TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps pcp

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

LOGÍSTICA

Alessandro Rogério de Souza Feitosa...... RA: 8830407820

Matheus Nogueira Medeiros....................RA: 9861499519

Naiara Dos Santos Américo.....................RA: 9911166849

Nathan NaanSorrentino da Silva.............RA: 9025437418

Wendel Alves dos Santos........................RA: 9911166879

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Disciplina: Planejamento e Controle de Produção

São Paulo, 30 de março de 2015

INTRODUÇÃO

Em nossa rotina nosso dia a dia estamos sempre nos deparamos com projetos do que vamos realizar na semana ou no final de semana se programando com o que temos que pagar e o que temos para gastar. Com este trabalho vimos que com as organizações, um produto vendido, uma prestação de serviço, precisa ser organizado, usufruindo da tecnologia uma grande aliada em nossa modernidade. Para organizar o que produzir contando com o planejamento e controle da produção, executando o que foi determinado utilizando os recursos de maneira correta, evitando desperdícios, corrigindo as falhas e chegando a resultados totalmente satisfatórios.. As organizações existem para produzir algo e disponibilizá-lo para a sociedade elas podem ser classificadas por sua propriedade, tamanho e seu tipo de produção Classificação quanto a propriedade decide a quem pertence o poder de comando e decisão. São classificadas em empresas estatais; empresas privadas; empresas mistas. Classificação quanto ao tamanho, o tamanho representa o porte da empresa e o volume de recursos que ela dispõe para suas atividades. São classificadas em Empresas grandes; Empresas Médias e Empresas pequenas. Classificação quanto ao tipo de produção refere se a quanto e ao que produzem e são classificadas em empresas primárias ou extrativas; empresas secundárias ou de transformação; empresas terciárias ou prestadoras de serviços Mercadorias e Serviços. Utilizando o Planejamento e Controle da Produção, alguns dos resultados encontrados são: Alto índices de produtividade e qualidade; Menor índice de falhas; Menor custo de produção; Facilidade em atingir metas e objetivos; Decisões mais acertadas; Melhor gerenciamento dos recursos disponíveis; Melhor fluxo de informações; Compatibilização dos diversos setores da empresa; Maior satisfação do cliente. A empresa produz com maior perfeição, rapidez e menor custo, com maior lucratividade. O planejamento e o controle são essenciais para uma organização produtiva, pois qualquer operação requer planos e controle para alcançar os objetivos com qualidade e no prazo estipulado. É utilizado desde antes do processo de produção até a sua conclusão. Os tipos de planejamento e controle utilizados pela indústria estão: planejamento e controle de capacidade produtiva, de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just in time, de projetos e planejamento e controle de qualidade.

PLANEJAMENTO CONTROLE DE PRODUÇÃO E SUA IMPORTANCIA.

No mundo globalizado em que vivemos, as empresas precisam planejar antecipadamente e controlar de forma adequada sua produção, a fim de se atingir os seus objetivos. Para isso acontecer, a empresa necessita de duas palavras que fazem toda a diferença na gestão de qualquer empresa quando aplicadas da forma correta; eficiência e eficácia.

Eficiência acontece quando se utilizam adequadamente os recursos, e está diretamente ligada aos métodos, normas, procedimentos e programas. Já a eficácia acontece quando se pretende alcançar os objetivos propostos pela empresa, ou seja, está relacionada aos fins.

 Para se ter sucesso no mercado competitivo em que nos deparamos, essas duas palavras precisam andar juntas, lado a lado, pois tem empresas que são eficientes, mas não são eficazes e vice versa.

Chegando agora ao centro deste trabalho, vamos ver o conceito de PCP. De acordo com Chiavenato “O planejamento está voltado para a continuidade da empresa e focaliza o futuro. Sua importância reside nisto: sem o planejamento a empresa fica perdida no caos”. Convenhamos que qualquer empresa que produza ou que preste serviço precisa de um bom planejamento para conseguir chegar aonde se quer, determinado primeiro o que se deve fazer, quando fazer, quem deve fazê-lo e de que maneira. Do outro lado da moeda, temos o controle; onde consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da melhor maneira possível. Verifica-se se tudo está sendo feito dentro do que foi planejado e organizado, conforme as ordens, a fim de corrigir os erros e desvios, assim evitando sua repetição. “O planejamento constitui a primeira etapa do processo administrativo e o controle, a última”. (Chiavenato, 2004).

 No caso da produção, o PCP planeja e controla as atividades produtivas da empresa. O PCP atua antes, durante e depois do processo produtivo, ele se inter- relaciona com várias áreas da empresa; engenharia industrial, suprimentos, compras, recursos humanos, financeiro, vendas e produção. O desempenho do PCP impacta diretamente o desempenho da manufatura e caracteriza-se pelos seguintes objetivos de desempenho, custo, qualidade, velocidade, pontualidade e flexibilidade. Cada sistema de produção exige um sistema específico de PCP; aos quais são: Produção sob encomenda: A empresa apenas produz após ter efetuado um

contrato ou pedido de venda de seus produtos. É a encomenda ou o pedido efetuado que vai definir como a produção deverá ser planejada e controlada. Produção em lotes: A empresa produz uma quantidade limitada de um tipo de produto de cada vez. Essa quantidade limitada é denominada lote de produção. Produção contínua: A empresa produz um produto em ritmo acelerado, durante longo tempo e sem nenhuma interrupção ou mudança. “As decisões do sistema de PPCP ocorrem em diferentes horizontes de tempo e períodos de replanejamento, bem como consideram diferentes níveis de agregação da informação. Estas decisões podem ser classificadas em três níveis - planejamento de longo, médio e curto prazo - e controle.”

No mundo atual nada mais pode ser por caso ou no improviso, desde curto, médio e longo prazo deve ser planejado, como por exemplo, fazer um investimento, reformar uma casa precisamos nos preparar com o que sera gasto com materiais com mão de obra e acabamento para o novo para o futuro, pois ele é incerto. O mesmo deve ser feito em uma Indústria, em uma fabrica de produção. Conforme o vídeo indicado nos Atps pode ver de forma clara e simples quais as razões e os benefícios que o planejamento nos traz. No Primeiro exemplo, uma empresa fictícia que atuava no ramo de produção de brinquedos e o produto em questão era um modelo de boneca, onde estavam com baixa produtividade, muitos produtos com má qualidade que acabavam se tornando descarte e o atraso das entregas das mercadorias, que acabavam prejudicando seus clientes, que não podiam cumprir com seus compromissos e a imagem da própria empresa. Foi visto pelo diretor da empresa essa deficiência na linha de produção, e o primeiro passo foi reunir os responsáveis de empresa para saber o que estava acontecendo, e quais as medidas a serem tomadas para resolver o problema. E para identificar o que estava gerando estes transtornos foi preciso ir à linha de produção para saber algumas respostas, como: Quanto produziu por dia? Como produzimos? Em quanto tempo? Quanto gastou para produzir um produto? Qual a qualidade total dos produtos? Como aumentar a produção do produto sem prejudicar a qualidade Ou seja, ter o controle total da produção!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com