TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Artigos Científicos: Auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/1/2015  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  1.855 Visualizações

Página 1 de 2

CASO A

Abel trabalha em um conglomerado financeiro. Ele é contador da Distribuidora de Títulos “Zilênia”. A empresa de auditoria independente “Correta” acaba de ganhar a concorrência para auditar o Conglomerado. Abel foi escalado pela Zilênia para acompanhar os trabalhos da Correta, providenciando documentos solicitados e esclarecendo procedimentos. Os sócios da empresa de auditoria estão em dúvida se a presença de um funcionário da instituição auditada, junto a sua equipe de auditores, pode ser considerada falta de ética.

Discussão

Do ponto de vista da ética profissional, Abel pode participar dos trabalhos de auditoria, sem tirar a independência da Correta com relação ao Conglomerado. A Correta usará os serviços do Abel tal qual usaria aqueles de um auditor interno, não se configurando falta de ética.

Análise:

-Na sua opinião qual deveria ser a posição da Empresa de Auditoria independente “Correta”, ao utilizar os trabalhos de Abel (Contador da Zilênia) nos exames de acompanhamento e de auditoria?

-Estão sendo preservadas as condições éticas pelos Auditores?

CASO B

A firma de auditoria EQUIPE opera no mercado nacional há 22 anos. Tem uma ótima reputação, tendo em sua carteira de clientes diversas instituições de médio e grande porte. A EQUIPE acaba de fazer uma boa proposta de trabalho para Alsônia Silva, controller do EXEMBANK, instituição financeira, cliente da EQUIPE. Os sócios desta empresa de auditoria questionam-se se é correta a contratação, do ponto de vista ético.

Discussão:

À luz da ética profissional, a EQUIPE será considerada independente, se Alsônia estiver claramente dissociada do EXEMBANK no período da contratação. A referida profissional não deverá ter participado dos serviços de auditoria no período em que tiver recebido a proposta de emprego. Assim, a contratação da controller para o quadro de profissionais da empresa de auditoria é um ato administrativo normal, cabendo à empresa apenas evidenciar a separação de Alsônia Silva dos serviços de auditoria no período da admissão.

Análise:

-Na sua opinião estão sendo preservadas as condições de moral e de ética pela firma de auditoria EQUIPE, diante da EXEMBANK, ao fazer uma proposta para Alsônia Silva, para que a mesma venha a participar dos seus quadros. Comente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com