TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Projeto Mustidisciplinar

Trabalho Escolar: Atps Projeto Mustidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. Introdução.............................................................................................................................02

2. Transdisciplinaridade e sua importância para a educação................................................... 03

3. Projeto pedagógico elaborado a respeito de um desafio cotidiano à prática docente...........04

4.Considerações finais..............................................................................................................06

1. Introdução

Estamos acostumados a estudar termos, objetos, pensamentos, teorias de maneira segredada, como se tudo fosse desconectado e isolado. Entretanto, assim como o corpo humano possui órgãos que se isolados tem sua função diminuída, no estudo acadêmico e no escolar cada disciplina estudada de maneira isolada tem o valor reduzido, fechando os olhos daqueles que estudas para sua amplitude, enquanto inserida no conjunto de disciplinas que a transpassam. Transpassar os limites colocados entre as disciplinas essa é a idéia de transdisciplinaridade se propõe a fazer.

2. Transdisciplinaridade e sua importância para a Educação

A multidisciplinaridade é a “justaposição de várias disciplinas sem nenhuma tentativa de síntese” (WEIL,1993,PG.31) foi o estopim para ligar as disciplinas entre si. O conhecimento limitado foi perdendo o sentido. Em meio as caos velado criado pelo crescente numero de disciplinas, forçando a limitação inexistente do conhecimento, emergiu o “’grito de socorro” a fim de salvar o mundo do saber, a interdisciplinaridade.

Esse foi o primeiro passo para os educadores e educando entenderem as conexões existentes entre as disciplinas. Essa conectividade fez surgir novos estudos, sobretudo em áreas que clamavam por essa ligação. A idéia interdisciplinar surgiu no período em que o mundo conheceu as redes sociais e a globalidade.

A transdisciplinaridade veio para acabar com os limites entre disciplinas fazendo com que fosse axiomaticamente ligadas entre si, mais do que isso a educação passa a buscar a compreensão do significado da vida já que eliminou as barreiras entre ciência, filosofia, arte e tradução espiritual.

Até o surgimento do pensamento transdisciplinar, a educação era restringida a conceitos pré determinados e incontestáveis. Conceitos esses que não se conectavam. A abertura para novos pensamentos e criações deu a oportunidade de crescimento intelectual, ético e moral aos educandos e educadores.

A transdisciplinaridade estabelece um conjunto de práticas e deve-se ter curiosidade para conhecer idéias e propostas novas, fazer de maneira democrática o melhor para determinada situação e, claro, deve-se ser,saber e fazer.

3. Projeto pedagógico elaborado a respeito de um desafio cotidiano à prática docente:

Nome do Projeto: “Em dentes saudáveis não entra cáries!” – Higiene bucal para educação infantil.

Público-alvo:

Crianças de dois á cinco anos de idade, alunos participativos e com grande interesse nas atividades propostas.

Justificativa/ fundamentação teórica:

Grande número de pessoas desconhecem que cuidar dos dentes desde a infância tem um efeito muito importante, atitudes e hábitos adquiridos na infância relativos aos dentes, são críticos para uma boa saúde oral e também de todo o organismo no decorrer da vida.

Para desenvolver o habito e a qualidade dos dentes, é necessário conhecer todos os mecanismos hoje existentes para a saúde bucal, sendo que com o passar dos anos, o acesso aos cuidados bucais estão se tornando mais fáceis, seja pelas clinicas particulares ou até mesmo postos de saúde.

Um dos principais motivos que levou a população a procurar com mais freqüência os projetos de higiene bucal, foram:

• Informações nas escolas municipais e particulares;

• Pelas mídias faladas e escritas e de telecomunicações.

Outro ponto importante para o acesso da população nesses últimos dez anos, foi que os produtos e equipamentos dentários que eram importados, começaram a ser desenvolvidos e produzidos no Brasil.

O projeto Higiene bucal para educação infantil, foi uma iniciação da prefeitura municipal da cidade Jundiaí para o ano letivo de 2014, onde todas as escolas municipais e particulares têm o objetivo de passar para seus alunos da melhor forma possível, a importância de um bom hábito bucal.

Objetivo:

• Conhecer a existência de diferentes formas, tamanhos e formações dos dentes;

• Coletar dados por meio de pesquisas e observações;

• Conhecer o que faz bem e o que faz mal para os dentes;

• Desenvolver a capacidade criadora dos alunos:

• Confeccionar boca gigante, boca maluca, personagens como: escova de dente, creme bucal e fio dental;

• Registrar experiências vividas pelo grupo;

• Desenvolver o auto conceito;

• Apresentar atitude de higiene.

Cronograma:

O projeto tem como duração de aproximadamente um bimestre, tendo em média 50 minutos para desenvolver cada atividade proposta.

I. Desenvolvimento/Ações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com