TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Artigos Científicos: Auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  2.887 Palavras (12 Páginas)  •  1.147 Visualizações

Página 1 de 12

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

WEB AULA 3

Unidade 1 - AUDITORIA, SUA ORIGEM E SEUS CONCEITOS.1

APRESENTAÇÃO

Seja bem vindo à disciplina de auditoria. Convido você a sair um pouco da rotina das empresas comerciais, amplamente estudadas nas disciplinas do curso de ciências contábeis, para, agora, conhecer um dos ramos de atividades no qual nós, contadores, podemos atuar no mercado de trabalho. Esta disciplina trará uma série de informações sobre o tema com o intuito de agregar conhecimentos e fortalecer outros conteúdos já vistos durante nosso curso.

Caros Alunos, dentre as áreas de atuação do contador, temos a auditoria. A figura do auditor, muitas vezes, impõe certo terror para aqueles que são auditados, pois num primeiro momento a auditoria através de suas técnicas tem como características examinar documentos a fim de obter informações e confirmações, objetivando mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis deles decorrentes. Antes de iniciarmos nossa disciplina, pergunto: Você saberia dizer a origem da Auditoria? Sim? Não? Portanto, é justamente sob esse foco que iniciaremos nossos estudos.

Vamos ao trabalho!

Inicialmente, vou comentar sobre a origem da Auditoria. Muito bem. A prática da auditoria surgiu no século XV ou XVI, na Itália. Os precursores da contabilidade são os italianos, não sem razão, visto que o clero dessa época era o responsável pelos principais empreendimentos estruturados da Europa moderna ou medieval. O reconhecimento oficial da prática de auditoria também ocorreu na Itália (Veneza), onde em 1581 foi constituído o primeiro Colégio de Contadores, em cuja admissão o candidato deveria completar aprendizado de seis anos como contador praticante e submeter-se a um exame. Primeiramente, os trabalhos realizados como auditoria eram bastante limitados, restringindo-se, em regra, à verificação dos registros contábeis, que visavam à comprovação de sua exatidão. Com a evolução da Ciência Contábil, que se tornou imprescindível às administrações das empresas, desenvolveu-se também, de forma notável, a técnica de auditoria, a ponto de hoje não ser um instrumento de mera observação, estático, mas também de orientação, de interpretação e de previsão de fatos, tornando-se mais dinâmica. Ainda em constante evolução, a técnica de auditoria é utilizada como peça importante na tomada de decisão pelos gerentes e/ou gestores privados e públicos.

Convido vocês a assistirem a este vídeo sobre a origem da Auditoria:

Muito bem, falamos sobre a origem da Auditoria e agora veremos

seus conceitos e classificações. Acompanhe!

Atualmente, Auditoria pode ser definida como o levantamento, o estudo e a avaliação sistemática de transações, procedimentos, rotinas e demonstrações contábeis de uma entidade, com o objetivo de fornecer aos seus usuários uma opinião imparcial e fundamentada em normas e princípios sobre sua adequação.

Com base na definição conceitual de auditoria, é possível classificá-la em dois tipos: a operacional e a contábil. Vamos diferenciá-las!

A auditoria operacional consiste em revisões metódicas de programas, organizações, atividades ou segmentos operacionais dos setores público e privado, com a finalidade de avaliar e comunicar se os recursos da organização estão sendo usados eficientemente e se estão sendo alcançados os objetivos operacionais.

A auditoria contábil, por sua vez, pode ser definida como o levantamento, o estudo e a avaliação sistemática de transações, procedimentos, rotinas e demonstrações contábeis de uma entidade, com o objetivo de fornecer aos seus usuários uma opinião imparcial e fundamentada em normas e princípios sobre sua adequação.

Ora, e como podemos classificar a Auditoria quanto às suas

formas de realização e objetivos? Vamos ver!

Quanto às formas de realização e aos objetivos pretendidos com os exames, encontram-se diversos tipos de auditoria, dos quais os mais comuns são:

A Auditoria na Área Contábil. Como vimos, é aquela realizada junto a área contábil e tem por objetivo identificar a adequação dos registros e procedimentos levados a efeito na empresa, a qualidade dos controles internos existentes, a observação das normas e regulamentos traçados pela administração, bem como a avaliação da correta aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade. Dentro dessa área, cabem as seguintes avaliações e exames: exatidão, fidedignidade, justeza, tempestividade da apresentação e da publicação das Demonstrações Contábeis, de qualquer relatório formal ou institucional, de natureza orçamentária, financeira, contábil ou tributária; fidedignidade, integridade, adequação, confiabilidade e utilidade dos registros orçamentários, financeiros, econômicos e contábeis; correção, eficácia e adequação dos controles da guarda, da divulgação, do arquivo, dos meios de consulta e da informatização da documentação pertinente à área contábil, bem como das formas de identificação, classificação, comunicação e divulgação das respectivas informações; adequação e eficácia dos controles, registros e meios de proteção dos ativos e da comprovação de sua existência real, utilidade, ociosidade e economicidade, bem como a comprovação da autenticidade dos passivos; eficiência, eficácia e economicidade na utilização de recursos e na administração contábil financeira e tributária de fundos e programas; cumprimento das políticas, procedimentos, normas legais e regulamentos, metas e objetivos compreendidos na área auditada; exame e avaliação das aplicações de recursos, observando o cumprimento de normas legais, institucionais e aspectos contratuais pertinentes; avaliação do alcance dos objetivos das operações financeiras, investimentos, imobilizações, obrigações, despesas, receitas, fundos e programas, etc.; exame e avaliação das fontes de recursos, observando os aspectos econômicos acerca da tempestividade de sua aplicação; exame e avaliação da rentabilidade das aplicações e sua contribuição na formação do resultado da empresa; transparência, adequação e tempestividade das informações, particularmente em relação aos Princípios Fundamentais de Contabilidade; emissão de opinião sobre as Demonstrações Contábeis, fundos e programas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com