TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Artigo: Auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

Auditoria Qualitativa Operacional

Na auditoria operacional é comum que o auditado tenha vista do relatório e sobre ele emita pontos de concordância e de divergência. Além disso, nos limites adequados, e de conformidade com técnicas apropriadas, podem ocorrer consultas ao auditado durante as análises. Inserida num contexto de modernização e recomendada pelos cursos de capacitação e atualização, essa auditoria vem sendo difundida para os agentes de controle externo. É adequada para o controle interno e conquista adesismo* preponderante junto ao controle interno. Atinge lentamente outros segmentos da auditoria na medida em que enfrenta resistências diante de estruturas rígidas de poder constituído ou espaço público estatal tido como se particular fosse.

Seus objetivos são vigiar as transações sob as óticas da economicidade, eficiência e eficácia, bem como das causas e efeitos decorrentes e verificar a efetividade de programas específicos diante do posicionamento da entidade no seu ambiente de atuação. Deve repercutir o significado do desempenho obtido diante das metas e de outros desafios estabelecidos nas várias dimensões associadas com a vida humana e com os impactos sobre o planeta.

Tem por obrigações certificar a efetividade e oportunidade dos controles internos e apontar soluções alternativas para melhoria do desempenho operacional, bem como para medir o grau de atendimento das necessidades dos clientes e acompanhar, mediante indicadores do nível de eficiência e de eficácia, o desvio em relação ao padrão-desafio.

Recursos da técnica orçamentária: seleção de amostras para determinadas áreas; apreciação dos desvios reais ou potenciais; avaliação de dados e informação financeira relacionada; identificação de causas e efeitos envolvidos; prova de verificação e confirmação das evidências; recomendações de ordem técnica e moral, além das de ordem normativa; indicadores de qualidade dos líderes no setor; interpretação e avaliação de programas de qualificação; testes sobre resultados desejados versus resultados obtidos; mensuradores da repercussão econômico-financeira; e; impactos mercadológicos e tecnológicos de longo prazo. Por outro lado, do ponto de vista técnico, a auditoria poderá ser definida segundo o entendimento pragmático da entidade e, a partir daí, desdobrada por tipos distintos, como o faz a CGU, que, possuindo foco na modalidade fiscalizadora, enfatiza na sua classificação alguns tipos de auditoria, mediante a instrução normativa na qual se encontra:

A auditoria é o conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito público e privado, mediante a confrontação entre uma situação encontrada com um determinado critério técnico, operacional ou legal. Trata-se de uma importante técnica de controle do Estado na busca da melhor alocação de seus recursos, não só atuando para corrigir os desperdícios, a improbidade, a negligência e a omissão e, principalmente, antecipando-se a essas ocorrências, buscando garantir os resultados pretendidos, além de destacar os impactos e benefícios sociais advindos [...] A auditoria tem por objetivo primordial o de garantir resultados operacionais na gerência da coisa pública. Essa auditoria é exercida nos meandros da máquina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com