TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de impacto ambiental e medidas na gestão de recursos ambientais

Artigo: Avaliação de impacto ambiental e medidas na gestão de recursos ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Artigo  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 6

Impacto ambiental é uma mudança no meio ambiente que é causada graças à atividade do ser humano. Esse impacto pode ser positivo ou negativo, sendo que o negativo representa uma quebra no equilíbrio ecológico, que provoca graves prejuízos no meio ambiente.

A medição do impacto ambiental não pode ser feita de forma precisa porque o meio ambiente é um sistema complexo. É possível fazer algumas estimativas, através do EIA (estudo de impacto ambiental) e RIMA (relatório de impacto ao meio ambiente).

A grande maioria de atividades econômicas implica um impacto ambiental. Indústrias energéticas e mineradoras (por exemplo: uma central hidrelétrica ou uma mineração) causam um impacto ambiental acentuado. Os resíduos resultantes das indústrias são normalmente eliminados de três formas: na água, na atmosfera ou em áreas isoladas.

A indústria do petróleo pode ter um impacto muito negativo nos trabalhadores da indústria (através de explosões e acidentes químicos), mas também na fauna, quando ocorrem vazamentos. Além disso, em muitas ocasiões, a poluição do meio ambiente provoca a poluição dos alimentos, sendo um risco grave para a saúde das populações. Como a exploração deste recurso é de alto risco e cria impactos ambientais, é necessário uma licença ambiental, que impõe algumas medidas para reduzir esses impactos.

O impacto ambiental é uma consequência das nossas atitudes, e por esse motivo é crucial educar a sociedade para que possam ter atitudes responsáveis que causem menos impactos negativos no meio ambiente.

Impacto ambiental é a alteração no meio ambiente por determinada ação ou atividade. Atualmente o planeta Terra enfrenta fortes sinais de transição, o homem está revendo seus conceitos sobre natureza. Esta conscientização da humanidade está gerando novos paradigmas, determinando novos comportamentos e exigindo novas providências na gestão de recursos do meio ambiente. As descobertas dos inúmeros danos ambientais resultantes das praticas inadequadas das disposições dos resíduos têm aumentado o conhecimento e a preocupação da população do planeta sobre esta questão.

1°Impacto

Resíduos mistos: possuem características químicas associadas às de natureza biológica. As indústrias têxteis, lavanderias, indústrias de papel e borracha, são responsáveis por esse tipo de resíduo lançado na natureza.

Medidas Adotadas:

• Capacidade de destruição segura de resíduos sólidos, líquidos e pastosos de alta periculosidade. É o processo de destruição via oxidação térmica realizado em altas temperaturas – de 800 a 1.200º C.

A unidade de Incineração opera de acordo com os conceitos de inovação e sustentabilidade. Vantagens:

• O mercado dispõe de algumas alternativas de destinação de resíduos e passivos ambientais. Entre essas, o co-processamento ainda é a que reúne os melhores benefícios econômicos e ambientais:

• Eliminação definitiva, técnica e ambientalmente segura dos resíduos;

• Substituição de recursos energéticos não-renováveis por fontes alternativas de energia;

• Preservação de jazidas, já que parte dos resíduos substitui a matéria-prima;

• Contribuição à saúde pública pela destruição total dos resíduos

• Geração de novos empregos.

O uso de resíduos no processo de fabricação de cimento através de seu aproveitamento energético ou como matéria-prima promove a conservação e racionalização dos recursos minerais e energéticos do País.

2°Impacto

Destruição da camada de ozônio: Infelizmente o homem vem produzindo substâncias que destroem a camada de ozônio, tornando-a fina, em alguns lugares do mundo, principalmente sobre as regiões próximas ao Polo Sul e Polo Norte. Das substâncias prejudiciais se encontram o grupo:

Gases clorofluorcarbonos (CFCs) - os mais perigosos; Dos óxidos nítricos e nitrosos - expelidos pelos exaustores dos veículos;

Dióxido de Carbono (CO²), produzido pela queima de combustíveis fósseis (como o carvão e o petróleo). Os Clorofluorcarbonos (CFCs) e a Camada de Ozônio Os CFCs são usados como propelentes em aerossóis, como isolantes em equipamentos de refrigeração e na produção de materiais plásticos. Depois de liberados no ar demoram cerca de oito anos para chegar à estratosfera que, atingindos pela radiação ultravioleta se desintegram e liberam cloro. O cloro reage com o ozônio, que logo após é transformado em oxigênio (O2). Porém, o oxigênio não tem a capacidade de proteção como o ozônio. Cada átomo de cloro de CFC pode destruir 100 mil moléculas de oxigênio.

Quando os CFCs começaram a ser utilizados, houve um marco na história da indústria, e supostamente, achavam que eles não interagiam com outras substâncias, ou seja, eram inertes. Mas, na década de 80, descobriu-se que ele era inerte apenas na superfície, e ao chegar na alta atmosfera, tinha um efeito devastador. A partir desse momento, diversos estudos foram feitos com base nos satélites e descobriu-se que os efeitos eram imediatos e as consequências gravíssimas para o planeta terra.

No Brasil, a camada de ozônio ainda não chegou a perder nem 5% do seu tamanho original, pois a produção de CFCs sempre foi muito baixa, diferentemente dos países da Europa, os maiores produtores. Os EUA, Europa, norte da China e Japão, já perderam 6% da proteção do ozônio. Desde 1 de janeiro de 2010, foi proibida a produção dos CFCs no mundo.

Medidas Adotadas:

Busca de alternativas para os CFCs com o fim de se garantir a eliminação total destes compostos;

• Promover a cooperação técnica com os países mais ricos para garantir que todas as nações adoptem as novas tecnologias;

• Efetuar a reciclagem dos gases já produzidos, como forma de combater a poluição e degradação do ozono;

• Diminuição do uso de refrigeradores e dos sprays;

•Substituir os CFCs por hidroclorofluorocarbonetos -123 e por hidrofluorcarbonetos (HFC);

• Não utilizar os aerossóis;

• Tentar usar produtos com a etiqueta “amigo do ozono”;

• Trocar extintores que usem “halon” por outros que usem compostos alternativos (ex. dióxido de carbono ou espuma);

• Sugerir atividades escolares com o objetivo de aumentar a consciência cívica do problema e fomentar a ação local;

• Reciclar velhos frigoríficos ou unidades de acondicionamento do ar e certificar-se que estes não emitem CFCs para a atmosfera. p=

3°Impacto

Efluentes líquidos: Os efluentes líquidos são geralmente despejos provenientes de estabelecimentos industriais (efluente industrial) ou resultantes das atividades humanas (efluente doméstico) que são lançados no meio ambiente.

Os efluentes líquidos são considerados um dos maiores poluidores dos corpos d’água e por isto tem sido de suma importância controlar a qualidade dos mesmos. A fim de evitar e minimizar os danos ambientais advindos dessa problemática, por meio de técnicos especializados, subsídios na gestão desses efluentes, desde a sua geração, tratamento, até sua disposição final.

Medidas Adotadas: O tratamento remove os agentes contaminantes presentes nos efluentes gerados durante o processo, para que sejam encaminhados ao corpo d'água receptor atendendo aos padrões de lançamento previstos na legislação ambiental. Tratamento Físico químico:

Capaz de tratar resíduos industriais como:

• Água contaminada com óleos diversos;

• Água contaminada com metais pesados;

• Soluções ácidas;

• Soluções alcalinas;

• Entre outros mediante consulta;

Os efluentes são retirados das empresas geradoras em qualquer quantidade e levados para tratamento através de caminhões tanque/auto-vácuo, bombonas e tambores. O reaproveitamento se dá como combustível alternativo nos fornos de cimento ou agregados como matéria prima no próprio cimento. Bombonas e tambores: são enviados para a descontaminação e reutilização em empresas licenciadas.Óleos: Os óleos residuais são armazenados e enviados para empresas devidamente licenciadas para realizar o re-refino e o reaproveitamento destes resíduos.Tratamento Biológico:

• Caixa de gordura;

• Fossa séptica;

• Chorume de aterro classe2;

• Efluentes líquidos industriais biodegradáveis, mediante consulta.

Os efluentes são retirados das empresas geradoras e levados para tratamento através de caminhões tanque/auto-vácuo.

O tratamento é realizado por meio de bactérias que consomem a matéria orgânica utilizando-se do oxigênio para reduzi-la. O processo ocorre nas lagoas de aeração equipadas com centenas de difusores de ar que fornecem o oxigênio necessário. Em seguida, o efluente é encaminhado para as lagoas de decantação, onde o material sólido se precipita formando o lodo.

O lodo é retirado através de dragas e levado para estufas de secagem onde ocorre o processo de sanitização, responsável pela eliminação dos patógenos, redução da umidade e fragmentação do lodo.

http://www.brasilescola.com/quimica/impactos-ambientais.htm

http://www.twmambiental.com.br/tratamento.php

...

Baixar como  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »