TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação De Impactos Ambientais Em Postos De Gasolina

Artigos Científicos: Avaliação De Impactos Ambientais Em Postos De Gasolina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  9.116 Palavras (37 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 37

1 – INTRODUÇÃO

2 - REVISÃO DE LITERATURA

2.1 - Impacto Ambiental

2.2 - Avaliação e Análise de Impacto Ambiental

2.3 - Métodos de Avaliação de Impacto Ambiental

2.4 - Classificação Qualitativa e Quantitativa de Impactos

2.5 - Medidas Ambientais

2.6 - Problemas Ambientais Relacionados ao Empreendimento

2.6.1 Poluição do Ar

2.6.2 Poluição Sonora

2.6.3 Contaminação dos Recursos Hídricos por Combustíveis, Óleos, Graxas e Detergentes

2.6.4 Geração e Disposição de Resíduos

3 - MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 -Seleção e Caracterização do Empreendimento

3.2 -Métodos de Análise de Impactos Ambientais

3.2.1- Método “ad hoc”

3.2.2- Método “check list”

3.2.3- Grau de Importância dos Impactos Ambientais

3.3 - Medidas Ambientais

4 - RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.1 Caracterização do Sítio

4.1.1 - Localização Geográfica

4.1.2 - Meio Físico

4.1.3 - Meio Biótico

4.1.4.- Meio Antrópico

4.2 - Caracterização do Empreendimento

4.2.1 - Histórico

4.2.2 - Informações Gerais

4.2.3 - Quadro Funcional

4.2.4 – Atividades

4.3-Identificação e Descrição dos Impactos Ambientais.

4.4- Análise da Importância dos Impactos Ambientais, Definição e Caracterização das Medidas Ambientais

5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

6 - BIBLIOGRAFIA CITADA

1. INTRODUÇÃO

Diante dos processos de industrialização e crescimento urbano, tornou-se crescente a busca por modelos que compatibilizem o desenvolvimento econômico com uma efetiva manutenção da produtividade dos recursos naturais, como também da qualidade ambiental.

Nos últimos tempos, a conservação da natureza passou a ser compreendida como sendo o resultado do uso racional do meio ambiente, de modo a permitir uma produção contínua dos recursos naturais renováveis e a otimização do uso dos recursos não-renováveis, a fim de garantir uma melhor qualidade de vida para as gerações presentes e futuras. Sob este enfoque, a dimensão ambiental tornou-se uma variável essencial no planejamento de programas de desenvolvimento. Os maiores desafios residem não apenas nas áreas tecnológicas ou financeiras, mas sobretudo, no gerenciamento responsável dos recursos naturais, sejam estes fornecedores de bens e serviços ou receptores finais de resíduos.

Uma das características mais marcantes da sociedade contemporânea é a utilização do petróleo e de seus derivados, principalmente no setor de transportes. Em decorrência deste uso, uma série de problemas são gerados, abrangendo todos os compartimentos ambientais, sendo que os efeitos residuais e acumulativos ainda são em parte desconhecidos.

Deste modo, o estudo de impactos ambientais pode prestar uma grande contribuição, indicando as prioridades estratégicas e auxiliando no estabelecimento de instrumentos eficientes para a gestão integrada das variáveis ambientais, sociais e econômicas. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo principal realizar a análise dos impactos ambientais causados pelas instalações e atividades da Divisão de Transportes da Universidade Federal de Viçosa, tendo como objetivos específicos:

• identificar e descrever os principais impactos ambientais;

• interpretar o grau de importância dos mesmos;

• delinear medidas ambientais mitigadoras ou potencializadoras para os impactos identificados.

2. REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Impacto Ambiental

O estudo de impacto ambiental é um procedimento que visa a prevenção e o monitoramento dos danos ao meio ambiente, resultantes de atividades antrópicas.

Os impactos ambientais, segundo o “Federal Environmental Assessment Review Office” - Fearo, (1979) in TOMMASI (1994), são processos que perturbam, descaracterizam, destroem características, condições ou processos no ambiente natural; ou que causam modificações nos usos instalados, tradicionais, históricos, do solo e nos modos de vida ou na saúde de segmentos da população humana; ou que modifiquem de forma significativa, opções ambientais.

De acordo com Moreira (1985) in SILVA (1993), impacto ambiental é o resultado de uma ação sobre o meio ambiente, ou seja, é a diferença entre a situação do meio ambiente (natural ou social) futuro, modificado pela realização de um projeto e a situação do meio ambiente futuro tal como teria evoluído sem o projeto.

A definição de impacto ambiental, no Brasil, em termos oficiais, segue a Resolução n0 01 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) de 23 de Janeiro de 1986; considera “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, que, direta ou indiretamente , afetam a saúde, a segurança e o bem estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais”.

Considerando-se as definições expostas, de forma geral, vale ressaltar que os impactos ambientais são alterações de um parâmetro ambiental decorrente de uma ação antrópica e que a mesma rebate sobre o homem, o agente causal e receptor (ação - reação), de forma a resultar em conseqüências maléficas (negativas) ou benéficas (positivas).

2.2 Avaliação e Análise de Impacto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com