TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Tecnologia E Gestao

Artigos Científicos: Ava Tecnologia E Gestao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Relatamos sobre a importância de várias estratégias, planejamentos, ferramentas, tecnologias, entre outras que podem fazer a diferença dentro de uma empresa, para que assim possa haver uma melhora, aperfeiçoamento e crescimento.

Vamos apresentar a importância do uso de ferramentas como os Seis Sigma e Balanced Scorecard (BSC) , essas ferramentas citadas são as mais utilizadas hoje dentro de uma empresa por especialistas de ótima qualidade, onde cada dia que passa são mais utilizadas, são só dentro de empresas específicas, mas sim acaba fazendo parte no nosso dia a dia mesmo.

RELATÓRIO

Processo Seis Sigma: O princípio fundamental do Seis Sigma é o de reduzir de forma contínua a variação nos processos, eliminando defeitos ou falhas nos produtos ou serviços.

O Seis Sigma é visto como uma prática de gestão voltada para melhorar a lucratividade de qualquer empresa. Atualmente, o Seis Sigma tem a finalidade de aumentar a participação do mercado, reduzir custos e aperfeiçoar as operações da empresa que o utiliza. é aplicado tanto em processos de negócios quanto em processos de manufatura, revolucionando o ambiente empresarial devido à quantidade de ferramentas utilizadas. Seis Sigma é um conjunto de ferramentas e técnicas baseadas em fatos e orientadas a ajudar um negócio a proporcionar benefícios financeiros por meio de melhorias contínuas. Tecnicamente, Seis Sigma se apresenta como um programa baseado em mensurações, onde a estatística é o principal meio utilizado para auxiliar à tomada de decisão, e tem por objetivo aumentar o nível de qualidade dos processos até atingirem o nível Seis Sigma também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes. Os produtivos ou administrativos o Six Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como principalmente financeiros. No coração da metodologia está o modelo DMAIC (definir, medir, analisar, implementar melhorias, controlar) para processos existentes que estejam abaixo das especificações e necessitando melhorias incrementais. O processo DMADV (definir, medir, analisar, desenvolver, verificar) é um sistema de melhoria utilizado para desenvolvimento de novos processos ou produtos em níveis de qualidade Seis Sigma.

Ferramenta BSC:

O BSC integra as ações estratégicas, operacionais e organizacionais, buscando estabelecer um processo estruturado para criar medidas e objetivos adequados em todos os níveis da empresa, fazendo a integração dos grupos garantindo assim o alinhamento de toda a organização. Ele busca sempre inovar buscando medidos de desempenho muito superior aos encontrados, para poder obter resultados precisos. Ele e focado nas áreas de finanças, de clientes, dos processos internos e crescimento organizacional. A definição básica e integrar esses quatros pilares, com os seus objetivos e perspectivas, onde devem ser conectados ao pensamento estratégico da empresa.

O BSC foi criado para solucionar o problema de comunicação e planejamento da empresa, utilizando uma visão holística para criar o seu planejamento estratégico. Ele o próprio planejamento em ação. Ele foi escolhido como uma das praticas de gerenciamento mais importante dos últimos anos, e uma ferramenta capaz de atender aos novos tipos de gerenciamento, buscando atender as expectativas e exigências propostas, dentro de cenários que estão sempre em constante mutação. E o instrumento de maior importância para a construção de indicadores econômicos, ele possui abrangência e coerência compatível com a nova era do conhecimento. O BSC é uma ferramenta de gestão importante para o auxilio a tomada de decisão dos gestores preocupados a conduzir os negócios com vantagens competitivas.

Procura desenvolver um entendimento da missão e da estratégia, na busca de suas metas traduzidas em objetivos específicos para que sejam desenvolvidas as estratégias que usam os pontos fortes da organização.

1. Estudos de Caso

3.1 Caso de sucesso na implantação do Seis Sigma

A empresa GE Healthcare – Brasil é uma multinacional no país desde 1919, começando por construções de usinas para a conversão de energia hidráulica em eletricidade. Além disso, a companhia instalou, naquele mesmo ano, a primeira fábrica de lâmpadas do Brasil, construída na cidade do Rio de Janeiro.Hoje, Com aproximadamente 6.000 projetos a GE obteve economias com a implantação do Seis Sigma de US$1,5 bilhão até 1999, melhorando a sua margem operacional de 14,8% em 1996 para 18,9% em 2000

A metodologia utilizada na solução de problemas na GE é o ciclo DMAIC: D – Define (definir), M – Measure (medir), A – Analyse (analisar), I – Improve (melhorar), C – Control (controlar). O objetivo da utilização desta seqüência é para a realização de melhoria em produtos, serviços ou processos.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com