TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Resenha: Auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Resenha  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

Auditoria

Quando se quer testar a eficiência dos bons controles patrimoniais implantados, recorremos a Auditoria que é uma especialização da área contábil. Em todas as atividades empresariais podem ser realizados levantamentos de dados ou Auditorias que visam atestar a eficiência do método que esta sendo utilizado para controlar o patrimônio por exemplo.

Em se tratando de demonstrações financeiras a Auditoria visa atestar a veracidade das informações apresentadas, bem como o método utilizado e a forma de lançamento. Em todas as Auditorias realizadas são levados em conta, tipos de documentos utilizados, registros efetuados, como e por quem são efetuados e se foram lançados corretamente e se os dados obtidos são devidamente utilizados entre outros.

As Auditorias se utilizam de técnicas eficazes que objetivam emitir um parecer sobre como está à saúde financeira ou patrimonial da Empresa, se estão utilizando os métodos adequados ou o que precisa ser feito para melhorar o sistema de trabalho e os resultados da Empresa.

A Auditoria na contabilidade pode ser efetuada por um setor de Auditoria da Empresa ou ser contratada uma Auditoria externa, para fazer avaliações de todos os dados lançados e procedimentos contábeis dentro das normas e legislações vigentes.

Podemos utilizar a contabilidade através de uma Auditoria, para se avaliar procedimentos de contabilidade, registros, sistema interno de controles obedecendo as aplicações das leis e regulamentos que dizem respeito à contabilidade.

Podemos entender Auditoria Contábil como sendo o exame e avaliação dos registros e procedimentos contábeis, sistemática dos controles internos e observação das normas, regulamentos, princípios e legislações aplicáveis no que concernem à contabilidade. Segundo definição do próprio Jund (2002, p. 92):Segundo definição do próprio Jund (2002, p. 92):

A auditoria das demonstrações financeiras destina-se ao exame e avaliação dos componentes dessas demonstrações, no que concerne à adequação dos registros e procedimentos contábeis, sistemática dos controles internos, observância das normas, regulamentos e padrões aplicáveis, bem como a aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade.

Entendemos que a Auditoria nos auxilia a controlar todo o sistema de uma Empresa, Corrige os erros, detecta fraudes, corrige distorções, aponta os pontos fortes e fracos da organização. Mantém a Diretoria e Presidência da Empresa atualizada sobre os acontecimentos.

Auditoria Interna

As Empresas que possuem um setor de Auditoria, normalmente é subordinada a uma Diretoria ou até mesmo ao presidente da Empresa.

Quando existe Auditoria interna, a tendência é que a Empresa seja mais organizada, pois pode haver um calendário de levantamento de dados rotativos, além das atuações esporádicas de acordo com as necessidades de se apurar algumas irregularidades que estejam ocorrendo em um determinado momento.

A Auditoria interna tem como objetivo principal auxiliar e informar principalmente Diretorias e ou Gerências sobre as analises ou resultados efetuados em um setor ou toda a Empresa.

É muito importante a atuação da Auditoria pois podem descobrir erros graves que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com