TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps técnicas de negociação

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.427 Palavras (14 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Técnicas de Negociação

Profª.EaD Karem G.Rojas

Tutora a distância Profª. Esp.Michele Braz Simões

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Aylla Ferreira Vaz – 4997023864 – Tecnologia em Recursos Humanos

Gerlan Andrade Veiga – 6948457271 – Tecnologia em Recursos Humanos

Marisa Sá Oliveira – 6748355785 – Tecnologia em Recursos Humanos

Renata Souto Vellasco – 6944449339 – Tecnologia em Recursos Humanos

Welingda Lopes Santana – 6947462613 – Tecnologia em Recursos Humanos

Valparaíso de Goiás/ GO

2013

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

O planejamento estratégico de negócios é uma ferramenta que oferece confiabilidade e informações para análises financeiras e de mercado, possibilita ao empreendedor uma inserção sobre o futuro dos negócios.  Um bom planejamento orienta e coordena a empresa, para que o empreendedor siga corretas ações, como também não ultrapasse os limites financeiros e operacionais. Sua importância esta voltado ao senso de avaliação e viabilidade mercadológica. Não existe negociação eficiente sem ferramentas fundamentais que elevam ao sucesso, tais como planejamento e informação.  Ao se adequarem aos planejamentos de negócios, eis que surgem as questões éticas da negociação como comparativo competitivo organizacional. O mercado indiretamente induz as empresas a inovar seus modelos de gestão.

As normas éticas possuem como pressuposto as normas morais. A ética estabelece normas de condutas as quais são destinadas a regular os atos humanos tendentes à consecução dos fins a que se propõe. O não cumprimento destas regras acarreta a cominação de sanções. As normas éticas formam a base subjetiva e desta forma exercem total influência na tomada de decisão na realização dos negócios sociais.  Condutas comportamentais que sejam pautadas no bom senso, transparência e verdade, e que visem afastar conflitos e desvios éticos, devem ser incentivadas e adotadas a qualquer circunstância.

Alguns problemas de condutas destacam-se mais comuns sendo: Não descrever a situação de forma adequada, procurando fatos e coletando informações necessárias para se definir adequadamente a situação problema, ou seja, o que se está negociando; Optar por uma alternativa de solução sem antes formular um número adequado de possibilidades. Lembre-se: a melhor solução de que se dispõe é tão boa quanto à melhor alternativa formulada; Acreditar que exista uma solução sem pontos negativos; Não planejar adequadamente a implantação da decisão tomada, estabelecendo mecanismos de controle.

O Filme “A negociação” relata fatos de um cotidiano, utilizando arbitragens e técnicas específicas para concretizar uma negociação. Uma das técnicas usadas é o planejamento com ênfase na ótica sistêmica. O filme utiliza processos de negociações, comunicação e tempo. Com sua sinergia e habilidades desenvolvidas através de buscas alternativas utilizando critérios objetivos estabelecendo sempre parâmetros para finalizar a negociação de modo positivo para ambas as partes. Os envolvidos ao filme foram peças fundamentais a desvendar os mistérios da máfia. A presença da comunicação, clareza dos atos, apresentação de fatos foram fundamentais para o fim da negociação. No geral, destaca-se por sua complexidade de componentes necessários para uma negociação. Ressalta-se que os prováveis motivos levados ao crime eram baseados na insatisfação de suas remunerações.  

A discussão sobre salário começa na primeira conversa que se tem com o selecionador, o profissional de RH vai querer saber quanto você quer ganhar ou quanto ganhava no ultimo/ atual emprego e estará analisando seu perfil e pretensão salarial.
Quando perguntado sobre quanto quer ganhar, muitas pessoas relutam em falar na importância do dinheiro, é preciso ser sincero no quanto a questão salarial é importante sem deixar de salientar outras coisas, como a oportunidade de estar trabalhando naquela empresa.

Antes de argumentar é essencial conhecer o mercado externo e interno, estar diante das tendências socioeconômicas, culturais e políticas que poderão auxiliar no resultado, saber o momento ideal para cada negociação. Pedir um aumento razoável além do esperado previne uma contraproposta indesejada. Apresentar / ouvir vantagens que poderão ser melhores que um aumento salarial.

Alguns argumentos são essenciais como terminar a conversa expressando desapontamento, mas nunca ameaçando nem tratando a questão como se fosse a ultima. Demonstrar a insatisfação deixando um suspense. Numa negociação de aumento, mesmo que uma alteração salarial não seja possível, pelo menos haverá a possibilidade de conseguir vantagens.  

ANEXO 1

Há uma grande literatura relacionada ao tema Negociação. A palavra de origem latina, negotiatus, que significa “cuidar dos negócios” para alguns autores denomina-se como “Um processo de comunicação interativo, no qual duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação, para atender a seus interesses” (Francisco Bernabeu) bem como “Um campo de conhecimento e empenho que visa à conquista de pessoas de quem se deseja alguma coisa.” (H. Cohen), para Sebeniua e Lax - 1987, a negociação é a possibilidade de se fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta; por outro lado, não deverá ser surpresa caso de não-negociação provem ser o meio superior de realizar algo.

A negociação assim por sua vez, se refere no envolvimento de duas ou mais pessoas que visam um entendimento entre as partes seja de modo simples ou complexo a fim de sanar suas reais diferenças. Pode ser praticado no âmbito pessoal ou profissional, seu processo são a interação de ambas as partes com condições semelhantes buscando resolver diferenças na obtenção de um acordo. O negociador precisa encontrar meios para alterar a expectativa do outro. Cada negociador com suas necessidades insatisfeitas apresentam recursos e habilidades para conduzir e estruturar a negociação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (236.9 Kb)   docx (419.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com