TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Logistica Anhaguera

Trabalho Escolar: Atps Logistica Anhaguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  2.933 Palavras (12 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 12

Curso: TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

Turma: FPJ_116_E11_A3 e A4 – 4ª série – 2014/2

ATPS:

Disciplina:

RA Acadêmicos

7986725018(A3) Cristiano Fernandes

7534602702(A3) Juarez Augusto Lopes Cardoso

7309550566(A4) Manoel Silva Rodrigues

Prof. EaD: Ademir Cavalheiro Leite

Prof. TTD: Rozania Maria de Souza

Profª. TTPre: Rozania Maria de Souza

Jundiaí/SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 3

LOGÍSTICA EMPRESARIAL 5

REDE LOGÍSTICA 7

GARGALOS LOGÍSTICOS 9

FLUXOS DE CAIXA RELEVANTES 11

TENDÊNCIAS DO MODELO DE GESTÃO 12

CONCLUSÕES 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda conceitos de logística aplicados à área empresarial. Os temas abordados são o conceito de logística, redes logísticas, gargalos logísticos e fluxos de caixa relevantes. A evolução das empresas em organizações em rede e suas implicações também apresentados.

Além disso, expõe uma pesquisa sobre a empresa Folha Notícias, com sede na cidade de Louveira, no interior do estado de São Paulo, que atua na área de comunicação, através do jornal impresso. Ressaltando, ainda, o desenho de seus fluxos de informações.

Outro ponto explorado são os problemas logísticos encontrados, com gargalos e possíveis pontos a serem melhorados, diminuindo os reflexos desse estrangulamento de informações. Utiliza-se a empresa Folha Notícias como exemplo.

As novas visões de mercado explicando quais as tendências do modelo de gestão atual, o futuro da cadeia de suprimentos e as qualificações que os profissionais da área precisam desenvolver são abordados ao final do estudo.

O propósito deste trabalho é fazer um estudo de conceitos de logística aplicados à administração de empresas, com embasamentos teóricos. Também tem o objetivo de demonstrar como esses conceitos são utilizados nas empresas, sendo aplicados em problemas comuns ao universo administrativo.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A empresa analisada é a Folha Notícias, que tem sua matriz no centro da cidade de Louveira, e duas sucursais, sendo uma no bairro Santo Antônio, também em Louveira, e outra na cidade de Vinhedo. Trata-se de um jornal impresso, que tem circulação nas cidades de Louveira, Vinhedo, Valinhos e Itatiba.

O fundador e proprietário do jornal é o Sr. Juliano Gasparini, que foi quem nos forneceu as informações necessárias ao estudo em questão. O nome do jornal foi escolhido por ter forte valor comercial regional.

A empresa surgiu em 1997 como Folha de Louveira, com periodicidade quinzenal. Passou a ser semanal em 1999 e em 2000, bi semanal. Voltou a ser semanário em 2001. Em 2004 foi criado a Folha de Vinhedo e 2006 a Folha de Itatiba. Como não houve acordo para aquisição do nome Folha de Valinhos, foi optado por unir todos os jornais e assim surgiu em um único veículo a Folha Notícias, que tem pelo nome, facilidade de entrar em qualquer cidade, bastando apenas acrescentar o nome do município a frente do título. Isto permitiu o desenvolvimento da marca sem problemas com outras patentes e burocracias jurídicas.

A missão da Folha Notícias é contribuir para a difusão do jornalismo regionalmente, possibilitando aos leitores uma visão abrangente dos acontecimentos, analisando e interpretando os fatos de forma isenta voltada para o cidadão. Editar um veículo de informação respeitando os princípios da democracia, em defesa da livre iniciativa, da liberdade de expressão e da cidadania.

Já a visão e os objetivos da empresa estudada é ser a melhor e maior empresa de comunicação regional, atuando de forma independente, inovadora e rentável. Os princípios e valores são respeito ao público leitor e ao cliente, buscar sempre a reputação jornalística, imagem sólida e credibilidade.

Determinação, objetividade, trabalho 24 horas por dia sem cessar o alcance às informações, equipe coesa e treinada para a venda de anúncios, a maior receita são os fatores chave para o sucesso, segundo o fundador do Folha Notícias.

A tecnologia de produção utilizada são programas de diagramação, que tornam o trabalho mais eficiente e rápido. As matérias-primas utilizadas são a mão de obra profissional, pois o Folha Notícias terceiriza as etapas de impressão dos jornais, ficando responsável, assim, pelas reportagens e diagramações. O jornal analisado conta com 50 funcionários.

A infraestrutura da sede da presente empresa é composta por um prédio de três pavimentos, dotado de elevador e com equipamentos de informática de última geração, além de uma frota de seis veículos, e equipe de distribuição em outra estrutura.

Os pontos fortes do Folha Notícias são o jornalismo investigativo, variedade de informações e diversidade gráfica, que contribuem na liderança de vendas em bancas e assinaturas nas cidades que são foco do semanário. Ao mesmo tempo, os pontos fracos são a falta de investimento na mídia digital, que segundo o proprietário, deve acontecer em 2014.

LOGÍSTICA

A logística envolve diversas áreas de uma empresa, como a de planejamento, desenvolvimento, armazenamento, transporte e distribuição. Assim, para Schlüter (2004) o conceito de logística pode ser entendido como “colocar o produto certo na hora certa, no local certo e ao menor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com