e a Língua Brasileira de Sinais ( Libras)

1.1. Síntese histórica sobre a Comunidade Surda Neste capítulo, pretendemos fazer uma síntese histórica sobre a Comunidade Surda, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a aquisição desta pela família do surdo. Como afirma Moura (2000),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com