TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria regulamentos

Tese: Auditoria regulamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  Tese  •  5.882 Palavras (24 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 24

1) Você deve analisar as seguintes normas:

- NBC TA 505 – Confirmações Externas.

- NBC TA 520 – Procedimentos Analíticos.

- NBC TA 230 – Documentação de Auditoria.

- NBC TA 265 – Comunicação de Deficiências de Controle Interno.

- NBC TA 300 – Planejamento da Auditoria de Demonstrações Contábeis.

- NBC TA 500 – Evidência de Auditoria.

Nessa sua analise você deve considerar aspectos práticos, ou seja, qual é a relevância dessas normas na atuação do auditor na realização do seu trabalho?. Por que o auditor deve obedecer a essas norma? Quais as regras impostas por essas normas que é de difícil utilização por parte do auditor? Impactos dessa norma no contexto geral da auditoria (preço, tempo etc. etc.).

As normas brasileiras de auditoria, são regras ditadas pelos órgãos reguladores da profissão contábil no Brasil e tem por objetivo a regulamentação da profissão e suas atividades, bem como estabelecer diretrizes a serem seguidas pelos profissionais no desenvolver de suas atividades. Desta forma, pode-se dizer que, as normas de auditoria são de extrema importância para o trabalho do auditor, uma vez que são elas que vão dar diretrizes, ou seja, vão nortear os profissionais no desenvolvimento dos trabalhos. As normas de auditoria devem ser seguidas por todos os profissonais para que o parecer de auditoria independente seja elaborado nos parâmetros expostos pelas normas.

Com relação a vales e tempo gasto para a execução das normas de auditoria em uma organização dependerá do ambiente de trabalho, da entidade a ser auditada, pois uma organização de maior porte, com determinadas características, pode demandar um tempo maior para o trabalho, o que consequentemente um custo mais elevado. Outro fator que poderá contribuir para se determinar o tempo de serviços será o acesso facilitado das informações a serem analisadas, o que não exime os profissionais de estarem atentos na aplicação das normas de auditoria.

2) Com relação ao controle interno em uma organização, o auditor deve levar em consideração o ambiente estabelecido para que possa fazer um julgamento adequado na condução e nos reflexos das operações em seu trabalho. Assim:

a) Quais são as finalidades do controle interno?

Segundo o Comitê de Procedimentos de Auditoria do Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados – AICPA, o controle interno compreende o plano de organização e conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotados pela empresa, para proteger seu patrimônio, verificar sua exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela administração.

O controle interno é formado pelo plano de organização e de todos os métodos e procedimentos adotados internamente pela empresa para proteger seus ativos, controlar a validade dos dados financeiros pela Contabilidade, ampliar a eficácia e assegurar a boa aplicação das instruções da direção.

Oliveira (2005, p. 427), explica que controlar é comparar o resultado das ações, com padrões previamente estabelecidos, com a finalidade de corrigi-las se necessário.

O controle interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotados pela empresa para proteger seu patrimônio além de planejar, organizar e supervisionar informações. Por favorecer e auxiliar o processo de gestão das organizações, trata-se de uma ferramenta de planejamento que, além de detectar falhas, ele também as previne. Através do controle interno é possível se ter a certeza acerca da confiabilidade que pode ser depositada nas demonstrações financeiras, garantindo que foram preparadas e elaboradas de acordo com o princípio da contabilidade. O sistema de controle pode evidenciar um conjunto de atividades que envolvam recursos da entidade, salvaguardando o equilíbrio das contas, alertando o surgimento de irregularidades e sanando-as em tempo hábil de forma a permitir uma competente gestão (QUEIROZ; QUIROZ 2007).

b) De quem é a responsabilidade pela implantação e manutenção dos sistemas de controles internos na organização.

O Conselho Federal de Contabilidade, por meio da Resolução n. 820/97, dispõe que o sistema contábil e de controles internos é de responsabilidade da administração da entidade, porém o auditor deverá efetuar sugestões objetivas para seu aprimoramento, decorrentes de constatações feitas no curso de seu trabalho.

c) O que são considerados controles internos na organização.

Segundo Bordin e Saraiva (2005, p. 203), o controle interno representa o conjunto de procedimentos, métodos os rotinas objetivando a proteção dos ativos da sociedade, confiabilidade nos saldos contábeis e auxiliar os administradores na direção dos negócios.

O controle interno tem por objetivo, assinalar as faltas e os erros a fim de que possa ser reparados e evitar a sua repetição, sendo aplicado a as coisas, atos, pessoas (Ibid, p. 203-4).

d) Como o auditor obtém compreensão dos sistemas operacionais de uma empresa.

A rotina da organização, bem como os controles internos e externos de uma entidade, deverá ser mencionado no manual da organização, que deve constar os formulários ref. Os controles, evidências nas execuções dos procedimentos de controles, bem como os procedimentos internos adotados pela entidade. Desta forma, cabe ao auditor analisar os documentos, os ativos da entidade, verificar a segregação de funções e caso ocorra conflitos, averiguar os controles compensatórios, o confronto dos ativos e documentos auxiliares com os registros contábeis.

e) O que diferencia os controles internos administrativos dos contábeis.

Para que uma organização possa se desenvolver de forma satisfatória, o empresário, ou o administrador precisa criar e manter controles administrativos que acompanhem o desenvolvimento da entidade e auxiliem na tomada de decisões.

Os controles administrativos são praticados pelas áreas funcionais da organização, a produção, marketing, finanças, recursos humanos, entre outros. São controles que produzem informações especializadas e possibilitam a tomada de decisões em cada área da organização. Abrangem análises estatísticas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com