TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BANANA VERDE

Ensaios: BANANA VERDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 2

Farinha de banana verde

O Brasil responde por cerca de 10% da produção mundial de banana, porém, apesar da produção brasileira de banana ser de aproximadamente 6,5 milhões de toneladas por ano, 60% da colheita nacional se perde antes de chegar ao consumidor final, pois a fruta apresenta uma vida útil muito curta e precisa ser consumido rapidamente, o que representa um significativo desperdício.

Entretanto, a banana verde possui uma vida útil muito mais longa, sendo mais fácil no transporte e pode ser armazenada por mais tempo que a banana madura. Por isso, a banana verde vem sendo considerada um produto ideal para ser industrializado, além de apresentar elevado teor de amido resistente e reduzida concentração de açúcares solúveis.

O amido resistente da banana verde se comporta como fibra alimentar, chegando intacta no intestino e servindo de substrato para flora bacteriana ali existente.

A farinha de banana verde é uma das maiores fontes alimentares desse amido, e traz diversos benefícios ao organismo, como por exemplo, a geração de saciedade, ou seja, aumenta o tempo em que a pessoa irá sentir fome entre as refeições, e por esse motivo pode ser usado para o controle de peso.

Estudos tem mostrado também, que a farinha de banana verde tem contribuído para a queda do índice glicêmico dos alimentos, auxiliando no tratamento da diabetes. Além disso, o amido resistente encontrado na farinha, por ser substrato para a flora bacteriana, auxilia em um bom funcionamento intestinal. Ela também oferece boa quantidade de vitaminas A, B1,B2 e C.

A farinha de banana verde pode ser consumida com shakes, vitaminas, iogurtes, em receitas de bolos e tortas juntamente com a farinha de trigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com