TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atv Comunicação E Expressão Anhembi Morumbi

Ensaios: Atv Comunicação E Expressão Anhembi Morumbi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  10.430 Palavras (42 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 42

Pergunta 1 0,2 em 0,2 pontos

A expressão humana não se limita apenas aos códigos verbais; com as palavras descrevemos grandes paisagens, a musicalidade dos ruídos, prazerosos sabores, odores surpreendentes e rugosas superfícies.

A afirmação acima é:

Resposta Selecionada: Verdadeiro

Resposta Correta: Verdadeiro

Comentários: A afirmação é verdadeira porque as palavras são utilizadas para descrever as experiências humanas e a musicalidade, os odores e sabores podem passar pela descrição puramente verbal.

Pergunta 2 0 em 0,2 pontos

Leia o texto abaixo e selecione a alternativa correta:

15/08/2008 - 18h28

Filha de Heath Ledger receberá pagamento por papel inacabado do ator

Washington, 15 ago (EFE) - Os atores Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law, que concluirão o papel iniciado por Heath Ledger no filme "The Imaginarium of Doctor Parnassus", doarão seus salários à pequena Matilda, filha do ator.

Segundo a imprensa local, o trio de atores quer se assegurar de que Matilda, que tem apenas dois anos, tenha um respaldo econômico, já que Ledger deixou todo o dinheiro para o pai.

As três páginas do testamento do jovem ator, depositadas em um tribunal de Manhattan, foram redigidas em abril de 2003, quando ele completou 24 anos e ainda não tinha conhecido a atriz Michelle Williams, que pouco depois se tornaria a mãe de sua filha.

Ledger, indicado ao Oscar por seu papel de cowboy homossexual em "O Segredo de Brokeback Mountain" (2005), foi achado morto em janeiro em seu apartamento de Nova York por uma overdose acidental de medicamentos.

Após o impacto inicial da notícia, Ledger voltou a ser notícia pelo brilhante papel que desempenhou em "Batman - O Cavaleiro das Trevas", no qual interpreta o "Coringa", atuação que, segundo os especialistas, pode lhe valer uma indicação póstuma ao Oscar.

Depp, Farrell e Law interpretam diferentes versões de "Tony", um misterioso personagem que se une a uma aventura fantástica para resgatar a filha do Dr. Parnassus.

O diretor do filme, Terry Gilliam, disse que "é extraordinário e maravilhoso" que os três atores tenham decidido doar o dinheiro à Matilda.

(http://cinema.uol.com.br/ultnot/2008/08/15/ult2610u235.jhtm)

Resposta Selecionada: A situação descrita é faz uso de aspectos sentimentais, por isso a função de linguagem predominante é a EMOTIVA.

Resposta Correta: Pelo fato de apresentar informações sobre um fato, a função predominante deste texto é a REFERENCIAL.

Comentários: A função predominante neste texto é a REFERENCIAL por apresentar informações sobre um fato divulgado na mídia sem envolvimento pessoal do jornalista. Se o texto estivesse em primeira pessoa, como um relato subjetivo sobre o assunto, teríamos a função EMOTIVA OU EXPRESSIVA; se houvesse a tentativa de manter o canal de comunicação aberto, neste caso o jornal eletrônico, a função predominante seria a FÁTICA.

Pergunta 3 0,2 em 0,2 pontos

O ser humano tem um grande e complexo aparato para perceber o mundo que o cerca. A linguagem não verbal é mais forte e há dificuldades para a compreensão da linguagem verbal. Podemos afirmar que linguagem verbal é:

Resposta Selecionada: Todo e qualquer texto que utilize a palavra como meio de transmissão de mensagem.

Resposta Correta: Todo e qualquer texto que utilize a palavra como meio de transmissão de mensagem.

Comentários: Linguagem verbal é aquela que utiliza a PALAVRA para transmitir uma mensagem. O uso da ‘palavra’ pode ser pela fala ou pela escrita.

Pergunta 4 0 em 0,2 pontos

O conceito de SIGNO estudado é composto de significante + significado. Podemos dizer que significado é:

Resposta Selecionada: Junção de fonemas que forma palavras.

Resposta Correta: Elemento mental ao qual é atribuído um significante.

Comentários: Qualquer signo é composto por significado e significante. ‘Significado’ é o aspecto mental e o ‘significante’ é a materialização da idéia, do significado.

Pergunta 5 0 em 0,2 pontos

As funções da linguagem são designações dadas aos diferentes papéis que um ato comunicativo pode ter em uma determinada situação de comunicação. Dentre as funções estudadas, a poética é aquela que:

Resposta Selecionada: o aspecto central desta função é o receptor para quem a mensagem é transmitida. É ele o responsável pela interpretação poética de um texto.

Resposta Correta: É centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. É afetiva, sugestiva, conotativa e metafórica. Valorizam-se as palavras, suas combinações. É a linguagem figurada apresentada em obras variadas, como as literárias, letras de música, em algumas propagandas etc.

Comentários: A FUNÇÃO POÉTICA DA LINGUAGEM tem a mensagem como aspecto central. Não está presente apenas em textos poéticos, mas é característica de qualquer texto criativo.

Atividade 02

Pergunta 1 0,1 em 0,1 pontos

Ao ler uma frase como "No verão passado, quando estivemos na capital do Ceará Fortaleza, não pudemos aproveitar a praia, pois o frio era tanto que chegou a nevar"

Esse texto é coerente. A afirmativa está:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com