TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 02_O Mundo Do Trabalho

Casos: Aula-tema 02_O Mundo Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 2

Pergunta 01: De que forma o vídeo se relaciona com as discussões sobre o conceito de trabalho apresentadas no capítulo, especialmente a visão positiva e negativa sobre ele?

O vídeo se relaciona de forma e conceitos negativos do trabalho apresentado pelo autor, na medida em que coloca a saída do trabalho como uma ação que proporciona alegria, alívio, e o retorno ao trabalho como uma ação que proporciona tristeza, desânimo. Em contraponto à visão apresentada no vídeo, o autor coloca a visão positiva de trabalho, que é aquela em que o indivíduo se sente feliz e realizado em trabalhar, obtendo satisfação pessoal e em consequência, produzindo melhor em termos quantitativos e qualitativos. Esta segunda visão de trabalho é a mais procurada pelas empresas, que têm cada vez mais investimento da motivação dos seus funcionários.

Pergunta 02: Como você avalia que as inovações tecnológicas vão impactar o perfil desses futuros profissionais e suas relações de trabalho.

As inovações tecnológicas sempre existiram, mas é notável que elas se tornaram exponencialmente mais dinâmicas desde a metade da década de 90. É justamente nesse contexto que se formou uma nova geração, que convive desde sempre com um mundo em rede, onde a superinformação impera. Essa grande influência tecnológica obviamente alterará o modo operacional dos profissionais desta geração. Por serem pessoas acostumadas a interagir com diversas mídias ao mesmo tempo e a absorverem muita informação de forma rápida, elas acabarão levando ao mercado um excesso de dinamismo, propagando a ideia de que tudo deve acontecer rapidamente. Essas características, obviamente, terão seus aspectos positivos, pois o contexto do mundo em rede é irreversível e deve ser absorvido pelas organizações. Porém, elas provavelmente trarão dois problemas principais ao mercado de trabalho: a alta rotatividade de funcionários, em função de uma busca agressiva por ascensão profissional e uma menor qualidade do serviço entregue.

CONCLUSÃO:

Do ponto de vista dos novos profissionais, há um grande desafio pela frente para garantir uma boa empregabilidade. Ao mesmo tempo em que os jovens invadem o mercado de trabalho com seu dinamismo e inquietação, ainda há um grande paradigma tradicional instituído nas organizações, sobretudo naquelas que não estão ligadas ao ramo da tecnologia da informação. Os profissionais da nova geração, ao mesmo tempo em que produzem mais, por vezes, produzem pior, e o conflito de gerações é inevitável. A busca por sucesso financeiro acaba levando muitos profissionais a escolherem carreiras que não lhes trazem realização pessoal, e, neste cenário, o trabalho assume um aspecto negativo, influenciando negativamente na produtividade e na qualidade de vida. Talvez a atitude mais inteligente a ser tomada pelas novas gerações de trabalhadores seja tentar dosar, sucesso financeiro e realização pessoal na escolha das suas profissões e se preocupar em adquirir competências pessoais que sejam importantes para atender às necessidades das organizações do futuro, sem se esquecer das demandas tradicionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com