TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar Lll

Ensaios: Projeto Multidisciplinar Lll. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  2.858 Palavras (12 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

Introdução............................................................................................. 05

Primeiro relatório parcial....................................................................... 06

Segundo relatório parcial....................................................................... 09

Definindo o tema gerador para o desenvolvimento de um projeto

educativo ................................................................................................ 11

Definir faixa etária e recursos didáticos para desenvolvimento do

projeto educativo................................................................................... 12

Avaliação pessoal (do grupo) do projeto analisando as possibilidades

de implantação do mesmo ....................................................................... 15

Considerações Finais............................................................................... 16

Referencias Bibliográficas........................................................................ 17

Introdução

Após várias pesquisas, o grupo com base no que foi estudado, elaborou este projeto visando um aprendizado que trabalha os alunos de forma motivadora e prazerosa. Um projeto só é possível com o envolvimento de todos os membros da escola, sempre apontando para o caminho da conscientização de direitos e deveres e a socialização de cada indivíduo, fortalecendo a idéia de cidadania. Este projeto levará os alunos a aprenderem de forma prazerosa, respeitando a cultura e a realidade de seu espaço.

A prática pedagógica realizada através do desenvolvimento de projetos é a maneira de educar envolvendo alunos, professores, todo ambiente de aprendizagem. Este mesmo ambiente promove a interação entre todos desenvolvendo autonomia do aluno e promovendo a construção do saber de maneira autônoma, por meio da busca de informação e compreensão. Fundamenta-se nas idéias piagetianas sobre o desenvolvimento da aprendizagem, em relação mutua com outros pensadores dos quais se destacam: DEWEY,FREIRE e VYGOTSKY, consiste em uma nova pratica, uma nova cultura do aprendizado. Existem diversos tipos de projetos na escola: projeto político-pedagógico, projeto de sala de aula, do professor, dos alunos, de informática, da TV escola, da biblioteca... Por existir vários projetos, nos perguntamos como trabalhar com esta nova forma de ensinar, de interagir com a mídia e conteúdos sempre com um olhar de aprendizagem que constrói. É preciso estar atento as condições de desenvolvimento dos alunos, as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as circunstâncias de sua intermediação pedagógica para que o trabalho seja desenvolvido e também devemos contar com o trabalho em equipe entre gestores, professores, alunos. Essa união propicia a produção de novas práticas pedagógicas, como por exemplo: a Internet na escola e a inclusão, pois bem sabemos a importância que o computador e a internet exercem

hoje na sociedade. A escola tem então o papel de incluir esta nova educação de novas gerações fazendo com que não haja a exclusão social, pois temos que acompanhar as mudanças do nosso mundo, englobando nosso aluno no novo contexto socioeconômico- tecnológico.

O crescimento das informações on-line está cada vez maior, a própria educação, vem ganhando espaço no mundo on-line, daí a necessidade de se incluir na escola a internet na educação das novas gerações. Pra que todo este trabalho aconteça precisamos repensar as situações de nossa aprendizagem, o fazer e o compreender. Visto que a criança pode fazer alguma tarefa, porém ela pode não estar compreendendo o que está fazendo, e nem estar envolvida nos conceitos do que foi realizado. Existe uma grande diferença entre fazer com êxito e compreender o que foi feito. Para tanto a solução é o uso de objetos e atividades estimulantes que envolvam o aluno e uma das alternativas que está sendo usada é a educação por meio de projetos. Com a evolução dos tempos uma das áreas trabalhadas está sendo a informática a nova tecnologia é de grande valia para os educadores, facilitando seus trabalhos e deixando a escola mais moderna e atualizada. Porém deve ser considerado o currículo, pois ele é uma reflexão, uma perspectiva e planejamento onde se tem uma visão ampla do ser humano, libertando-se da prisão curricular, uma educação imposta e mecanizada. Hoje trabalhar por meio de projetos significa mais do que uma opção, mas sim uma forma de concretizar a Educação, organizando seu espaço e tempo, promovendo a organização reestruturada do trabalho pedagógico facilitando aos educadores a reflexão continua sobre os eixos curriculares. Pode se organizar as atividades escolares por meio de projetos de trabalho coletivo, individuais e módulos de aprendizagem, mantendo a participação ativa das crianças, o que proporciona uma melhoria significativa do ensino.

Investir na formação dos professores é uma forma de realização do processo de trabalho através de projetos pedagógicos.

Textos indicados:

1 - ALMEIDA, M. E. B. Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. 1999. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0 ByU9mZI8oP1DZjEwNDBlOTUtNTM3Yi00ZjU0LWJmYzEtZTU1NDQzZTI5OGFl&he_US>. Acesso em: 19 set. 2012.

2 - PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; MORAN, José Manuel (Org.). Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação, 2005.Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByU9mZI8oP 1DZjAzMDlmNmMtN2E4Zi00YjI5LTgzZGEtNTA4YWM5OTYyOTFi&hl=en>. Acesso em: 19 set. 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com