TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO E A TRANSFORMAÇÃO DA FUSÃO ENTRE AS EMPRESAS, UM ESTUDO DE CASO DA FUSÃO ENTRE A AZUL E A TRIP LINHAS AÉREAS

Por:   •  19/11/2019  •  Artigo  •  4.048 Palavras (17 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 17

O IMPACTO E A TRANSFORMAÇÃO DA FUSÃO ENTRE AS EMPRESAS, UM ESTUDO DE CASO DA FUSÃO ENTRE A AZUL E A TRIP LINHAS AÉREAS

ADONIAS DE MEDEIROS COSTA NETO

JAELYSON MAX PEREIRA DE MEDEIROS

VITOR DA SILVA

Pesquisa desenvolvida pelos discentes do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Católica Santa Teresinha, para ser usado como diretrizes para a apresentação do artigo.

Prof.ª Susane de Queiroz Vale

CAICÓ/RN

2019


FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ADONIAS DE MEDEIROS COSTA NETO

JAELYSON MAX PEREIRA DE MEDEIROS

VITOR DA SILVA

O IMPACTO E A TRANSFORMAÇÃO DA FUSÃO ENTRE AS EMPRESAS, UM ESTUDO DE CASO DA FUSÃO ENTRE A AZUL E A TRIP LINHAS AÉREAS

CAICÓ/RN

2019


O IMPACTO E A TRANSFORMAÇÃO DA FUSÃO ENTRE AS EMPRESAS, UM ESTUDO DE CASO DA FUSÃO ENTRE A AZUL E A TRIP LINHAS AÉREAS

ADONIAS DE MEDEIROS COSTA NETO

JAELYSON MAX PEREIRA DE MEDEIROS

Resumo

O presente artigo teve como objetivo demonstrar como ocorreu a fusão entre as empresas Azul e Trip onde resultaram na 3 maior companhia de aviação do pais ficando apenas atrás da TAM e da GOL, Azul Linhas Aéreas, terceira maior companhia do mercado brasileiro, e a Trip, sexta no ranking doméstico, anunciaram oficialmente nesta segunda-feira (28) que assinaram um acordo de associação. Juntas, Azul e Trip somam 112 aeronaves, 837 voos diários, 316 rotas, 96 cidades atendidas e 15% do mercado doméstico, segundo as companhias. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta segunda-feira, a Azul detinha, em abril, 9,94% de participação no mercado do país, fazendo da companhia a terceira maior do setor. Já a fatia da Trip no mesmo período era de 4,29%. A empresa, no entanto, mostrou avanço em relação aos 2,7% de participação um ano antes – destaque entre as companhias aéreas de menor porte. Desta forma, juntas, Azul e Trip detiveram em abril uma participação de mercado de 14,23% - o que as colocam na terceira posição no mercado doméstico.

ABSTRACT

The present article had as objective to demonstrate how the merger occurred between the companies Azul and Trip where they resulted in the 3 largest aviation company of the country being behind only TAM and GOL, Azul Linhas Aéreas, third largest company of the Brazilian market, and Trip , sixth in the domestic ranking, officially announced on Monday (28) that they signed an association agreement. Together, Azul and Trip add up to 112 aircraft, 837 daily flights, 316 routes, 96 cities served and 15% of the domestic market, according to the companies. According to data released by the National Civil Aviation Agency (ANAC) on Monday, Azul held a 9.94% market share in April, making it the third largest in the sector. Trip's share in the same period was 4.29%. The company, however, showed progress in relation to the 2.7% share a year earlier - among the smaller airlines. Thus, together, Azul and Trip had in April a market share of 14.23% - which put them in third position in the domestic market.

Palavras Chaves: Fusão, Linhas Aéreas, Azul, Trip.


SUMÁRIO:

1.INTRODUÇÃO

2. METODOLOGIA

3. REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 INCORPORAÇÃO

3.2 CISÃO TOTAL

3.3 CISÃO PARCIAL

3.4 FUSÃO

3.5 TIPOS DE FUSÃO

3.6 O EFEITO DE OPERACIONALIZAÇÃO DE FUSÕES NAS EMPRESAS

4. RESULTADO E DISCUSSÕES

5. ESTUDO DE CASO

6. CONSIDERAÇÔES FINAIS

7. REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO

Com o aumento do mercado competitivo e a busca por novos meios de alavancar seus negócios, se deu a necessidade de buscar novos meios de ganhar força no mercado, mercado esse onde existe bastantes concorrências por isso muitas empresas se unem para se formar uma nova caso esse que ocorreu em 2012 com a companhia aérea azul e trip a fusão de suas operações. A nova empresa contará com uma frota de 112 aeronaves (62 jatos Embraer e 50 turboélices atr), 837 voos diários, 316 rotas e 96 cidades atendidas, além de uma receita de r$ 4 bilhões ao ano e 8,7 mil funcionários. O grupo de acionistas da azul, empresa fundada por david neeleman, irá ter participação de 66,66% na nova aérea, enquanto os investidores da trip ficarão com os demais 33,3%. Segundo as companhias, não haverá nenhum desembolso para concretizar a transação, apenas troca de ações. Caso esse comum nos dias atuais como apresentado em sala de aula onde fala que a fusão é a operação em que se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova, sucede direitos e obrigações, normalmente por meio de permuta de ações.

Segundo pesquisas, uma fusão empresarial ocorre quando duas ou mais empresas se unem para formar uma terceira empresa, empresa essa que deverá manter a identidade de uma das empresas anteriores, está empresa nova, além de assumir a identidade de umas das empresas anteriores, irá também assumir todas as suas despesas e patrimônios, assim como os seus respectivos ativos. Com a criação dessa nova empresa, se tem a lógica de que consigam um novo modelo de competição, ou melhor explicando, será criado uma empresa para competir melhor com as empresas de porte maiores

De acordo com Gitman (1997), uma fusão ocorre quando duas ou mais empresas são combinadas, e a empresa resultante mantém a identidade de uma delas; já uma aquisição ocorre com a compra de um número suficiente de participações de ações; tal compra pode ser amigável ou hostil. Do ponto de vista jurídico, a Lei das Sociedades Anônimas, Lei Nº 6.404/76 (BRASIL, 2009f), conceitua em seu artigo 228: “A fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações” e “A aquisição é operação pelo qual uma ou mais sociedades compra outra, sucedendo-a em todos os direitos e obrigações”. Suen e Kimura (1997) apresentam em seu artigo outros conceitos para F&A, além de outras estratégias:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (174.1 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com