TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação De Responsabilidade Social

Trabalho Universitário: Ação De Responsabilidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

AÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Nos dias de hoje as empresas tentam conciliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Em 2005, o presidente da Alcoa na América Latina e Caribe Franklin Feder convenceu o presidente mundial da área de produtos primários da Alcoa BerndtReitan aconhecer Juruti, um município no extremo oeste paraense. Na verdade era no meio da Amazônia que a empresa tinha planos de instalar o seu empreendimento mais arriscado e ambicioso: a operação de uma mina e de uma unidade de beneficiamento de bauxita, a matéria-prima do alumínio.

Cada um deles tinha o seu entusiasmo próprio sobre a beleza natural de cada um dos lugares, mesmo existindo esta divergência, desistir do empreendimento nunca foi uma opção, acabaram escolhendo Juriti porque abriga uma das maiores jazidas de bauxita de alta qualidade do mundo.

A Alcoa já havia faturado 18,4 bilhões de dólares em 2009 e por esse motivo precisava do projeto para manter na condição de maior fabricante global de alumínio. Os executivos da Alcoa tinham certeza que não iriam abrir mão desse recurso natural, mais também tinham outra certeza: que tentariam explorar de maneira diferente, provocando menos impacto na floresta e gerando benefícios sociais para a comunidade local. O trabalho é complexo, mais a empresa quer incluir diversas inovações nos mecanismos de compensação às populações e uma transparência poucas vistas em projetos dessa magnitude.

O trabalho não é nada simples. Com isso, a Alcoa recebeu dos órgãos ambientais a licença de instalação para a unidade em 2005. Em 2006, foi cortada a primeira árvore. Sendo na sua totalidade para a instalação da mina 800 hectares de mata nativa foram derrubadas.

A empresa também se esforça muito para ajudar o município, ajudando à encontrar maneiras de se desenvolver, mesmo sabendo que existem críticas sobre o projeto. Mesmo assim os executivos da Alcoa acham que pode ser possível ser uma exceção pedindo ajuda ao Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas que convidou a ONG Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, as equipes passaram um tempo em Juruti, entrevistando mulheres, pescadores e autoridades do governo e da cidade e também tem pessoas do município que participa indiretamente de iniciativas sobre o meio ambiente, educação, saúde, segurança entre outros assuntos.

Uma outra medida adotada pela Alcoa foi um sistema de indicadores para avaliar o desenvolvimento local, primeiramente se criou um conselho para reunir comunidade, governo e empresa, com o passar dos anos foram feitas pesquisas na cidade onde verificaram avanços entre toda a comunidade. A Alcoa disponibiliza esses indicadores na internet para que o Brasil e o mundo acompanhem o impacto do projeto na cidade de Juruti.

A Alcoa também adotou uma outra medida para mudanças na cidade de Juruti Sustentável foi um fundo criado com 2 milhões de reais doados pela Alcoa, com isso foram financiados 21 iniciativas locais, que vão de pequenos negócios de criação de peixes à construção de um refeitório para as crianças numa escola pública. É um trabalho inovador em que a Alcoa acredita ser um modelo para outras empresas e até mesmo para o poder público. Por esse motivo que a Alcoa foi considerada em 2010 a empresa sustentável do ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com