TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avancos Tecnologicos

Ensaios: Avancos Tecnologicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 7

Ações básicas para o primeiro ano do ensino fundamental: atividades, desenho e escrita, literatura infantil, oralidade. Considerações sobre a alfabetização no ensino fundamental?

O Desenvolvimento infantil é um processo de crescimento e mudança a nível físico, do comportamento, cognitivo e emocional ao longo da vida. Em cada fase surgem características específicas. As linhas orientadoras de desenvolvimento aplicam-se a grande parte das crianças em cada fase de desenvolvimento. No entanto, cada criança é um indivíduo e pode atingir estas fases de desenvolvimento mais cedo ou mais tarde do que outras crianças da mesma idade, sem se falar, propriamente, de problemáticas. As crianças desde bebês necessitam ter uma rotina bem planejada, estruturada e organizada para o seu melhor desenvolvimento por lhe proporcionado conforto, segurança, maior facilidade de organização, espaço temporal, e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar a criança.

A criança conquista através da percepção todo o universo que a cerca, sente necessidade de explorar o espaço, porque é o momento em que o desenvolvimento da habilidade “andar” está no auge e a fala atinge uma verdadeira importância. Neste estágio o termo projetivo está relacionado ao funcionamento mental que está florescendo na criança. E um período em que se utilizam atos motores para auxiliar a exteriorização do pensamento. Aprendizagem da leitura e da escrita está condicionada a diferentes fatores, que poderão contribuir para um bom ou ruim desempenho da aprendizagem leitora e para o desenvolvimento eficaz da linguagem escrita. A escrita apresenta em qualquer língua aspectos da fala. A leitura deve ultrapassar a simples representação gráfica e decodificação de símbolos, é antes de tudo, uma compreensão e entendimento da expressão escrita.

O professor que trabalha com o ensino de leitura e escrita devem, primeiramente, reconhecer a estruturam e organização do sistema gráfico para criar estratégias de ensino, de acordo com sua visão profissional e também pensando nos alunos e suas necessidades, é que, podem centralizar e auxiliar seus alunos na superação de eventuais dúvidas de leitura e ortografia. O Letramento até o início do século XX bastava que a pessoa assinasse o próprio nome para ser considerada alfabetizada, com o passar do tempo, esta denominação careceu de maiores especificações. O termo “letramento”, inspirados na palavra inglesa “literacy”, é uma forma de designar o estado ou a condição que cada indivíduo ou grupos de indivíduos passam a ter a partir da aquisição da língua escrita.

Os conceitos de alfabetização e letramento ressaltam duas dimensões importantes da aprendizagem da escrita. De um lado, as capacidades de ler e escrever propriamente ditas, e, de outro, a apropriação efetiva da língua escrita. A condição letrada parece ser resultado de um conjunto de fatores que se articulam entre si: o convívio com pessoas letradas, a participação efetiva em eventos de letramento, o desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita, o conhecimento de protocolos de uso da escrita.

A escola desempenha um papel fundamental na inclusão das crianças no mundo letrado, bem como na sua formação como usuário desse sistema simbólico.

A formação de novos usuários da língua escrita se faz por meio de um longo caminho que exige prática constante e um olhar atento dos formadores para os interesses, as curiosidades, os materiais de acesso, os hábitos e os modos de viver das crianças.

Reconhecer que o processo de apropriação da linguagem escrita envolve dois processos distintos, de natureza essencialmente diferente, não pode desconsiderar o fato de que são, ao mesmo tempo, processos interdependentes e indissociáveis. Segundo Soares (1998, p.92), a alfabetização não precede nem é pré-requisito para o “letramento”, ou seja, para a participação nas práticas sociais de escrita, tanto é assim que os analfabetos podem ter certo nível de “letramento”: sem que hajam adquirido a tecnologia da escrita, utiliza a quem a tem para fazer uso da leitura e da escrita.

O desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de palavras, frases e textos em sala de aula: leva tempo e requer treino por parte das crianças, por isso, um conjunto de atividades de leitura e escrita de palavras e frases deve fazer parte do planejamento pedagógico das professoras desde o primeiro ano do Ensino Fundamental.

As habilidades de leitura e produção de textos que envolvem o conhecimento de elementos que compõem os textos escritos, os seus estilos, a identificação do autor, da finalidade e do contexto de circulação do texto. Esses conhecimentos são construídos na prática cotidiana de leitura e escrita. É preciso prática e orientação adequada para desenvolver uma postura de leitor crítico. Por meio de situações de aprendizagem que tomam o texto como objeto de ensino, as crianças devem ter oportunidade de compartilhar com as professoras suas estratégias, seus conhecimentos, suas habilidades de leitura e escrita.

1- podemos dizer que existe um método eficaz de alfabetização?

Bem, entendendo a alfabetização como um processo que vai alem da aquisição da leitura e da escrita, acredito que a eficaz da alfabetização não esta no método que usamos, mas sim no modo como lidamos com as aprendizagens professor do tipo que fala e o aluno no modo como lidamos com as aprendizagens. Professor do tipo que fala e o aluno respondem decide o que vai fazer e o aluno excuta ensina e o aluno aprende enfim professores que acreditam que o conhecimento pode ser transmitido para o aluno ainda são muitos. Assim é preciso antes de tudo que o professor tome consciência da importância do seu papel precisa questionar constantemente sua pratica o uso de um método pode ser o ponto de parida das aulas porem outras abordagens devem ser valorizadas na aprendizagem da língua devemos ter sempre em mente que cidadão quer que nosso aluno seja um individuo dócil cumpridor de ordens sem perguntar o significado delas ou um individuo critico que em frente a novas situações para e reflete perguntando sobre o significado de suas ações.

2- Atualmente você utiliza algum método em especial?

Qual?

Não faço uma abordagem que possa ser explorada além da correspondência fonema x grafema permita a identificação de padrões silábicos com possibilidades de diferentes combinações na formação de diferentes palavras. A partir desta compreensão o aluno inicia um estágio em que já consegue expressar significado naquilo que está escrevendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com