TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS LIBRAS

Pesquisas Acadêmicas: ATPS LIBRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade Colaborativa: A surdez na sociedade

Anhanguera Educacional

2013

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: LIBRAS

Atividade Colaborativa

Atividade Colaborativa: A surdez na sociedade

Trabalho desenvolvido na disciplina LIBRAS apresentado a Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da TUTORA CRISTIELENE BUFALO TERRA

Anhanguera Educacional

2013

Introdução

Falar de surdez ou deficiência auditiva ainda é um tema complexo, mesmo com toda modernidade dos dias atuais, a sociedade ainda tem muito preconceito em relação ao assunto surdez. Tecnologia, língua adaptada e muito mais, ainda não o suficiente, é necessário um conhecimento maior sobre o assunto. Só quando temos alguém na família ou um conhecido muito próximo é que temos mais respeito, mas não deveria ser assim. O convívio é o melhor caminho, e quanto antes o problema for descoberto com um bom diagnóstico, mais chances de uma vida mais comum como a dos outros o surdo terá. O caminho ainda é longo a sociedade precisa reconhecer suas falhas, e com isso todos realmente unidos sem preconceito, chegaremos a um bom senso e com certeza ajudar não somente os surdos, mas todo tipo de deficiência. A sociedade é o principal nessa questão da surdez e do surdo em si, pois é ela que define leis, e com isso toma condutas, dando condições para os surdos se encaixarem na vida em sociedade de uma melhor maneira possível.

A surdez na sociedade

A condição de vida das pessoas surdas, ao longo do tempo teve uma melhora muito boa, porém hoje em dia, os surdos podem trabalhar como intérpretes de LIBRAS para poder ajudar outras pessoas, os surdos possuem o acesso ao Ensino básico e superior, eles podem ter o aparelho de amplificação sonora individual para poder escutar melhor e entre outras conquistas. Atualmente, na sociedade as pessoas surdas / mudas, possuem uma vida melhor, mas claro que pode melhorar cada dia mais, para que todos sejam muito felizes e se sintam mais á vontade, pois o surdo tem todo o direito de conquistarem a sua meta.

As pessoas surdas já sofreram muito no passado, existia um preconceito enorme, os surdos não eram vistos com bons olhos, na Grécia Antiga os surdos que não eram úteis á sociedade eram mortos, as pessoas desprezavam os surdos pela forma de se comunicar e etc. O uso da língua de sinais é extremamente importante para a comunidade surda porque através das LIBRAS pode-se expressar sobre qualquer tema. Os surdos assumem e valorizam a identidade e sua cultura surda, aprendendo á lidar com á surdez como uma diferença e não somente uma deficência.

A comunidade surda teve muitas conquistas ao longo do tempo, os surdos resolveram se unir e conquistar de vez o reconhecimento das LIBRAS conquistou o direito á tradutores e intérpretes da língua de sinais, pois a LIBRAS é importante para a produção cultural da comunidade surda. Outra conquista importante para os surdos é o fato de eles terem sua própria “identidade”, como sua língua, sua cultura, seu conjunto de idéias e etc.

Ter conquistado sua própria “cultura surda”, que são seus valores, suas crenças e seus comportamentos e é através da língua de sinais que uma pessoa pode acessar a cultura surda. Não há apenas conquistas, também há obstáculos que a comunidade surda precisa vencer como colocar de uma vez na cabeça das pessoas que a surdez não é uma deficiência e sim uma diferença na qual os surdos se orgulham e valorizam muito sua identidade e sua cultura. Outro obstáculo é dar o espaço que os surdos precisam dar mais oportunidades para eles poderem trabalhar como intérpretes de surdos, como a escola que não queria contratar um intérprete surdo para dar aula para uma garota ou as pessoas surdas que querem ver um filme legendado e quando chegam ao cinema descobrem que não é legendado. O pior obstáculo é o preconceito que está presente nos dias atuais das pessoas surdas, algumas pessoas têm medo dos surdos pela forma que eles se comunicam, mas elas não sabem que eles são pessoas normais com apenas uma diferença que é a surdez.

Hoje em dia, com toda tecnologia temos aparelhos com várias utilidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com