TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Negociação Etapa 1

Trabalho Universitário: Atps Negociação Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

PASSO 1

A) Conceitos de negociação:

• Negociação é uma troca de convencimentos, onde uma parte persuade a outra apresentando os benefícios mais relevantes em relação ao ponto de vista defendido. (Mariotini, 2010)

• Negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos, se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo. (Carvalhal, 2011)

• Negociação implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa. (Sparks, 1992)

• Negociação é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes. (Nierenberg, 1981)

B) É fácil negociar com pessoas da família ou pessoas próximas?

No nosso ponto de vista sempre que há uma negociação tem que beneficiar os dois lados, um cede e recebe algo em troca.

Nas negociações com familiares depende muito do que e com quem é a negociação. Para nós é mais fácil negociar com um estranho do que com alguém da família, pois querendo ou não envolve sentimentos.

Se a negociação for com um filho, por exemplo, mesmo agindo com o coração é difícil, porém temos que ter postura e firmeza no que é falado e procurar não voltar atrás e nem cair em contradição mesmo que o filho fique chateado, pois nós pais vamos sempre reservar o melhor para os filhos.

Invertendo os papéis, agora no caso de negociação com pais também agimos com o coração e por serem pais e haver um respeito maior somos mais tolerantes.

No caso de conjuge é ainda mais complicado, pois cada um tem seus argumentos e tenta fazer com que sua opinião prevaleça dificultando um acordo. Raramente há uma troca.

O fato de ter intimidade e proximidade prejudica o processo de negociação. Com familiares agimos com a emoção, o sentimento. Já com pessoas desconhecidas somos mais firmes, não podemos perder a postura, temos que ter um certo equilibrio emocional e apresentar-mos diversos argumentos afim de convencer que a nossa proposta é melhor que a do outro. Se a negociação for com um cliente, em ultimo caso aceitamos uma troca mas sempre colocando a empresa em primeiro lugar. Temos que pensar na parte financeira e também buscar satisfazer e ganhar o cliente para que não prejudique a empresa.

Nas negociações tanto em família quanto com pessoas desconhecidas prevalecerá a educação, saber ouvir o interesse e o ponto de vista de cada um e buscar argumentos ao nosso favor ou em ultimo caso, concluir em uma troca de interesses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com