TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Ensaios: Auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  1.448 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA I – INVESTIGAÇÃO / PESQUISA DE INFORMAÇÕES

01 – O que é Auditoria Contábil?

A auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada. Além de ser uma técnica contábil, a auditoria também pode ser entendida como um ramo da Contabilidade.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Auditoria_cont%C3%A1bil – auditoria contábil 05/05/13

02 – Quais os objetivos da Auditoria?

A auditoria tem por objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Auditoria_cont%C3%A1bil – auditoria contábil 05/05/13

03 – Quais empresas são obrigadas a passar pelo procedimento da Auditoria?

Por lei, estão obrigadas passar pelo pelo procedimento da auditoria, as empresas e instituições:

• Entidades de Fins Filantrópicos (art. 5° Decreto n° 2.536 de 06/04/98);

• Sociedades de Investimento;

• Empresas de Leasing ou Arrendamento Mercantil;

• Empresas que obtenham o apoio financeiro do BNDES;

• Sociedades Seguradoras;

• Empresas Beneficiárias do FINOR;

• Companhias Abertas (art. 26 lei n° 6.385 de 07/12/76);

• Companhia Fechadas de Grande Porte (Lei 11.638/07);

• Sociedades, empresas e instituições que integram o sistema de distribuição e intermediação de valores mobiliários (art. 26 lei n° 6.385 de 07/12/76), (bancos, consórcios, factoring, etc.).

Fonte: http://www.sergeco.com.br/artigos/Auditoria_Contabil_Como_e_Por_Que.pdf - Quem é obrigado a passar pela auditoria

04 – Como é caracterizada a auditoria independente?

A auditoria independente é uma atividade que utilizando-se de procedimentos técnicos específicos tem a finalidade de atestar a adequação de um ato ou fato com o fim de imprimir-lhe características de confiabilidade.

Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/auditoria.htm – caracterização auditor independente

05 – Quem pode exercer a função de auditor independente?

Poderá exercer a profissão de auditor independente o profissional com formação acadêmica em Ciências Contábeis - Ensino Superior, inscrito no CRC (após exame de suficiência) poderá auditar e emitir o PARECER das empresas que:

• Negociam em Bolsa de Valor (as chamadas de Capital Aberto).

• São chamadas Instituições financeiras (Bancos, Seguradoras, Consórcios, Corretoras de Títulos e Valores, as quais são regulamentadas e fiscalizadas pelo Banco Central e Susep).

• São Planos de saúde, regulamentados pela ANS.

• Sociedades sem fins lucrativos, a partir de determinado valor de arrecadação.

• As empresas e instituições acima só podem ser auditadas por Contador, inscrito na CVM - Comissão de Valores Mobiliários.

Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/auditor.htm - quem pode ser auditor independente

06 – Quais os tipos de auditoria existentes e quais as suas diferenças?

As auditorias podem ser classificadas em: auditoria externa e auditoria interna. Enquanto a primeira é realizada por um profissional sem vínculos empregatícios com a empresa, a segunda é feito por um profissional da própria empresa com o propósito de monitorar e avaliar os controles internos. Atualmente, a auditoria externa se distribui em diversas áreas de gestão, havendo várias ramificações: auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstrações financeiras, auditoria jurídica, auditoria contábil, etc. Os profissionais de auditoria de demonstrações financeiras são certificados e devem seguir rigorosas normas profissionais nos Estados Unidos e em diversos outros países, inclusive no Brasil.

07 – Quais as etapas da auditoria independente?

Pode-se estruturar a auditoria em três grandes etapas. A primeira etapa é quando da avaliação para a contratação dos serviços, na qual devem ser levantadas as informações necessárias para conhecer o tipo de atividade da empresa. A segunda etapa é a elaboração do planejamento em que o auditor define o seu plano de trabalho e o detalhamento dos procedimentos de auditoria a serem aplicados. É nesta etapa que o auditor estabelece a estratégia geral dos trabalhos a executar na empresa ou na área a ser auditada, elaborando o plano a partir da contratação dos serviços, estabelecendo a natureza, a oportunidade e a extensão dos exames, de modo que possa desempenhar uma auditoria eficaz. E a terceira etapa, o parecer final do auditor, que é o relatório técnico da opinião formada por esse profissional, fundamentada nos documentos e nas evidências apuradas bem como arquivadas através dos papéis de trabalho, nos quais se verificará o que foi feito e como foram feitos os trabalhos.

Fonte:http://concursospublicos.uol.com.br/aprovaconcursos/demo_aprova_concursos/auditoria_03.pdf - quais as etapas da auditoria independente

08 – O que são controles internos?

Controle Interno é o conjunto de procedimentos, normas e objetivos estabelecidos pela Administração da Empresa com o objetivo de cumprir a política administrativa da organização e proporcionar confiança no que diz respeito à eficácia e eficiência dos recursos.

Os meios de controle incluem as formas de organização, instruções, padrões, comitês, planos de contas, orçamentos, relatórios, registros, projetos, inventários, treinamentos, entre outros.

O Controle Interno também deve verificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com