TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação social

Resenha: Ação social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Resenha  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

A ética pode ser conceituada como um conjunto de valores morais e princípios que norteiam o comportamento humano em sociedade. Sua função principal é proporcionar um equilíbrio e um bom funcionamento social, ou seja, possibilitar uma vivência em sociedade com vistas ao objetivo de todos se respeitarem da mesma forma.

Toda conduta social é instituída por valores morais diferentes, mas a conduta correta é imposta a todos sem distinção. Desde o nascimento nos é ensinado o qA ética pode ser conceituada como um conjunto de valores morais e princípios que norteiam o comportamento humano em sociedade. Sua função principal é proporcionar um equilíbrio e um bom funcionamento social, ou seja, possibilitar uma vivência em sociedade com vistas ao objetivo de todos se respeitarem da mesma forma.

Toda conduta social é instituída por valores morais diferentes, mas a conduta correta é imposta a todos sem distinção. Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e a partir daí reproduzimos valores impostos pela sociedade. Desta forma, somos “programados” para agir conforme regras impostas, recompensados quando seguimos as regras e punidos quando as transgredimos. Ética e moral devem andar lado a lado com a liberdade, mas esta liberdade tem algumas limitações que a própria Lei Natural impõe ao ser humano.esta liberdade parte do princípio do respeito aos direitos alheios. Entretanto, na vida prática não existe respeito ao homem em si, o que existe na consciência humana é o respeito a si mesmo, a busca constante para si próprio.

Ultimamente a ética e a moral estão sendo relegadas por certas classes sociais e políticas, muitos valores estão sendo quebrados em prol do individualismo. O bem comum deu lugar ao “cada um por si” e com isso ética e moral vem perdendo o sentido.

Ao longo dos tempos o real significado da palavra liberdade deixou de existir, muitas atitudes modernas têm trazido uma revolução aos princípios éticos e morais de nossa sociedade. O exemplo da liberdade transmitido pela geração a geração está sendo ameaçado pelo falso modernismo.

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, éticas jornalística, ética na política.

Frente a esta realidade, de acordo com os princípios para a atuação profissional, o Serviço Social deve ser pautado na premissa do coletivo e não do individualismo. Buscando sempre alcançar o bem de todos em sociedade, para que todos tenham igualdade no que se refere ao direito de ter o mínimo de dignidade para sobreviver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com