TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula 5 Projeto Multidisciplinar Lll

Dissertações: Aula 5 Projeto Multidisciplinar Lll. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 2

Jean Piaget

A teoria de Jean Piaget é subdividida em períodos de acordo com o desenvolvimento biológico da criança, ou seja , por faixa etária de idade.

Segundo Piaget, o primeiro período denominado sensório motor, que ocorre entre 0 e 2 anos, é a fase onde a criança conhece o mundo pela manipulação, ou seja, através do contato com o meio faz descobertas.Fica evidente que nesta fase o desenvolvimento físico acelerado é o suporte para o aparecimento de novas habilidades.

É nesta fase que a criança toma consciência que objetos , mesmo fora de seu campo visual continuam a existir; é também nesta fase que a criança passa das emoções primárias para escolha afetiva de objetos, ou seja , manifesta sua preferência por brinquedos, objetos ou pessoas.

Ainda nesta fase de desenvolvimento, apesar de compreender algumas palavras, a criança só é capaz de falas imitativas.

O segundo período, conhecido por pré-operatório, que ocorre entre os 2 a 7 anos, é a fase onde começa a aparecer a linguagem, que traz transformações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança. O desenvolvimento do pensamento se acelera com o aparecimento da linguagem.

No aspecto afetivo, surgem os sentimentos interindividuais, o mais relevante é o respeito da criança para com os eu ela julga como superiores a ela. Esta fase é marcada pelo egocentrismo intelectual e social.

É nesta fase também que se completa a maturação neurofisiológica, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades, com a coordenação motora fina.

O terceiro período, denominado operações concretas, ocorre dos 7 aos 11 ou 12 anos.

Nesta fase a criança começa a desenvolver a construção lógica, ou seja , estabelece relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes.

Nesta fase o aspecto afetivo também se desenvolve, a criança passa a cooperara mais com os outros, passar a trabalhar em grupo e ter autonomia pessoal.

Surge nesta fase uma nova capacidade mental da criança, denominada operações, isto é, ela consegue realizar uma ação física u mental por um objetivo. ( ex. quebra cabeças para a sua idade, ela consegue no meio do jogo descobrir um erro , desmanchar, concertar e finalizar a brincadeira. )

É nesta fase também que a criança desenvolve a capacidade de reflexão, ou seja , pensar antes de agir.

No aspecto afetivo, se depara com um novo sentimento, a vontade, ela passa a organizar seus próprios valores morais.

O quarto período conhecido como operações formais, a fase da adolescência, entre 11 e 12 anos ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento abstrato. É capaz de lidar com conceitos como liberdade, justiça, etc...

No aspecto afetivo , o adolescente se depara com conflitos. Deseja ser dono de si mesmo, se libertas dos adultos, mas ainda depende deles. Tem enorme desejo de aceitação entre amigos e adultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com