TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar Lll

Monografias: Projeto Multidisciplinar Lll. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  2.820 Palavras (12 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 12

Texto 1: Uma nova cultura de aprendizagem

A prática pedagógica por meio de desenvolvimento de projetos é uma forma de conceder educação que envolve o aluno e o professor.

Trata-se de uma nova cultura do aprendizado, uma mudança radical, onde o responsável poderá desenvolver habilidades de aprender e incorporar as novas tecnologias.

Trabalhar com projetos significa lidar com soluções provisórias, variáveis e conteúdos não identificáveis a priori e emergentes no processo.

O professor que trabalha com projetos de aprendizagem respeita os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos. Ambos são parceiros para planejar, o professor é o consultor, mediador, orientador especialista e facilitador do processo no desenvolvimento pelo aluno, sempre com o diálogo entre ambas as partes, para que o sistema educacional tenha uma mudança significativa.

Texto 2: Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações.

Atualmente, um dos temas que vêm sendo discutidos no cenário educacional é o trabalho com projetos. Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas e descobertas.

O professor também precisa acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, entender seu caminho, seu universo cognitivo e afetivo, sua cultura, história e contexto de vida. Tem que ter clareza na sua intenção pedagógica para saber intervir no processo e aprendizagem do aluno.

O outro aspecto importante é de propiciar relações interpessoais entre alunos e dinâmicas sociais, valores e crenças;

As idéias de projeto envolvem a antecipação de algo desejável que ainda não foi realizado, pensar numa realidade que ainda não acontece.

É necessário compreender que ao trabalhar com projetos as pessoas se envolvem para descobrir ou produzir algo novo, procurando respostas a questões ou problemas reais.

Na pedagogia de projetos é necessário “ter coragem de romper com as limitações do cotidiano”, permitir que o aluno aprenda fazendo e reconheça a própria autonomia naquilo que fez.

Se tratando dos conteúdos, a pedagogia de projetos é vista por seu caráter potencializador da interdisciplinaridade. Estar sempre atento e buscando a compreensão do uso das mídias no processo de ensino.

O compromisso educacional do professor é saber o que, como, quando e porque desenvolver determinadas ações pedagógicas, um projeto que tenha começo, meio e fim.

Texto 3: Repensar as situações de aprendizagem: o fazer e o compreender

Os processos de ensino-aprendizagem ainda são muito baseados na ideia de que o aluno demonstra que aprendeu se ele é capaz de aplicar com sucesso as informações adquiridas. Porém, o fato de ele ser bem-sucedido não significa necessariamente que ele tenha compreendido o que fez. Piaget observou que há uma diferença entre o fazer com sucesso e o compreender o que foi feito.

As crianças precisam ter a oportunidade de refletir sobre os resultados obtidos e de ser desafiada com situações novas, maior é a chance de ela estar atenta para os conceitos envolvidos e, assim, alcançar o nível de compreensão conceitualizada.

Segundo, relações que acontecem no ambiente de aprendizagem devem determinar novos papéis a serem assumidos pelos diferentes profissionais que atuam na escola. Isto significa implantar mudanças na relação entre pessoas e na qualidade das interações que os alunos deverão ter com os objetos e atividades realizadas. Não será mais o fazer, chegar a uma resposta, mas a interação com o que está sendo feito, de modo a permitir as transformações dos esquemas mentais, como foi observado por Piaget.

A solução para uma educação que prioriza a compreensão é o uso de objetos e atividades estimulantes para que o aluno possa estar envolvido com o que faz. Tais alunos e objetos devem ser ricos em oportunidades,que permitam ao estudante explorá-las e, ainda, possibilitar aberturas para o professor desafiá-lo e, com isso, incrementar a qualidade da interação com o que está sendo feito. Uma solução que tem sido bastante explorada atualmente é a educação por meio de projetos educacionais.

Educação por projeto

O desenvolvimento de projetos educacionais como estratégia pedagógica tem sido uma tentativa de tornar a aprendizagem contextualizada no interesse do aluno e relacionada com as situações familiares ao aprendiz.

Projetos inovadores e bem-sucedidos têm ajudado estudantes a estarem mais motivados e engajados no que estão realizando na escola e a aprender de maneira significativa os conceitos envolvidos nestes projetos.

O fato de os alunos estarem desenvolvendo projetos não significa que eles estão construindo conhecimento ou compreendendo o que estão fazendo. Como observado por Piaget, resolver o projeto e atingir resultados satisfatórios não garante a aquisição de conceitos envolvidos no projeto.

Desenvolvimento de projetos e construção de conhecimento

O educador deve estar preparado e saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, para que ele seja capaz de transformar as informações (transmitidas e/ou pesquisa das) em conhecimento, por meio de situações-problema, projetos e/ou outras atividades que envolvam ações reflexivas. O importante é que haja um movimento entre estas duas abordagens pedagógicas de forma articulada, propiciando ao aluno vivenciar o fazer e o compreender e, consequentemente, a (re)construção do conhecimento.

Destacamos a importância da diversidade de práticas pedagógicas, usando diferentes dinâmicas, como meiopara promover a construção do conhecimento pelo aprendiz. Trabalhar com projetos pode constituir-se em um contexto favorável, porém cabe ao professor a tarefa de saber explorar pedagogicamente as potencialidades que o desenvolvimento do projeto propicia e entender que levar a cabo um projeto não significa necessariamente que o aluno construiu conhecimento.

Para tanto, este professor precisa estar preparado para recriar sua prática, articulando diferentes interesses e necessidades dos alunos, o contexto, a realidade e a sua intencionalidade pedagógica. Como educador, ele deve estar consciente da direção que as atividades educacionais devem assumir e que objetivos devem ser atingidos. Isto significa que a prática do professor deve ser orientada por uma pedagogia relacional e muito mais complexa do que simplesmente dizer que é construtivista ou que é baseada no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com