TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Artigos Científicos: Auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 3

Com base no contexto apresentado, resposta às questões abaixo:

1. Segundo a Norma NBR ISO 10011-1 (Diretrizes para auditoria de sistemas da qualidade - Parte 1: Auditoria) quais os objetivos das auditorias? São realizadas porque razões? Como deve ser o planejamento das auditorias?

No caso de auditoria externa, o principal objetivo é o de emitir uma opinião sobre as demonstrações contábeis da organização em relação aos Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC ́s), Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC ́s) e demais legislações aplicáveis no Brasil.

No caso de auditoria interna, o principal objetivo é o de emitir relatórios que examinam através de exames, a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade.

1.Melhoria das práticas de governança corporativa e correspondente aumento da transparência perante os parceiros: clientes, fornecedores, fontes de financiamento e principalmente os acionistas e “ decision makers”.

2. Decisões gerenciais baseadas em dados validados por terceiros e dentro das melhores práticas contábeis e tributárias.

3. Identificação de potenciais contingências e riscos para a companhia.

4. Identificação de oportunidades para a melhoria dos controles internos, processos, sistemas e procedimentos tributários.

5. Maior agilidade em transações de fusão, aquisição, venda e entrada de um acionista ou investidor.

6. Aderência às exigências de entidades de fomento e mercado de capitais.

O auditor deve planejar seu trabalho consoante as Normas Profissionais de Auditor Independente e esta norma, de acordo com os prazos e os demais compromissos contratualmente assumidos com a entidade.

O planejamento pressupõe adequado nível de conhecimento sobre as atividades, os fatores econômicos, a legislação aplicável e as práticas operacionais da entidade e o nível geral de competência de sua administração.

2. Quais as diferenças entre as normas NBR ISO 10011-1, NBR ISO 10011-2 e NBR ISO 10011-3 para orientação?

3. NBR ISO 10011-1/1993

Diretrizes para auditoria de sistemas da qualidade - Parte 1: Auditoria.

4. NBR ISO 10011-2/1993

Diretrizes para auditoria de sistemas da qualidade - Parte 2: Critérios para qualificação de auditores de sistemas da qualidade.

5. NBR ISO 10011-3/1993

Diretrizes para auditoria de sistemas da qualidade - Parte 3: Gestão de programas de auditoria.

3. De acordo com a NBR ISO 19011 (Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental), qual é a definição de auditoria?

4. De acordo com a NBR ISO 19011 (Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental), quais são os princípios de auditoria?

5. De acordo com a NBR ISO 19011 (Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental), quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com