TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autores Do Desenvolvimento

Monografias: Autores Do Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 5

O desenvolvimento infantil, segundo Piaget

O desenvolvimento infantil pode ser compreendido por meio da visão de diferentes pesquisadores. Para eles, o desenvolvimento infantil se dá por meio de uma posição ativa da criança em relação ao meio em que vive e na interação com os outros. Sob essa perspectiva, através do meio ela desenvolve sua capacidade afetiva, sensibilidade, autoestima, raciocínio, linguagem e pensamento. O pensamento desse teórico nos faz compreender e pode influenciar a maneira como tratamos a criança.

Jean Piaget (1896-1980) se preocupou em explicar a estrutura do conhecimento. Segundo sua teoria, conhecer significa inserir o objeto do conhecimento em um determinado sistema de relações, tendo como ponto de partida a ação sobre o objeto. A inteligência vai se desenvolvendo à medida que a criança se relaciona com o mundo em um processo que envolve a capacidade de organizar, estruturar, entender e, depois, com o surgimento da fala vem a explicar os pensamentos e as ações.

Piaget afirma que a lógica de funcionamento mental da criança é diferente da lógica do desenvolvimento mental do adulto. Sua teoria está fundamentada na noção de equilibração, pois, explica ele, o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre por meio de desequilíbrios e equilibrações constantes. Segundo Macedo, Petty e Passos (2007, p. 20):

Nos primeiros anos de vida, até por volta de sete anos, segundo Piaget, a inteligência é sensório-motora e depois simbólica. No primeiro caso, o prazer funcional expressa-se pela incontável repetição ou infinita exploração dos esquemas de ação, como que para dominá-los pelo uso. A criança não cansa de olhar, tocar, jogar, andar, etc. Pouco a pouco, esses esquemas vão sendo falados, cantados, imaginados e então se tornam mais sofisticados (saltar, correr, realizar movimentos detalhados e complexos) e enriquecidos de histórias, músicas, imagens, imitações que as crianças vão agregando.

O epistemólogo observou que o desenvolvimento cognitivo pode ser compreendido a partir de etapas. As que fazem parte da educação infantil são a sensório-motora e a pré-operatória. A etapa sensório-motora compreende o período do nascimento até os 2 anos, aproximadamente. Nessa etapa:

• São desenvolvidas as percepções sensoriais (pegar, balançar, jogar, bater, morder etc.);

• A criança é considerada sem pensamento, pois não dispõe da capacidade de representar eventos, evocar o passado e referir-se ao futuro; é percebida a angústia pela separação do objeto;

• A criança observa o objeto em função do seu deslocamento (noção de permanência e deslocamento);

• Tem início a noção do eu;

• A criança começa a construir a função simbólica (capacidade de representar eventos futuros/ passados; liberta-se do aqui e agora).

Na etapa pré-operatória, que compreende o período de 2 a 7 anos:

• Há o aparecimento da linguagem;

• Surgem os esquemas representativos ou simbólico (envolvem idéias preexistentes de algo, como representar um avião, tomar um boneco por bebê, pegar uma bolsa e dizer que vai trabalhar);

• A inteligência permite ações interiorizadas, ações mentais;

• Existe o pensamento egocêntrico (rígido, não flexível);

• Ocorre o animismo (atribuir sentimentos e interações do ser humano a objetos);

• É observada a transdedutividade-dificuldade para elaborar leis, princípios e normas;

• A criança não tem noção de conservação para ela, quando o objeto muda de aparência, a quantidade, o volume e a massa também mudam;

• O pensamento não é reversível, a criança não é capaz de perceber, mentalmente, que pode retornar ao ponto em que começou.

Entender as características dessas duas etapas é fundamental para compreendermos melhor o desenvolvimento cognitivo da criança.

O desenvolvimento infantil, segundo Vygotsky

Na concepção de Vygotsky, o desenvolvimento está baseado no organismo ativo, e o pensamento é construído em um ambiente histórico e social. Ele defende a idéia de que há uma contínua interação entre as condições sociais e a base biológica do comportamento humano (mutáveis) e não aceita a possibilidade de existir uma seqüência universal de estágios cognitivos. Gonzalez-Mena e Eyer (2014, p. 57) ressaltam que “A avaliação continua revela como vai a criança; qual é a linha de frente do aprendizado, do crescimento e do desenvolvimento; (...) O pesquisador russo Lev Vygotsky chamava essa linha de frente de zona de desenvolvimento proximal”. Dos estudos de Vygotsky que abordam a formação social da mente e as estruturas do pensamento e da linguagem, destacamos as seguintes idéias por ele defendidas:

• A fala usada na interação social com outros mais experientes auxilia a organização do pensamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com