TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aumento Da Produção De Uma Tecelagem Por Meio Da Redução De Paradas De máquinas

Casos: Aumento Da Produção De Uma Tecelagem Por Meio Da Redução De Paradas De máquinas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  9.444 Palavras (38 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 38

SALOMÃO SOARES

AUMENTO DA PRODUÇÃO DE UMA TECELAGEM POR MEIO DA REDUÇÃO DE PARADAS DE MÁQUINAS

Trabalho de formatura apresentado à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para obtenção do diploma de Engenheiro de Produção.

São Paulo

2013

SALOMÃO SOARES

AUMENTO DA PRODUÇÃO DE UMA TECELAGEM POR MEIO DA REDUÇÃO DE PARADAS DE MÁQUINAS

Trabalho de formatura apresentado à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para obtenção do diploma de Engenheiro de Produção.

Orientador:

Prof. Dr. Paulino Graciano Francischini

São Paulo

2013

FICHA CATALOGRÁFICA

À minha família e meus amigos

AGRADECIMENTOS

A D’us, por me dar a sabedoria e a perserverança necessárias para realizar meus sonhos e me fortificar nos momentos de dificuldades

Ao meu pai Jaime que sempre me incentiva a dar o melhor de mim.

À minha mãe Vera que me dá o apoio necessário para alcançar meus sonhos.

À minha irmã Rachel, por sua amizade, cumplicidade e por ter acordado mais cedo para me levar ao ursinho.

Aos meus avós, por todos os ensinamentos transmitidos por meio de tantas histórias e demonstrações de afeto.

A todos meus tios e primos, com os quais compartilhei momentos que me fazem valorizar cada dia mais a importância de ter uma família unida.

A todos meus amigos que sempre sabem se precisam apoiar, me divertir ou até me aturar. Vocês tornam tudo possível!

Ao Movimento Juvenil Bnei Akiva, peça chave no meu desenvolvimento pessoal.

Aos companheiros da Zaraplast, que, apenas por amizade, tanto me auxiliaram na elaboração deste trabalho. Não teria como citar tantos nomes.

Ao professor Paulino Graciano Francischini, pelas orientações, paciência e dedicação para, independente do horário, não se contentar em apenas realizar este trabalho, mas também lapidar alguns pontos de minha formação.

“If you will it, it is no dream!”

Theodor Herzl

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo aumentar a produção de sacarias e tecidos para confecção de big-bags em uma fabricante de embalagens flexíveis. A parcela de máquinas e colaboradores envolvidos na Tecelagem, em comparação às demais etapas funcionais, justifica o foco deste trabalho neste setor da fábrica. A estratégia seguida para alcançar o aumenta da produção foi baseada na redução de paradas de máquinas. Os dados levantados pelo sistema MES (Manufacturing Execution System) orientaram a identificação dos mais relevantes modos de paradas. Foram analisadas as causas de cada um destes modos para elaboração e implementação de planos de ação que reduzissem o tempo total de inderrupção da produção. As paradas para troca de urdume foram tratadas com a implementação de um novo método de abastecimento dos teares, desenvolvido através de um estudo de tempos e métodos, que reduz os tempos de paradas ao mesmo tempo que prescreve uma tarefa mais ergonômica ao tecelão. As paradas por quebras de fios e manutenções corretivas justificaram a elaboração de um plano de manutenção baseado na melhoria da manutenção preventiva e na implementação da manutenção preditiva em dois casos de perdas crônicas. As paradas por falta de matéria-prima impulsionaram o desenvolvimento de um sistema único de programação para a Tecelagem e seu fornecedor interno (Extrusão de Ráfia) baseado no mapeamento das necessidades de materias. Até a conclusão deste trabalho alguns planos de ação já haviam sido implementados integralmente e gerado resultados satisfatórios, enquanto os demais estavam em fase de implementação após os testes confirmarem as potenciais reduções de paradas.

Palavras-chave: Produção. Produtividade. Tecelagem. Modos de Paradas. Organização do Trabalho. Manutenção. Programação.

ABSTRACT

This work aims to increase the production of sacks and fabrics for manufacturing of big-bags in a flexible packaging manufacturer. The share of machinery and collaborators involved in weaving, in comparison to other functional steps, justifies the focus of this project in such factory sector. The strategy followed to achieve the increased production was based on the reduction of machine stoppages. The data collected by the MES system (Manufacturing Execution System) guided the identification of the most relevant stoppage modes. The causes for each of these modes were analyzed for the preparation and implementation of action plans to reduce the total time of interruption of production. The stops

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com