TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação e Intervenção Psicopedagógica

Por:   •  5/3/2020  •  Resenha  •  9.010 Palavras (37 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 37

AULA 1

- Avaliação psicopedagógica: propiciar uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem com base em uma avaliação diagnóstica clínica. Levantar o perfil de desenvolvimento e aprendizagem  do sujeito. Instrumentos: EOCA, avaliação lúdica, anamnese.

QUEIXA→ENCAMINHAMENTO→DIREÇÃO

QUEIXA – reclamação – algo não está bem em relação à aprendizagem. OLHAR E ESCUTAR ATENTAMENTE A QUEIXA E OS SUJEITOS QUEIXOSOS – escola, professores, família etc. OUVIR O SUJEITO

1ª entrevista – rápida, para ouvir os motivos e fazer o ENQUADRAMENTO (Visca) – organizar o atendimento e um contrato de trabalho (avaliação e intervenção):

•nº de sessões, duração e frequência

• local

•cancelamentos, faltas e interrupções

•honorários – valores e opções de pagamentosc• caixa de trabalho  - A FAMILIA PAGA

 ouvir todos os envolvidos.

 escolher o paradigma teórico do processo diagnóstico: tradicional, epistemologia convergente, enfoque psicoeducacional.

 escolher os instrumentos de avaliação – cada caso é um caso

Aspectos a considerar

Orgânicos:

Esfera biológica – corpo

Órgãos sensoriais (visão, audição), sistema nervoso central, alterações físicas e psicomotoras, doenças

Cognitivos:

Do pensamento – funções psicológicas superiores – interação com o meio social, econômico, cultural, histórico e político. Pode ser decorrente de lesões, disfunções, falta de estímulos e oportunidades.

Pedagógicos:

Sistema educacional, metodologia de ensino, concepções e práticas avaliativas, concepções que fundamentam as praticas pedagógicas,  organização das turmas na escola, currículo e planejamento das atividades, estrutura física da escola, formação dos  professores, acompanhamento pedagógico da escola e medidas tomadas.

Do sujeito: conhecimentos que domina, conteúdos apreendidos e defasagens leitura, escrita, oralidade, interpretação,  compreensão, pensamento matemático

Emocionais:

Afetividade e vínculos, desejo de aprender, expressão de sentimentos e emoções.  Envolvem sujeito,, família e outras relações.  Observar maturidade, comportamento regressivo, comportamentos repetitivos, linguagem, autonomia, independência, instabilidade, agressividade, iniciativa, etc.

Sociais:

Socialização, interações sociais. Cultura, nível econômico, social , ideológico, tempo histórico e político. Considerar experiências prévias do sujeito, interações com seus familiares, participação nas atividades escolares e outros grupos.

Psicomotores:

Domínio do corpo e gestualidade, coordenação ampla e fina, equilíbrio dinâmico e estático, coordenação visomotora, lateralidade, esquema corporal, orientação espacial e temporal.

EOCA – Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem – Visca – 1ª sessão

ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM

- 1º contato com o sujeito →entrevista  na qual se realizam atividades relacionadas ao processo de aprendizagem escolar, na qual há diálogo, produção, espontaneidade e direcionamento.

Porto menciona como objetivos da EOCA:        

•identificar sintomas apresentados pelo sujeito

•levantar hipóteses sobre as possíveis causas de suas dificuldades de aprendizagem

•levantar dados sobre o vínculo do sujeito com a aprendizagem e com o conhecimento

•coletar dados sobre o sujeito de modo a conhecê-lo e levantar o primeiro sistema de hipóteses

→ Material EOCA sugeridos por Visca: folha branca, folha pautada, folha quadriculada,  folha colorida de dobradura, lápis sem ponta, apontador, borracha, caneta, régua, tesoura, cola, canetinha, lápis de cor, giz de cera, marcadores, revista e livro. Podem ser acrescentados outros materiais dependendo a queixa. Calberg sugere a inclusão de um compasso., transferidor, revista par adolescentes, jogo para criança em idade escolar, livro de literatura infantil com ilustrações e texto caixa alta e/ou alfabeto móvel.

→ aplicação: conversa na qual se levanta dados como nome, idade, escola,  pq está ali e quem é o psicopedagogo, que vai explicar seu trabalho.  Depois seleciona os materiais e os organiza sobre a mesa apresentando-os ao sujeito seguidos de CONSIGNAS, que são instruções.

→CONSIGNAS:

de  abertura: deixar o sujeito livre para produzir espontaneamente

fechada: direciona o que precisa observar

direta: exatamente o que precisa fazer

múltipla: dá opções de escolha

pesquisa: diálogo em relação às produções do sujeito

→ postura do psicopedagogo – observador da conduta do sujeito avaliado

• interferir só quando absolutamente necessário.

•Preparar-se para a entrevista organizando material e analisando a queixa e as consignas.  

•Utilizar diversas consignas.

•Registar tudo.

análise

•observar  temática – aquilo que o sujeito diz

                    Dinâmica – aquilo que o sujeito faz 

                    Produto- aquilo que o sujeito produz

• dimensão afetiva: distração, inadequação de postura, desatenção, fuga, condutas defensivas de medo, resistência a tarefa, a ordens e a mudança; ordem e escolha de materiais; aparecimento de conditas reativas como ansiedade, choro, agressividade, etc.

• dimensão cognitiva: leitura dos objetos e situações, utilização adequada dos objetos, estratégias, organização, planejamento, nível de pensamento. Postura, sua relação com material,  iniciativa, exploração, organização, conhecimentos, passividade, impulsividade, tensão, aspectos psicomotores, conhecimentos, justificativas, vocabulário, etc. Registar tudo, comunicar que está fará registros durante a entrevista.  Registre numa folha com 2 colunas ,sendo a da esquerda para as observações e a da direita para hipóteses. Visca: tudo o que ocorrer deve ser anotado.  Esse é o primeiro sistema de hipóteses para Visca, que vai nortear o processo., e serão levantadas considerando 3 linhas de pesquisa: cognitiva, afetiva e orgânico-funcional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)   pdf (546 Kb)   docx (386.8 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com