TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação Anti Drogas

Projeto de pesquisa: Ação Anti Drogas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

1.APRESENTAÇÃO:

O consumo de drogas cresce a cada ano, e este é um assunto que preocupa toda a sociedade brasileira é um tema doloroso e desafiante. A grande complexidade em volta do tema está em ser abordado de forma ainda precária, superficial. Na atualidade precisa-se falar de forma clara, sem tabus ou preconceitos, apenas, mostrando a realidade cruel dos usuários, muitos vítimas da falta de informação, da sedução de um prazer que passa e fica apenas o vício. As drogas existentes podem ser de vários tipos: químicas, sólidas, líquidas, gasosas, enfim, são substâncias que alteram o estado mental do indivíduo que com o uso frequente e em quantidades maiores atrelam sua vida a necessidade da droga “não pode ficar sem ela” tornando-se um dependente químico, ou seja, se a droga for retirada sofrerá com sintomas físicos e psicológicos. O assistente social atuaria como um interventor, fortalecendo as redes sociais na prevenção e participando na redução dos inúmeros malefícios causados pelo uso das drogas.

A prevenção através da informação se apresenta como a melhor alternativa no enfrentamento ao uso das drogas, o profissional atuaria com a escola e a família no sentido de esclarecer sobre os efeitos negativos conduzindo para mudança de atitudes, comportamentos saudáveis. A Escola é um local ideal para intervir com projetos que assegurem ações preventivas contra as drogas. O conhecimento sobre o mundo das drogas é fundamental para que os educadores, família e comunidade possam ajudar crianças e adolescentes, a estabelecer vínculo de confiança, desenvolver auto estima, capacidade de lidar com a ansiedade que são pontos importantes para fortalecer o ser, saber dizer não, são valores que definirão suas atitudes. Uma educação preventiva que adote um estilo saudável de vida onde a escola coloque em sua grade curricular conteúdos de prevenção, orientação e informação quanto aos malefícios das drogas.

2. JUSTIFICATIVA :

Na atualidade o uso das drogas está entre os assuntos mais complexos e de difícil enfrentamento, seja pela família, escola, poder público, ou a sociedade em geral. A prevenção torna-se a maneira mais eficaz no combate às drogas a partir das informações sobre os malefícios causados pelo vício em drogas.

A escola pode contribuir com a prevenção e também na identificação da criança ou adolescente que começa a fazer uso de substâncias psicoativas, tendo o dever de auxiliar na busca por ajuda para estas crianças e adolescentes.

A integração da família com a escola forma uma unidade importante para prevenir e evitar que crianças e adolescentes conheçam o universo das drogas. Com a informação, pais e educadores podem conhecer o indivíduo buscando exercer acompanhamento sobre as atividades cotidianas.

O uso das drogas sejam elas lícitas ou ilícitas causam dependência, a depender do tipo de droga a criança ou adolescente fica vulnerável, pois, ela estimula uma área do cérebro que se encarrega de receber prazer, com a repetição do consumo a dependência química se instala. Cada tipo de droga traz efeito e ação diferenciados, porém, após o efeito estimulante surge o efeito depressor, elevando os níveis de ansiedade e a necessidade de voltar a consumir drogas.

O desafio para os pais e educadores está em trabalhar de forma integral trazendo para a escola os benefícios das políticas públicas para prevenir e evitar o uso das drogas, valorizando a saúde, contribuindo para a redução da violência, influenciando a criança ou adolescente a confiar em si mesmo, respeitando seus limites, estimulando a expressar seus sentimentos, capacitando o indivíduo para enfrentar desafios dentro e fora da escola. Com a integração escola, família e comunidade os estudantes saberão como se comportar diante do desafio de dizer não às drogas.

1. OBJETIVOS

3.1GERAL:

• Aclarar aos adolescentes sobre os tipos e riscos que as drogas podem trazer às suas vidas.

1.2 ESPECÍFICOS

• Divulgar os prejuízos com uso das drogas e as consequências para o ser em formação.

• Alertar aos alunos a cerca dos problemas que as drogas lícitas e ilícitas causam.

• Promover debates onde haja troca de informações sobre o assunto.

2. PÚBLICO ALVO

Alunos de uma sala do ensino fundamental do Colégio Arani de Souza e seus familiares.

3. METAS A ATINGIR

Após realização desse trabalho,, espero que as pessoas se conscientizem sobre os malefícios causados pelo uso de drogas e que a família, a escola e a sociedade, se unam e trabalhem juntas, na erradicação das drogas, para que os jovens tenham uma melhor qualidade de vida, sem a necessidade de mascarar seus sentimentos, com um entorpecente que pode lhe custar a vida e a destruição familiar, e que possa agir, com responsabilidade, preservando a saúde e a dignidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com