TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Biopolímero de Banana Verde

Por:   •  6/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

2 Materiais e Métodos

Este capítulo tem como objetivo apresentar as metodologias de pesquisa e análise utilizadas no trabalho bem como, os materiais utilizados e os procedimentos a serem realizados no desenvolvimento da pesquisa.

2.1 Classificação de pesquisa

No que diz respeito ao tipo de pesquisa, o presente trabalho utilizará de dois tipos de pesquisa distintos: a pesquisa exploratória e a pesquisa descritiva.

Rodrigues (2006, p. 90), afirma "muitas vezes, por não ter clareza sobre um determinado problema, o pesquisador vale-se inicialmente desse tipo de pesquisa [...] alguns autores a veem como um estudo inicial para a realização de outro tipo de pesquisa"; no que diz respeito à pesquisa exploratória.

Em se tratando da pesquisa do tipo descritiva, de acordo com Cervo e Bervian (1983), é o tipo de pesquisa na qual o observador ou pesquisador busca, com a melhor precisão possível, a descoberta da quantidade de vezes na qual um fenômeno acontece, estabelecendo relação e conexão com outros fenômenos, sua característica e sua natureza.

Em relação à análise de dados, o presente trabalho se baseará em análise quantitativa bem como em análise qualitativa.

Para Diehl (2004), a análise quantitativa está relacionada ao tratamento de dados e informações através do uso da quantificação, baseando-se em técnicas estatísticas para que os resultados não tenham distorções de análise possibilitando uma margem e segurança maior.

E em relação à análise qualitativa, Diehl (2004), afirma que esta descreve a complexidade de um determinado problema na qual há necessidade de compreensão e classificação dos processos dinâmicos vivenciados, a fim de contribuir no procedimento de mudança para possibilitar o entendimento das particularidades da situação.

2.2 Preparação e Extração da Biomassa

2.2.1 Obtenção da Matéria-Prima

        A banana verde a ser utilizada será adquirida no supermercado Bretas, localizado na cidade de Montes Claros, no Estado de Minas Gerais, Brasil.

2.2.2 Tratamento da Matéria-Prima

        Realizado no Laboratório de Química da FACIT (Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros), situado em Montes Claros-MG.

Após a obtenção da matéria-prima, ocorrerá a etapa de tratamento, onde os frutos obtidos serão sanitizados em água corrente.

2.2.3 Preparo da Biomassa

Nesta etapa a banana previamente limpa na etapa anterior será submetida ao processo de cocção em panela de pressão doméstica por 20 minutos e, posteriormente, trituradas em liquidificador doméstico até a obtenção de uma massa pastosa.

Posteriormente, a biomassa foi submetida a secagem em estufa com circulação forçada de ar a 60 °C. A biomassa desidratada será triturada em cadinho de porcelana, armazenada e refrigeradas a 4°C.

A produção dos filmes será realizada em diferentes concentrações, sendo em cada uma delas será feito em duplicata modificando apenas a temperatura para melhor representatividade dos resultados.

2.3 Produção do Bioplástico

Será utilizada uma fonte de plastificante, o Glicerol 85% P.A. obtido no Departamento de Materiais da FACIT, utilizando a técnica de casting em placas de Petri.

Para a produção dos filmes será utilizadas diferentes composições de biomassa da banana verde. Para cada amostra a biomassa de banana será pesada e solubilizada em 100mL de água destilada. A solução transferida para um balão de reação e deixada sob agitação magnética. O glicerol pesado e adicionado à solução de biomassa e água. O balão foi imerso em um banho de água e o aquecimento (através de placa de aquecimento) iniciado até que a temperatura do banho atinja o valor desejado. A temperatura será mantida constante, sem controle do tempo, até um perceptível aumento da viscosidade do meio. A solução então transferida para placas de Petri de forma a cobrir toda a superfície. Em cada placa será adicionado 20mL da solução utilizando uma proveta. As amostras serão colocadas em estufa de secagem a uma temperatura específica de 40ºC por 10h, 15h, 20h e 25h para a   evaporação da água e formação dos filmes.

 2.31 Amostras preparadas

        A Tabela 1 demonstra as amostras a serem preparadas.

Amostra

Biomassa de Banana

Glicerol (% em relação a biomassa utilizada)

Temperatura

A1

5g

0,05g (1%)

65ºC

A2

10g

2%

65ºC

A3

15g

3%

65ºC

A4

20g

4%

65ºC

A5

25g

5%

65ºC

A6

5g

1%

70ºC

A7

10g

2%

70ºC

A8

15g

3%

70ºC

A9

20g

4%

70ºC

A10

25g

5%

70ºC

Tabela 1 – Amostras  

Fonte: A autora

2.3 Materiais e equipamentos

Os materiais e equipamentos utilizados estão descritos no Quadro 1, todos eles foram disponibilizados pelo laboratório da instituição.

Materiais/Equipamentos

Marca/Modelo

Placas de Petri

-

Placa de agitação magnética e aquecimento

-

Balão de reação

-

Proveta

-

Papel de tornassol

-

Balança analítica

BEL engineering/Modelo U21OS

Estufa

FANEM/Modelo 502C

QUADRO 1 – Materiais e equipamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com