TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Por Objetivo

Monografias: Avaliação Por Objetivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  284 Visualizações

Avaliação por Objetivos

A avaliação por objetivos surgiu na década de 1950 nos Estados Unidos, como consequência da Administração por Objetivos. Esse modelo de avaliação, de uma maneira mais rica e completa, atende a três objetivos:

•Revisão do cumprimento das metas ou atingimento de resultados;

•Apreciação do comportamento da pessoa: a maneira como realiza seus objetivos;

•Avaliação do potencial: estimativa sobre os rumos que o funcionário pode tomar na sua carreira dentro da organização. .

Avaliação Direta ou 90 Graus

A avaliação direta é praticada pelo líder imediato na hierarquia funcional. Neste método, grande responsabilidade é atribuída ao líder imediato, que assumi o compromisso de emitir parecer sobre todos os seus subordinados diretos. Esse procedimento possui benefícios e pontos negativos, como na tabela abaixo: (Rabaglio, 2006)

Avaliação Conjunta ou 180 Graus

Este modelo de avaliação é realizado em conjunto entre avaliador e avaliado, isto é, a ferramenta de avaliação é analisada ao mesmo tempo e discutida pelos dois. É uma rica possibilidade de troca, com transparência, clareza e objetividade. Para a aplicação dessa avaliação, a empresa jê deve ter uma cultura de avaliação amadurecida e uma boa comunicação interpessoal entre líderes e subordinados. Nessas situações, poderá ser muito produtivo esse modelo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com