TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autonomia e suas vantagens

Projeto de pesquisa: Autonomia e suas vantagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.512 Palavras (11 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

O horário de trabalho flexível oferece ao empregado autonomia para administrar seu próprio tempo. A flexibilidade de horário deve ser trabalhada com cuidado e critérios bem claros. O uso trabalho flexível aumentou nos empregados seu sentido de controle do horário e reduziu os conflitos entre trabalho e família, o qual por sua vez resultou em um descanso melhor, níveis mais altos de energia e um sentido de controle da vida pessoal que diminuiu o cansaço emocional e o estresse psicológico. A flexibilidade do horário de trabalho é uma exigência do mundo globalizado e uma tendência no mercado, principalmente para multinacionais e empresas que mantêm relações com o exterior. De um lado, os negócios ganham com a maior produtividade dos trabalhadores e a possibilidade de atender a diferentes fusos horários. De outro, empregados focam no resultado, com liberdade de administrar seu horário.

As iniciativas que abrem caminho aos horários flexíveis encorajam os empregados a se cuidarem mais. A saúde e o bem-estar dos adultos, que passam boa parte de seu tempo acordados seguindo ritmos institucionalizados em torno do início e do fim do dia de trabalho melhoram quando estes podem trabalhar em horários flexíveis, essa maneira, permitiu - se que os empregados mudassem rotineiramente o lugar e o tempo de trabalho, segundo suas necessidades individuais e as responsabilidades de sua posição, sem a necessidade de permissão ou notificação de um supervisor. A jornada flexível ou jornada móvel é resultado da flexibilização da relação capital e trabalho através da parceria entre empregador e empregado, a qual permite que o empregado cumpra sua jornada contratual, dentro de um horário previamente estabelecido, ou seja, considerando um limite inicial e final de horário de trabalho.

O colaborador fica mais motivado, porque sabe que pode contar com a empresa para resolver assuntos pessoais durante o expediente, se necessário. Pois o controle menos rígido sobre algumas atividades, uma vez que os empregados passam a dispor de seu tempo de trabalho com mais autonomia, o que exige necessariamente maior rigor na administração dos horários de trabalho por parte da empresa. As principais mudanças percebidas com a implantação do programa foram o aumento da produtividade, da satisfação de trabalhar, da qualidade de vida, da autonomia e da concentração dos colaboradores.

Para a empresa o programa é a oportunidade de reter profissionais de talento. “Trabalhando satisfeitos, os profissionais permanecem e se desenvolvem dentro da empresa.” Todas as informações disponíveis hoje de várias formas e meios, tornam tudo mais fácil e possível para que se possa trabalhar dentro deste sistema de flexibilidade.

DESENVOLVIMENTO

Autonomia e suas Vantagens

Autonomia permite que o empregado produza mais e com melhor qualidade, pois o sentimento de pressão é drasticamente diminuído e agindo assim a empresa acaba com os atrasos e ganha a satisfação do colaborador no desempenho de suas tarefas o que gera resultados positivos dentro desta flexibilidade oferecida ao funcionário.

Agindo desta forma as empresas acabam retendo seus talentos de forma que esses sintam segurança para se desenvolverem e crescerem na empresa, aproveitando oportunidades que trará satisfação para ambos.

O funcionário vai buscar oferecer o melhor de si por sentir que a empresa o recompensa por seu trabalho, sabendo de seu comprometimento em buscar realizar suas tarefas da melhor forma possível, e buscando alcançar suas metas, para surpreender a empresa sempre com seus resultados positivos.

Empresa que oferece liberdade para o funcionário cuidar de si próprio como pessoa tem acima de tudo um colaborador satisfeito por ter autonomia de poder conciliar sua vida profissional com a pessoal. Desta forma o funcionário poderá trabalhar de forma satisfatória para si e para a empresa.

A saúde e o bem estar dos funcionários estão ligados em ter um tempo para estudar ir ao médico a academia, em levar e buscar seus filhos na escola, cuidar da sua casa e ainda trabalhar fora sem estresses físicos e psicológicos. A flexibilidade contribui também para o aprimoramento dos conhecimentos dos funcionários através do estudo, isso ajuda no desenvolvimento dos mesmos dentro da empresa, gerando produtividade e lucros para ambas as partes.

Profissionais que trabalham em áreas específicas apresentam maior autonomia na realização de tarefas e maior esforço para se chegar ao produto final, pois buscam ser eficientes e eficazes ao mesmo tempo, desta forma todos lucram com este sistema, a empresa por ter um funcionário comprometido com seus resultados, e o funcionário por ter total liberdade com seus horários e uma melhor qualidade de vida.

Sociedade do Conhecimento

Estamos em uma era que o trabalho físico e mental vem sendo substituído pelas maquinas em geral. Levando em conta essa central de tecnologia que vivemos hoje, temos que ter cuidado e saber usar essas informações de modo positivo, para vivermos cada vez melhor na sociedade.

Cabe ao homem a tarefa de se tornar insubstituível sendo criativo, pois é as idéias que fazem este novo mundo estar constantemente em desenvolvimento. Pode - se dizer que a era pós-industrial nasceu com a Segunda Guerra Mundial, a partir do aumento da comunicação entre os povos, com a criação de novas tecnologias e com a mudança da base econômica.

A Sociedade do Conhecimento é caracterizada pela aplicação e desenvolvimento intensivo do uso das Tecnologias de Informações digitais tanto nas atividades empresariais modernas, como também nas atividades corriqueiras e de lazer dos indivíduos, tais como televisão, vídeo, telefonia, fotografia, jogos eletrônicos, leitura, viagens e outras.

Crescimento econômico perde lugar hoje para o capital humano, representado pelo conjunto de capacitações que as pessoas adquirem através da educação, de programas de treinamento e da própria experiência para desenvolver seu trabalho com competência, bem como pelo desenvolvimento de várias competências do ponto de vista profissional. Essas tecnologias, pelo acesso facilitado às informações, potencializam as atividades de pesquisa e desenvolvimento que resultam em outras inovações mercadológicas, despertando e até criando novas necessidades no consumidor. Segundo essa teoria poderia dizer de forma resumida que o progresso de um país é alavancado pelo investimento em pessoas.

Algumas empresas estão bem a frente nessa nova era, pois investe no capital humano, oferecendo qualidade de vida o que vem a ser um beneficio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com