TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Técnicas De Negociação Etapa 1 E 2

Exames: Atps Técnicas De Negociação Etapa 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Uma reflexão sobre a abordagem sistêmica na negociação

A negociação está ligada com as teorias dos sistemas (TS), e sendo assim desde 1980 os autores vem com visão diferente na definição do termo NEGOCIAÇÃO.

Abaixo segue dois autores selecionados:

• Nierenberg (1981) – Negociação é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes.

• Kozicki (1998) – Negociação é a arte de se alcançar um acordo, resolvendo as diferenças por meio do uso da criatividade. Envolve dois lados tentando chegar a um acordo, uma solução que, idealmente, deixará ambas as partes felizes – a clássica solução ganha-ganha. E com isso sabemos que a negociação está presente nas situações mais comuns de nossas vidas. Negocia-se nos relacionamentos sociais, em clubes, com prestadores de serviços, nos condomínios, etc. Nestes ambientes, são encontrados os mais diversos tipos de situações que requerem, em todos os momentos, que as pessoas realizem negociações.

O sucesso na negociação é 20% de inspiração, 80% de transpiração e muita vontade das partes envolvidas.

Etapa 2

O processo de negociação e a importância da comunicação na negociação

A negociação é um fato diário e inevitável na vida de todo o ser humano. Ela é produto de uma situação contraditória, em que é necessário tomar uma decisão sobre algo em que os direitos de outros estão envolvidos. Negociar não significa enfrentamento, mas harmonização de uma situação entre as partes, para que todos os envolvidos possam obter benefícios.

Pode-se perceber que a negociação é o processo de comunicação bilateral como objetivo de alcançar uma decisão compartilhada. Negociar significa persuadir. Além do mais, negociar significa que ambas as partes devem sentir-se satisfeita com o resultado final ou ganha- ganha. A negociação é um repertório de comportamentos que inclui comunicação, marketing, psicologia, sociologia, firmeza e administração de conflitos. Sobretudo significa ter nítida compreensão das próprias motivações e da outra pessoa.

Para uma boa negociação é preciso de algumas habilidades necessárias como, por exemplo:

Planejar: Quando se participa de um evento sujeito a negociação, faz-se necessário desprender parte do tempo a estudar e entender as variáveis que possam vir a interferir na mesma.

Comunicação: Na medida em que você ouve atentamente e sem interrupções habilita-se para decodificar a mensagem do outro lado e obter informações que poderão ser úteis ao processo.

Espírito negociar: É primordial ter em mente que por mais difícil pareça um acordo sempre haverá a possibilidade de alternativas.

Objetivo: Uma vez buscados com legitimidade, os objetivos deverão buscar sempre o ponto máximo, pois ao lutar-se por mais em uma negociação pode-se obter mais.

Paciente: Estando com um bom planejamento pode-se torna o processo mais produtivo sem necessitar ser refém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com