TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar Lll

Trabalho Universitário: Projeto Multidisciplinar Lll. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  5.696 Palavras (23 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 23

Introdução

Neste trabalho vamos trabalhar por projetos requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem: Não é uma metodologia, envolve a realidade de sala de aula e do contexto escolar. A integração efetiva poderá ser desenvolvida à medida que sejam compreendidas as especificidades de cada universo envolvido, de modo que as diferentes mídias possam ser integradas ao projeto, conforme suas potencialidades e características, caso contrário, correm-se o risco da simples justaposição de mídias ou de sua subutilização

Ressaltamos como é importante o Conceito de Projeto: Tem que estar claro que o projeto do professor deve viabilizar situações que propiciem aos alunos desenvolverem seus próprios projetos. Projeto é uma problemática que necessita ser investigada, utilizando-se das diferentes áreas do conhecimento, com potencial possibilidade de construção de novos saberes.

Resenha dos textos lidos, ressaltando os pontos mais relevantes da leitura.

Pedagogia de Projetos é uma nova prática de ensinar e aprender. O aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar, e de criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento; O professor deixa de ser aquele que ensina para ser um mediador na (re) construção do conhecimento, para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo. Na mediação Pedagógica o aluno tem uma caminhada, um universo cognitivo e afetivo, tem sua cultura, história e contexto de vida, e, portanto um processo particular de aprendizagem; O professor precisa ter clareza de sua intencionalidade pedagógica e saber intervirem no processo de aprendizagem do aluno para garantir que os conceitos sejam compreendidos e sistematizados pelos alunos.

Trabalhar por projetos requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem: Não é uma metodologia, envolve a realidade de sala de aula e do contexto escolar. Existem três aspectos fundamentais a serem observados para trabalhar com projetos: 1 – possibilidade de desenvolvimento dos alunos, 2 – dinâmicas sócias do contexto em que atua, e 3 – possibilidade de mediação pedagógica. As Limitações e desafios a serem superados: Trabalhar com Projetos exige articulações interdisciplinares que implicam aprendizagens que extrapolam o tempo da aula e o espaço físico da sala de aula e da escola. A Pedagogia de Projetos pode promover a interação das diversas áreas do conhecimento, porém a limitação está na aula de 50 minutos e grade curricular seqüencial.

Projetos Articulados e co-autoria dos protagonistas do processo educacional: Quando o Projeto de Gestão da Escola está articulado com o projeto de sala de aula do professor, que por sua vez visa promover o desenvolvimento de projetos que tratem de problemáticas de interesse do aluno, integrando as diversas áreas do conhecimento e comunidade escolar, o processo de ensino-aprendizagem por ação dos diversos protagonistas envolvidos terá uma nova escola com uma nova prática pedagógica e, por conseguinte uma aprendizagem para a vida. Conceito de Projeto: Tem que estar claro que o projeto do professor deve viabilizar situações que propiciem aos alunos desenvolverem seus próprios projetos. Projeto é uma problemática que necessita ser investigada, utilizando-se das diferentes áreas do conhecimento, com potencial possibilidade de construção de novos saberes. Projeto não é uma atividade proposta pelo professor com tema dirigido resultando numa apresentação de trabalho.

A idéia de projeto envolve a ANTECIPAÇÃO de algo desejável que ainda não foi realizado, traz a idéia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu. O processo de projetar implica analisar o presente como fonte de possibilidades futuras (Freire e Prado, 1999). A idéia de projeto é própria da atividade humana, da sua forma de pensar em algo que deseja tornar real, portanto, o PROJETO É INSEPARÁVEL DO SENTIDO DA AÇÃO (Almeida, 2002). Na pedagogia de projetos, o professor e o aluno aprendem o processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar e de criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. E, portanto, o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações – professor como centro do processo pedagógico - para criar situações de aprendizagem cujo foco incide sobre as relações que se estabelecem neste processo, cabendo ao professor realizar as mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo, a partir das relações criadas nessas situações.

Um dos pressupostos básicos do projeto é a autoria – seja individual, em grupo ou coletiva. A esse respeito, Machado (2000) destaca que não se pode ter projeto pelos outros. É por essa razão que enfatizamos que a possibilidade de o professor ter o seu projeto de sala de aula não significa que este deverá ser executado pelo aluno. Cabe ao professor elaborar projetos para viabilizar a criação de situações que propiciem aos alunos desenvolverem seus próprios projetos. São níveis de projetos distintos que se articulam nas interações em sala de aula. Por exemplo, o projeto do professor pode ser descobrir estratégias para que os alunos construam seus projetos tendo em vista discutir sobre uma problemática de seu cotidiano ou de um assunto relacionado com os estudos de certa disciplina, envolvendo o uso de diferentes mídias disponíveis no espaço escolar. Isso significa que o projeto do professor pode ser constituído pela própria prática pedagógica, a qual será antecipada (relacionando as referências das experiências anteriores e as novas possibilidades do momento), colocada em ação, analisada e reformulada.

De certa forma, essa situação permite ao professor assumir uma postura reflexiva e investigativa da sua ação pedagógica e, portanto, caminhar no sentido de reconstruí-la com vistas a integrar o uso das mídias numa abordagem interdisciplinar. De fato, a integração efetiva poderá ser desenvolvida à medida que sejam compreendidas as especificidades de cada universo envolvido, de modo que as diferentes mídias possam ser integradas ao projeto, conforme suas potencialidades e características, caso contrário, correm-se o risco da simples justaposição de mídias ou de sua subutilização. Isso nos reporta a uma situação já conhecida de muitos professores que atuam com a informática na educação.

Um especialista em informática que não compreende as questões relacionadas ao processo de ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com