TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BALANCED SCORECARD

Artigo: BALANCED SCORECARD. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  2.281 Palavras (10 Páginas)  •  965 Visualizações

Página 1 de 10

1 – O que é Balanced ScoreCard? Como o BSC funciona nas empresas? Faça uma pesquisa e explique a metodologia do BSC.

Existem vários conceitos de BSC entre eles estão:

“O Balanced Scorecard materializa a visão e a estratégia da empresa por meio de um mapa com objetivos e indicadores de desempenho, organizados segundo quatro perspectivas diferentes: financeira; clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. Estes indicadores devem ser interligados para comunicar um pequeno número de temas estratégicos amplos, como o crescimento da empresa, a redução de riscos ou o aumento da produtividade.”

(Kaplan & Norton, 1997).

"O nome Balanced Scorecard reflete o balanço estabelecido entre os objetivos a curto e a longo prazo, entre os indicadores financeiros e não financeiros, entre os indicadores de resultado “lagging” e os indicadores indutores “leading indicators” e entre as perspectivas de desempenho interno e externo."

(R. Kaplan e D. Norton, 1996).

“O Balanced Scorecard é um modelo de avaliação da atuação da empresa que equilibra os aspectos financeiros e não financeiros na gestão e planificação estratégica da organização. É um quadro de direção, coerente e multidimensional, que supera as avaliações tradicionais da contabilidade."

(J.Alvarez, 1999).

“mais que um sistema de mensuração de desempenho, o scorecard é um tradutor da estratégia e comunicador do desempenho”.

(Silva (2003, p. 62).

Observa-se que o BSC mantém o foco no desempenho financeiro e o amplia, possibilitando o acompanhamento da evolução das competências e a aquisição ou manutenção dos ativos intangíveis essenciais para o desenvolvimento futuro através das perspectivas de mercado, de processos internos e do aprendizado e conhecimento.

O BSC tem como objetivo direto tirar o planejamento estratégico do papel, passando a ter metas específicas para setores e para cada funcionário individualmente.

2 – Porque é importante que o orçamento esteja vinculado com o BSC?

O orçamento é um desmembramento do Planejamento estratégico, e uma vez que este tem relação direta com o BSC, simultaneamente o orçamento também estreita informações com o BSC.

O orçamento tem o objetivo de planejar e controlar gastos assim como os resultados financeiros e projeta-los. Já o BSC controla o desempenho dos processos os quais se tornarão em resultados, e que necessitam de orçamento para prosseguirem. Então o orçamento apoia o BSC.

3 – A estratégia da empresa é refletida em quatro diferentes perspectivas do Balanced ScoreCard. Quais são elas. Explique.

Financeira - Avalia a lucratividade da estratégia. Permite medir e avaliar resultados que o negócio proporciona e necessita para seu crescimento e desenvolvimento, assim como, para satisfação dos seus acionistas. Entre os indicadores financeiros que podem ser considerados, consta retorno sobre o investimento, o valor econômico agregado, a lucratividade, o aumento de receitas, redução de custos e outros objetivos de cunho financeiro que estejam alinhados com a estratégia.

Cliente - Identifica os segmentos de mercado visados e as medidas do êxito da empresa nesse segmento. Identificar os fatores que são importantes na concepção dos clientes é uma exigência do BSC, e a preocupação desses em geral situa-se em torno de quatro categorias: tempo, qualidade, desempenho e serviço. Em termos de indicadores considerados como essenciais nessa perspectiva, constam as participações de mercado, aquisição de clientes, retenção de clientes, a lucratividade dos clientes e o nível de satisfação dos consumidores.

Processos Internos - É elaborado após a perspectiva financeira e dos clientes, pois essas fornecem as diretrizes para seus objetivos. Os processos internos são as diversas atividades empreendidas dentro da organização que possibilita realizar deste a identificação das necessidades até a satisfação dos clientes. Abrange os processos de inovação (criação de produtos e serviços), operacional (produção e comercialização) e de serviços pós-venda (suporte ao consumidor após as vendas). A melhoria dos processos internos no presente é um indicador chave do sucesso financeiro no futuro.

Aprendizado e Crescimento - Oferece a base para a obtenção dos objetivos das outras perspectivas. Com isso, identifica-se a infraestrutura necessária para propiciar o crescimento e melhorias em longo prazo, a qual provém de três fontes principais: pessoas, sistemas e procedimentos organizacionais. Identifica também as capacidades de que a empresa deve dispor para conseguir processos internos capazes de criar valor para clientes e acionistas. Como indicadores importantes podem ser considerados: nível de satisfação dos funcionários, rotatividade dos funcionários, lucratividade por funcionário, capacitação e treinamento dos funcionários e participação dos funcionários com sugestões para redução de custos ou aumento de receitas.

Quando integradas essas quatro perspectivas proporcionam uma análise e uma visão ponderada da situação atual e futura da performance do negócio, produzindo um equilíbrio entre os seguintes quesitos:

• Objetivos de curto prazo x objetivos de longo prazo;

• Indicadores financeiros x indicadores não financeiros;

• Medições com foco externo (acionistas, clientes) x foco interno (processos internos de negócio, inovação, aprendizado);

• Medições de resultado de esforços passado x impulsionadores de desempenho futuro.

4 – “De acordo com a metodologia do Balanced ScoreCard – BSC – a missão e visão da empresa precisam ser traduzidas em objetivos e medidas que reflitam os interesses e as expectativas dos seus principais stakeholders (usuários)”. Faça uma pesquisa e comente a afirmação acima.

De acordo com Norton e Kaplan, o Balance Scorecard é uma ferramenta (ou uma metodologia) que “traduz a missão e a visão das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica”.

O processo de formulação de BSC é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com