TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomassa de Banana Verde

Por:   •  10/5/2016  •  Monografia  •  4.624 Palavras (19 Páginas)  •  891 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO        5[pic 2]

OBJETIVOS        7[pic 3]

OBJETIVO GERAL        7

OBJETIVO ESPECÍFICO        7

METODOLOGIA        8[pic 4]

RESULTADOS        9[pic 5]

BIOMASSA E FARINHA DE BANANA VERDE        9[pic 6]

ALIMENTO FUNCIONAL - AMIDO RESISTENTE E SEUS EFEITOS PRÉBIOTICOS        9[pic 7]

SEGUNDO CÉREBRO  E DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS        11[pic 8]

USO DA BIOMASSA E FARINHA NA INDÚSTRIA        12[pic 9]

USO DA BIOMASSA EM RECEITAS CASEIRAS.        13[pic 10]

CAFÉ COM LEITE        14

CHOCOLATE QUENTE ENCORPADO        14

SUCO DE FRUTAS COM POLPA DE BANANA VERDE        15

BOLO ECONÔMICO DE CHOCOLATE E BIOMASSA        15

MAIONESE BAN        16

MOLHO AO SUGO CREMEBAN        16

PÃO DE FORMA CASEIRO        17

ARROZ INTEGRAL COM BANANA VERDE        18

FRIGIDEIRA DE CARNE        18

SOPA DE BANANA VERDE        19

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        20[pic 11]

CONCLUSÃO        22[pic 12]

INTRODUÇÃO

A bananeira (musa spp) da família das musáceas é uma das frutas mais cultivadas no cenário mundial, principalmente em países de clima tropical e subtropical. Hoje em dia a banana está presente na maioria dos lares brasileiros e isso se dá por conta da sua alta acessibilidade, devido aos seus aspectos sensoriais e alto valor nutricional. Apesar de o Brasil ser considerado o segundo maior produtor e tendo como característica uma grande variedade de produção, há um grande desperdício de até 60% em sua cadeia produtiva, que vai desde a colheita até a comercialização do produto e por ter sua vida útil muito curta. Uma maneira encontrada para evitar o desperdício seria através da utilização do fruto ainda em seu estado verde como forma de biomassa ou farinha, pois a banana verde possui sabor neutro, alto teor de amido resistente (AR), baixo teor de açúcares, rica em flavonóides, vitaminas e minerais, podendo ser usada na substituição de farinhas em alimentos industrializados, em emulsões agindo como estabilizante e enriquecendo alimentação da população através de preparações caseiras, sendo reconhecido como alimento com propriedade funcionais. (BORGES et.al, 2010;        BRIZOLA,BAMPI,2014;        FASOLIN.et.al,2007;        IZIDOROet.al,2008; RAMOS,LEONEL,LEONEL, 2009;  RANIERI,DELANI, 2014).

Propriedade funcional é todo aquele alimento/ingrediente natural ou preparado, que tenha valor nutritivo, devido a sua composição química, no desempenho de proporcionar benefícios a saúde e riscos de doenças crônicas não transmissíveis. De origem vegetal ou animal seu consumo deve fazer parte de uma dieta usual, sem a necessidade de prescrição médica, agindo nos sistemas gastrointestinal, cardiovascular, nas funções celulares e fisiológicas e ação antioxidante. No Brasil é a ANVISA quem determina critérios para um alimento ou ingrediente ser reconhecido como tendo propriedade funcional, dentro desses podemos citar os Ácidos graxos Omega 3, Carotenóides, Fibras Alimentares, Fitosteróides e os Probióticos e Prebióticos. (ANVISA, 1999; DOLINSKY, 2009)

Os probióticos são bactérias vivas usadas como agentes para alterar a composição das atividades metabólicas, tendo como função prevenir doenças entéricas e gastrointestinais como: síndrome do intestino irritável, intolerância a lactose e câncer do cólon. Já os prebióticos são componentes alimentares resistentes a digestão, sendo fermentados no intestino grosso, estimulando a proliferação de bactérias desejáveis no cólon, e outras funções como aumento no tempo de esvaziamento do estômago, diminuição de absorção de  colesterol

, diminuição do pH e índice glicêmico. Portanto os probióticos e prebióticos são fundamentais

para o bom funcionamento do organismo e do sistema digestório, melhorando até mesmo a qualidade de vida do indivíduo. (DOLINSKY, 2009; OLIVEIRA,PEREIRA, 2009; PEREIRA, 2007; RANIERI, DELANI, 2014;  SAAD, 2006)

O sistema digestório ou segundo cérebro também chamado de SISTEMA NERVOSO ENTÉRICO tem relação direta com o nosso humor, desempenho cerebral e imunológico, é um sistema autônomo com funções próprias capaz de medir reflexos mesmo sem ligação com o sistema nervoso central (SNC). Porém requer cuidados maiores, por ser o órgão mais exposto ao meio ambiente. Tem como umas das principais funções a absorção de nutrientes, armazenamento e excreção do bolo fecal. O distúrbio na simbiose das células procariotas e eucariotas do intestino podem provocar doenças inflamatórias como o câncer de cólon, que é caracterizado por tumores com lesões benignas que atingem o intestino grosso, mas evoluem lentamente até transformarem-se em um tumor maligno. Já na absorção de glicose pelo intestino é feita de complexa ou simples, de forma rápida ou lenta e resistentes as enzimas, dependendo do alimento ingerido e do seu índice glicêmico, podendo desencadear patologias como a Diabetes Mellitus que é uma síndrome decorrente da falta de insulina, ou  da incapacidade insulina exercer adequadamente seu efeito. Por isso a importância de se manter a integridade fisiológica e funcional desse sistema. (BASSO et.al, 2011; CARDENETTE,  2006;  CARREIRO,  2012;  DAN,  2011;  DOLINSKY,  2009; GERSHON,

2000)

Sendo assim, este trabalho tem por objetivo analisar as funções funcionais da banana verde em sua forma de biomassa ou farinha, bem como seus efeitos na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e a importância da inclusão desse alimento na dieta usual do ser humano.

OBJETIVOS

Objetivo geral

Este trabalho tem como objetivo descrever a produção de farinha e polpa de banana verde e suas propriedades físico- químicas , bem como os seus efeitos na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

Objetivo específico

Descrever o efeito prebiótico do amido resistente na prevenção de doenças como diabetes e câncer do cólon e o avanço em estudos para a utilização em alimentos já existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (260.1 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com