TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 02: O Mundo Do Trabalho

Monografias: Aula-tema 02: O Mundo Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 3

Aula-tema 02: O Mundo do Trabalho

Pergunta 01: De que forma o vídeo se relaciona com as discussões sobre o conceito de trabalho apresentadas no capítulo, especialmente a visão positiva e negativa sobre ele?

O vídeo se relaciona diretamente com o conceito NEGATIVO de trabalho apresentado pelo autor, na medida em que coloca a saída do trabalho como uma ação que proporciona alegria, alívio, e o retorno ao trabalho como uma ação que proporciona tristeza, desânimo. Em contraponto à visão apresentada no vídeo, o autor coloca a visão positiva de trabalho, que é aquela em que o indivíduo se sente feliz e realizado em trabalhar, obtendo satisfação pessoal e, em consequência, produzindo melhor em termos quantitativos e qualitativos. Esta segunda visão de trabalho é a mais procurada pelas empresas, que têm cada vez mais investidos na motivação dos seus funcionários.

Pergunta 02: Como você avalia que as inovações tecnológicas vão impactar o perfil desses futuros profissionais e suas relações de trabalho?

As inovações tecnológicas sempre existiram, mas é notável que elas se tornaram exponencialmente mais dinâmicas desde a metade da década de 90. É justamente nesse contexto que se formou a geração que convive desde sempre com um mundo em rede, onde a superinformação impera. Essa grande influência tecnológica obviamente alterará o modus operandi dos profissionais desta geração. Por serem pessoas acostumadas a interagir com diversas mídias ao mesmo tempo e a absorverem muita informação de forma rápida, elas acabarão levando ao mercado um excessivo dinamismo, propagando a ideia de que tudo deve acontecer rapidamente. Essas características, obviamente, terão seus aspectos positivos, pois o contexto do mundo em rede é irreversível e deve ser absorvido pelas organizações. Porém, elas provavelmente trarão dois problemas principais ao mercado de trabalho: a alta rotatividade de funcionários, em função de uma busca agressiva por ascensão profissional.

Texto

O trabalho no mundo teve sua grande evolução com o decorrer do tempo, essas mudanças podem ter pesos diferentes, pois tem o seu lado positivo e os lados negativos da mudança e evolução tecnológica.

Antigamente, as mulheres eram vistas apenas para cuidar da casa e dos filhos, hoje já com nossa evolução, temos nosso lugar no mercado de trabalho.

Há quem diga que o trabalho é ruim, um sacrifício... Não acho nada disso, pelo alcontrário, para muitos o trabalho acaba sendo forçado por pura necessidade e com isso acaba sendo um tido como um sacrifício, mas na verdade todos nós precisamos trabalhar na minha opinião, faz bem pra mente, pro corpo e acaba beneficiando todo o resto, trabalhar não mata ninguém e acabam nos trazendo benefícios financeiros.

A evolução do trabalho com a globalização trouxe grandes benefícios para os negócios e ao mesmo tempo pontos ruins como o desemprego, as grandes máquinas tomando o lugar de muitos funcionários, por aí entra o esforço de cada um para evoluir profissionalmente e crescer no mercado de trabalho não deixando ser vencidos por máquinas, entra o esforço de atualizar os estudos e crescer profissionalmente para entrar na luta diária de uma vaga de emprego.

Já analisando o mercado de trabalho hoje,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com