TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aves

Dissertações: Aves. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  206 Palavras (1 Páginas)  •  210 Visualizações

Diversos fatores tem contribuído para o desenvolvimento da agropecuária desde a última metade do século passado, sendo a utilização de defensivos agrícolas e aditivos alimentares dois exemplos da maior importância. A introdução destes coadjuvantes gerou ao longo dos anos preocupação quanto a qualidade dos alimentos que chega a mesa do consumidor.

Os promotores de crescimento antimicrobianos (antibióticos e quimioterápicos) são produtos que apresentam eficácia comprovada sobre a produtividade e saúde animal na avicultura de corte. Portanto e crescente a restrição ao uso de antimicrobianos na forma terapêutica e como promotor de crescimento em animais destinado à produção de alimentos (ALLIX,2010).

Os promotores de crescimento atualmente são os principais aditivos utilizados na alimentação animal. Já foram confundidos com hormônios em função dos resultados causados no desenvolvimento dos animais, mas a utilização de hormônios não é realizada na avicultura por ser proibida pela legislação brasileira (Instrução Normativa nº 17, de 18 de junho de 2004 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA). Por outro lado, existe uma preocupação crescente com o uso de concentrações substancia terapêuticas dos antibióticos relacionado ao surgimento de microrganismos resistentes, possibilitando aos animais se transformem em reservatórios de bactérias resistentes, capazes de transferirem essa resistência a bactérias patogênicas para o homem(SOUZA et al, 2010).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com