TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ave Cesar

Artigo: Ave Cesar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/7/2014  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

CASE CONSULTORIA DE ESTUDO DE MERCADO

RESUMO:

Devido à constante modificação da economia brasileira e a atual dinâmica do setor econômico, é imprescindível para a abertura de um negócio que a primeira providência a ser tomada por um empreendedor seja o desenvolvimento de uma análise mercadológica. O estudo de mercado é a ferramenta certa para se desenvolver estratégias de valorização de marcas, conhecer melhor os consumidores, identificar a estrutura da concorrência, enfim, obter informações que possam orientar não só a formulação de um plano de negócios, como a tomada de decisões cotidiana.

Sendo assim, para a reformulação de um clube esportivo, é imprescindível que tal estudo seja executado, buscando informações sobre o mercado de lazer na região, para o auxílio na decisão de em que tipo de clube é mais interessante e rentável transformar-se. Coletando, organizando e analisando tais dados de forma estruturada, é possível gerar informações concisas e confiáveis nas quais o gestor deve apoiar-se ao tomar estas decisões estratégicas. Somando-se a um bom planejamento, escolhas erradas na fase inicial do projeto são praticamente excluídas, tornando mais provável o sucesso do empreendimento.

A consultoria teve por objetivo fornecer informações relevantes sobre o mercado de clubes e substitutos diretos e indiretos nas regiões importantes para cada tipo de atividade, equipamentos e infra-estrutura necessários, bem como uma previsão de demanda, através de um estudo de mercado, para auxilio na tomada de decisão.

Tal projeto está diretamente ligado ao conceito de planejamento empresarial, visto que o estudo de mercado é o primeiro passo a ser tomado na direção de um empreendimento de sucesso. A fase de estudo de mercado, composta pelos pontos acima citados, aponta a viabilidade e a melhor maneira de enfrentar a concorrência, tornando possível a criação de uma empresa com fundação sólida embasada nas melhores práticas existentes no mercado.

ETAPAS E RESULTADOS DA CONSULTORIA

Gerenciamento

• Estrutura organizacional

Entender a estrutura organizacional da empresa júnior em questão é fundamental para analisar o presente trabalho, percebida esta necessidade serão brevemente explicitadas as funções dos atores dentro da execução da consultoria. Para cada consultoria tem-se um gerente de projetos responsável que realiza sistematicamente todos os processos de gerenciamento abaixo expostos, junto a este estão os consultores que somente se preocupam em realizar todo o trabalho técnico de Engenharia de Produção e entregar o resultado planejado para o cliente. Além desses dois essenciais componentes, tem-se ainda uma equipe de suporte dentro da empresa júnior que realiza processos burocráticos e de avaliação que são de grande importância para a consultoria.

• Planejamento e proposta de trabalho

Para a apresentação da proposta de trabalho ao cliente o primeiro passo foi buscar informações adicionais sobre o problema, entendendo melhor o contexto e os objetivos envolvidos. A partir do momento que a equipe dispunha dos dados necessários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com