TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BALANÇO SOCIAL

Exames: BALANÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  3.223 Palavras (13 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 13

BALANÇO SOCIAL

CONCEITOS, OBJETIVOS E USUÁRIOS

Urge o desenvolvimento de pesquisas na área da Contabilidade Social, pois esta especialização da ciência contábil surge com o propósito de contribuir, efetivamente, para a prosperidade das entidades e das nações, transformando o sistema de informações contábeis em um conjunto mais amplo, onde apresentam-se não somente demonstrações financeiro econômicas, mas também aquelas de caráter social e ambiental, imprescindíveis para a análise, o controle, a avaliação e a tomada de decisão das e nas entidades, no contexto mundial globalizado e de constante mutação. Diante das transformações pelas qual o mundo tem passado, a sociedade apresenta-se cada vez mais consciente e exigente no que diz respeito à atuação das empresas frente as suas responsabilidades sociais, ambientais e econômicas.

De modo geral, as empresas utilizam recursos provenientes do meio para atingir seus fins, seja pelo consumo dos recursos naturais, pela utilização de capitais financeiros, tecnológicos, ou ainda pela utilização da capacidade de trabalho da comunidade em que está inserida. A relação da empresa com seu meio não se dá exclusivamente por estes aspectos é preciso considerar ainda que ela depende também da organização do estado. Assim, as empresas giram em função da sociedade e do que a ela pertence. De acordo com Martins (1997) elas são uma célula da sociedade, portanto devem em troca prestar-lhe conta da eficiência com que usam esses recursos. Em contrapartida, a empresa produz novas riquezas através da geração de emprego, impostos e novos bens destinados à satisfação das necessidades da própria sociedade. Por este motivo, considerando-se a relação social, a empresa tende a ser impulsionada a investir em ações, diretas ou indiretas, que beneficiam toda uma sociedade.

Considerando a importância das ações sociais promovidas pela empresa, um relatório que evidencie o que, como e por que as ações sociais são realizadas é de suma relevância não só para que a empresa consiga avaliar-se internamente, mas também, para divulgação e prestação de contas para a sociedade. Este relatório é denominado Balanço Social.

Por que fazer?

» Porque é ético... ser justo, bom e responsável já é um bem em si mesmo.

» Porque agrega valor... o balanço social traz um diferencial para a imagem da empresa que vem sendo cada vez mais valorizado por investidores e consumidores no Brasil e no mundo.

» Porque diminui os riscos... em um mundo globalizado, onde informações sobre empresas circulam mercados internacionais em minutos, uma conduta ética e transparente tem que fazer parte da estratégia de qualquer organização nos dias de hoje.

» Porque é um moderno instrumento de gestão... o balanço social é uma valiosa ferramenta para a empresa gerir, medir e divulgar o exercício da responsabilidade social em seus empreendimentos.

» Porque é instrumento de avaliação... os analistas de mercado, investidores e órgãos de financiamento (como BNDES, BID e IFC) já incluem o balanço social na lista dos documentos necessários para se conhecer e avaliar os riscos e as projeções de uma empresa.

» Porque é inovador e transformador... realizar e publicar balanço social anualmente é mudar a antiga visão, indiferente à satisfação e o bem-estar dos funcionários e clientes, para uma visão moderna em que os objetivos da empresa incorporam as práticas de responsabilidade social e ambiental.

E como fonte de informação reúne dados qualitativos e quantitativos sobre as políticas administrativas e a relação da entidade com o seu meio, os quais poderão ser comparados e analisados de acordo com as necessidades dos usuários, servindo como instrumento de controle e de auxilio para a tomada de decisão e adoção de estratégias.

É um mecanismo utilizado pelas empresas para tornarem públicas as suas intenções e compromissos, visando à transparência de suas ações no exercício da responsabilidade social corporativa (RSC), trazendo informações qualitativas e quantitativas.

O Relatório de Sustentabilidade Empresarial, Balanço Social Corporativo, Relatório Social e Relatório Social-Ambiental são outros nomes utilizados pelas organizações, especialistas e acadêmicos para designar o material informativo sobre a situação da organização em relação a questões sociais e ambientais. (OLIVEIRA, 2008).

Já o Instituto Ethos (2009) afirma que o Balanço Social é um meio de dar transparência às atividades corporativas, de modo a ampliar o diálogo da organização com a sociedade. É também uma ferramenta de gestão da responsabilidade social, pela qual a empresa entende de que forma sua gestão atende à sua visão e a seus compromissos estabelecidos em relação ao tema da Responsabilidade Social Empresarial (RSE), e em direção à sustentabilidade.

A publicação de um balanço social oferece uma proposta de diálogo com os diferentes públicos envolvidos no negócio da empresa que o adota: público interno, fornecedores, consumidores/clientes, comunidade, meio ambiente, governo e sociedade. A proposta é de que o relatório contenha informações sobre o perfil do empreendimento, histórico da empresa, seus princípios e valores, governança corporativa, diálogo com partes interessadas e indicadores de desempenho econômico, social e ambiental. (ETHOS, 2009). O relatório deve apresentar também um demonstrativo do Balanço Social desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), iniciativas de interesse da sociedade (projetos sociais) e de promoção da responsabilidade social em nível local, nacional e global, entre outros indicadores de desempenho da gestão como geração de riqueza, produtividade e investimentos. (ETHOS, 2009).

A partir de 01.01.2006 a Resolução CFC 1.003/2004 aprovou a NBC T 15 - Informações de Natureza Social e Ambiental, tratando especificamente dos procedimentos para evidenciação de informações de natureza social e ambiental, com o objetivo de demonstrar à sociedade a participação e a responsabilidade social da entidade.

Entende-se por informações de natureza social e ambiental:

a) a geração e a distribuição de riqueza;

b) os recursos humanos;

c) a interação da entidade com o ambiente externo;

d) a interação com o meio ambiente.

Cada vez mais, as entidades privadas veem-se comprometidas com o meio social em que vivem, pois não é admissível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com